Professor Horácio / Atividade para o 2 ano / Entrega para o
dia 04/05/2020
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para efetuar as atividades é
necessário acessar o email institucional da google, pois as notas dos alunos
são computadas no endereço institucional do professor, assim, é necessário que
o aluno envie o seu email institucional para este endereço -
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Respondam as atividades no arquivo word (Fonte 12, Arial,
Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e
Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam
também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia
04/05, sexta-feira.
Até mais e bons estudos.
1º
Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor
Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades
pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o
período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram
desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS:
as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das
aulas que já foram trabalhadas em sala, não sendo possível de outra maneira.
2ano
do ensino médio.
Retomando
conceitos.
Nas
primeiras aulas estudamos a formação do território brasileiro e seus processos
de ocupação.
Estudamos
o desenvolvimento de ocupação, posse e expansão do território brasileiro do
período colonial ao republicano, seus ciclos econômicos e a composição da
população brasileira.
Para
finalizar este estudo, precisamos trabalhar nas seguintes atividades que serão
entregues na retomada das aulas.
Questões:
1-Atualmente
estamos vivenciando um problema de saúde pública relacionado a pandemia do
coronavírus, sabemos que a infecção deste vírus nas pessoas é de elevado nível
de contágio, pois sua transmissão se dá por meio das vias aéreas, respiração e
o contato com a mucosa contaminada, ou seja, tosse espirros e coriza, contaminam
o ar e os objetos em contato com pessoas infectadas, considerando que uma
pessoa pode passar o vírus para outras dez, foi estabelecido no Brasil um
programa de contenção viral para impedir o contágio, no caso, foi determinado
que as pessoas doentes devem ficar em quarentena, preferencialmente em
hospitais referentes aos casos de confirmação do coronavírus, os casos de
suspeita, ou seja, pessoas doentes que apresentam sintomas da doença, também
devem ficar em quarentena, mas em suas respectivas residências, já o restante
da população deve evitar as aglomerações e na medida do possível permanecendo
em suas residências.
Considerando
o avanço geográfico da epidemia nos limites do território brasileiro, podemos
apontar as regiões de maio e menor índice da doença, também podemos deduzir
porque essas regiões apresentam determinados índices. Portanto, observe o mapa
a seguir e faça uma análise das possíveis causas que condicionam a localização
dos maiores e das menores ocorrências do coronavirus, abordando respectivamente
suas regiões, distribuição geográfica populacional e o nível de urbanização.
Resposta:
2-De
acordo com informações de institutos oficiais do governo, o Brasil não
apresentava caos de Covid-19 até o início deste ano. Os primeiros casos de
coronavirus em nosso território foram registrados em fevereiro, um estudo da
fapesp mostra as principais rotas do vírus até o nosso país e como está
ocorrendo a sua contaminação interna. Observem o seguinte mapa e façam a
leitura do texto em link anexo (https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/548-dos-casos-importados-de-covid-19-para-o-brasil-vieram-da-italia.html) da Galileu para dissertar sobre a
principal rota do vírus, ou seja, o país de origem do maior fluxo de
passageiros infectados que chegaram em nosso território, as medidas de
contenção viral no território brasileiro. Outro ponto importante para fechar
este texto é sobre a infraestrutura de transporte que trouxe o vírus e sua
localização, ou seja, por que essas estruturas estão localizadas em metrópoles?
Outro ponto importe está ligado a importância da infraestrutura rodoviária e a
manifestação dos caminhoneiros, ou seja, por que o Brasil e seus agentes
governamentais atenderam as reivindicações dos caminhoneiros, referente ao
problema do fechamento dos restaurantes, considerando que o país possui outras
infraestruturas de transporte?
Mapa
Mapa mostra casos
de Covid-19 pelo mundo (Foto: Reprodução/google.org/crisisresponse/covid19-map)
Professor, a lição ficou sem titulo
ResponderExcluirPosso colocar o titulo como: ''Corona Virús'' ?
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