Professor Horácio / Atividade para o 1 ano / Entrega para o
dia 04/05/2020
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para efetuar as atividades é
necessário acessar o email institucional da google, pois as notas dos alunos
são computadas no endereço institucional do professor, assim, é necessário que
o aluno envie o seu email institucional para este endereço -
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Respondam as atividades no arquivo word (Fonte 12, Arial,
Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e
Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam
também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia
04/05, sexta-feira.
Até mais e bons estudos.
1º
Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor
Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades
pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o
período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram
desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS:
as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das
aulas que já foram trabalhadas em sala, não sendo possível de outra maneira.
1ano
do ensino médio.
Retomando
conceitos.
Nas
primeiras aulas estudamos a cartografia como técnica e o registro mais
importante do espaço geográfico.
Vimos
que a cartografia representa um dos primeiros registros da humanidade como
técnica de escrita, ou seja, uma escrita do espaço geográfico que representa
espacialmente os recursos necessários a sobrevivência, mas acima de tudo, a sua
apropriação por meio do traçado cartográfico de um território.
A
cartografia evoluiu e desenvolveu uma técnica específica do registro espacial,
essa técnica apresenta uma estrutura de escrita e leitura, seus elementos
cartográficos são: orientação, escala, legenda e projeção.
Para
finalizar este estudo, precisamos trabalhar nas seguintes atividades que serão
entregues na retomada das aulas.
Questões:
1-Atualmente
estamos vivenciando um problema de saúde pública relacionado a pandemia do
coronavírus, sabemos que a infecção deste vírus nas pessoas é de elevado nível
de contágio, pois sua transmissão se dá por meio das vias aéreas, respiração e
o contato com a mucosa contaminada, ou seja, tosse espirros e coriza,
contaminam o ar e os objetos em contato com pessoas infectadas, considerando
que uma pessoa pode passar o vírus para outras dez, foi estabelecido no Brasil
um programa de contenção viral para impedir o contágio, no caso, foi
determinado que as pessoas doentes devem ficar em quarentena, preferencialmente
em hospitais referentes aos casos de confirmação do coronavírus, os casos de
suspeita, ou seja, pessoas doentes que apresentam sintomas da doença, também
devem ficar em quarentena, mas em suas respectivas residências, já o restante
da população deve evitar as aglomerações e na medida do possível permanecendo
em suas residências.
Considerando
o terrível fato vivenciado pela ameaça da pandemia, compare os mapas da América
Latina e da Europa, suas respectivas legendas apresentam que tipo de ameaça e
nível de contágio? Em sua análise considere os seguintes níveis: baixo,
moderado e elevado.
Aponte
também em cada mapa, os países mais afetados e a diferença do contexto
estrutural, social e econômico para a administração dos seus respectivos
governos perante a pandemia.
Mapa
A
Mapa B
Fonte: https://reliefweb.int/map/world/novel-coronavirus-covid-2019-outbreak-dg-echo-daily-map-06032020
Resposta:
2-Observando
os mapas a seguir, calcule a distância percorrida do covid-19 de seu epicentro
até o Brasil.
Resposta:
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