Profª Verônica
Matéria: Inglês
Turma: 9A
Entrega: 02/07
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas e perguntas: nos comentários.
Vídeo da aula NO YOUTUBE: AQUI
Habilidades:
(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
d) We decided to walk. Nevertheless, it was raining. (although)
Matéria: Inglês
Turma: 9A
Entrega: 02/07
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas e perguntas: nos comentários.
Vídeo da aula NO YOUTUBE: AQUI
Habilidades:
(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
Connectives
Addition, Condition and contrast
Olá alunos, hoje nossa atividade se baseia nos conectivos de adição, condição e contraste. Segue abaixo uma breve explicação sobre conectivos:
Os conectivos (connectives, ou linking words), também conhecidos como palavras de transição (conjuctive adverbs / transitional adverbs), servem para estabelecer uma ligação entre conceitos, ideias ou palavras em uma mesma frase ou entre frases distintas. Estes termos são importantes para manter o que chamamos de coesão de um texto, isto é, quando as ideias transmitidas em frases e parágrafos estão interligadas e seguem uma lógica. É justamente por existir coesão em um texto que podemos dizer que ele ficou claro ou fácil de compreender.
Segue ainda uma breve explicação sobre os conectores estudados hoje:
⇒ Adição
Função: Apresentar uma nova informação ao que já foi exposto.
Exemplos:
- And (E)
- Also (Também, Igualmente)
- As well as (Assim como, Bem como)
- Not only... but also (Não somente… mas também)
- On top of that (Além disso)
⇒ Contraste
Função: Indicar a existência de conceitos ou ideias opostos a algo apresentado.
Exemplos:
- But (Mas, Porém)
- However (Contudo)
- Instead (of) (Ao invés de, Em vez de)
- Meanwhile (Enquanto isso)
- Nonetheless (No entanto)
- Nevertheless (Mesmo assim, Todavida)
- Otherwise (Caso contrário, De outra forma)
- Still (Ainda, Apesar, Entretanto)
⇒ Condição
Função: Indicar uma condição para a realização de alguma coisa.
Exemplo:
if - se
whether - se
Agora vamos às atividades!!!
1) Traduza as orações abaixo:
Not only the cake, but also the orange juice was good.
Besides being renewable, solar energy does not harm the environment.
If you don´t listen to me, you will not understand the explanation.
Unless you pay attention you will not understand the explanation.
Although she likes math, she decided to study languages.
We all tried our best. However, we lost the game.
2) Traduza as palavras sublinhadas nas frases acima e diga se é um conectivo de Adição, Condição ou Contraste.
3) Agora pense e escreva uma frase com cada conectivo (Addition, Condition and Contrast).
4) Traduza as frases abaixo e diga se são de adição, condição ou contraste:
Solar energy is a renewable source of energy, However, the amount of sunlight that arrives at the earth´s surface is not constant.
Unless we save energy, we will not help the planet.
Not only nuclear energy, but also petroleum is a source of non-renewable energy.
5) Reescreva as frases utilizando o conector em parênteses.
a) Isabel apologised several times. Nevertheless, Paul wouldn’t speak to her. (but)
b) You’re late again. Furthermore, you haven’t brought your books. (and)
c) Rome is a great place to visit. However, it has terrible traffic problems. (despite)d) We decided to walk. Nevertheless, it was raining. (although)
6) Faça uma auto avaliação. O que você aprendeu e o que não conseguiu aprender nesta aula? Quais suas dúvidas?
Só tem uma palavra sublinhada na 1
ResponderExcluirSão as palavras sublinhadas na primeira atividade
Excluir