Professor Horácio / Atividade para o 1 ano / Entrega para o dia 04/05/2020

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para efetuar as atividades é necessário acessar o email institucional da google, pois as notas dos alunos são computadas no endereço institucional do professor, assim, é necessário que o aluno envie o seu email institucional para este endereço - horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br


Respondam as atividades no arquivo word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia 04/05, sexta-feira.

Até mais e bons estudos.


1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas em sala, não sendo possível de outra maneira.

1ano do ensino médio.

Retomando conceitos.

Nas primeiras aulas estudamos a cartografia como técnica e o registro mais importante do espaço geográfico.
Vimos que a cartografia representa um dos primeiros registros da humanidade como técnica de escrita, ou seja, uma escrita do espaço geográfico que representa espacialmente os recursos necessários a sobrevivência, mas acima de tudo, a sua apropriação por meio do traçado cartográfico de um território.
A cartografia evoluiu e desenvolveu uma técnica específica do registro espacial, essa técnica apresenta uma estrutura de escrita e leitura, seus elementos cartográficos são: orientação, escala, legenda e projeção.

Para finalizar este estudo, precisamos trabalhar nas seguintes atividades que serão entregues na retomada das aulas.

Questões:

1-Atualmente estamos vivenciando um problema de saúde pública relacionado a pandemia do coronavírus, sabemos que a infecção deste vírus nas pessoas é de elevado nível de contágio, pois sua transmissão se dá por meio das vias aéreas, respiração e o contato com a mucosa contaminada, ou seja, tosse espirros e coriza, contaminam o ar e os objetos em contato com pessoas infectadas, considerando que uma pessoa pode passar o vírus para outras dez, foi estabelecido no Brasil um programa de contenção viral para impedir o contágio, no caso, foi determinado que as pessoas doentes devem ficar em quarentena, preferencialmente em hospitais referentes aos casos de confirmação do coronavírus, os casos de suspeita, ou seja, pessoas doentes que apresentam sintomas da doença, também devem ficar em quarentena, mas em suas respectivas residências, já o restante da população deve evitar as aglomerações e na medida do possível permanecendo em suas residências.
Considerando o terrível fato vivenciado pela ameaça da pandemia, compare os mapas da América Latina e da Europa, suas respectivas legendas apresentam que tipo de ameaça e nível de contágio? Em sua análise considere os seguintes níveis: baixo, moderado e elevado.
Aponte também em cada mapa, os países mais afetados e a diferença do contexto estrutural, social e econômico para a administração dos seus respectivos governos perante a pandemia.













Mapa A

COVID-19 toma conta das manchetes e desafia jornalismo latino ...
Mapa B
https://reliefweb.int/sites/reliefweb.int/files/styles/report-large/public/resources-pdf-previews/1473898-20200306_DM_CoronoVirusOutbreak_EEAS_Europa.png?itok=FT-DIT5W

Resposta:

2-Observando os mapas a seguir, calcule a distância percorrida do covid-19 de seu epicentro até o Brasil.

Coronavírus: o mapa que mostra o alcance mundial da doença - BBC ...
ATLAS MAPAMUNDI | Mi Clase En La Nube
Resposta:

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