Professor Horácio / Atividade para o 3 ano / Entrega para o
dia 04/05/2020
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para efetuar as atividades é
necessário acessar o email institucional da google, pois as notas dos alunos
são computadas no endereço institucional do professor, assim, é necessário que
o aluno envie o seu email institucional para este endereço -
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Respondam as atividades no arquivo word (Fonte 12, Arial,
Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e
Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam
também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia
04/05, sexta-feira.
Até mais e bons estudos.
1º
Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor
Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades
pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o
período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram
desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS:
as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das
aulas que já foram trabalhadas em sala, não sendo possível de outra maneira.
3ano
do ensino médio.
Retomando
conceitos.
No
início do ano letivo abordamos o estudo da regionalização do espaço global e a
utilização do planisfério como principal registro cartográfico para esta
análise.
Retomamos
o conceito de regionalização para compreender a sua importância nos estudos que
abordam a escala global do espaço geográfico, vimos que a impossibilidade de
registrar todos os eventos que ocorrem no espaço geográfico por meio de um
registro cartográfico promove uma necessidade de recorte, ou seja, disciplina o
nosso olhar para os eventos prioritários de nossa vida. Geralmente, no estudo
geográfico, os principais eventos estão relacionados as atividades política,
econômica e de recursos naturais, por isso, sempre analisamos as cartas de
planisférios político, econômico e físico.
Questões:
1-Atualmente
estamos vivenciando um problema de saúde pública relacionado a pandemia do
coronavírus, sabemos que a infecção deste vírus nas pessoas é de elevado nível
de contágio, pois sua transmissão se dá por meio das vias aéreas, respiração e
o contato com a mucosa contaminada, ou seja, tosse espirros e coriza,
contaminam o ar e os objetos em contato com pessoas infectadas, considerando
que uma pessoa pode passar o vírus para outras dez, foi estabelecido no Brasil
um programa de contenção viral para impedir o contágio, no caso, foi
determinado que as pessoas doentes devem ficar em quarentena, preferencialmente
em hospitais referentes aos casos de confirmação do coronavírus, os casos de
suspeita, ou seja, pessoas doentes que apresentam sintomas da doença, também
devem ficar em quarentena, mas em suas respectivas residências, já o restante
da população deve evitar as aglomerações e na medida do possível permanecendo
em suas residências.
De
acordo com a OMS, a pandemia global está se espalhando, ou seja, no início
deste ano, a infecção do Covd-19 estava restrita a China e Itália. Porém, a
partir do mês de fevereiro, a infecção viral atingiu outros países.
Observando
o mapa com base no estudo de regionalização, faça uma análise regional do
Covid-19 apontando a maior e a menor região de contaminação. Procure explicar
as principais causas que condicionam essa regionalização. Link da pesquisa: https://www.labgis.uerj.br/noticias/mapa-do-coronavirus-no-mundo-sites-mostram-casos-confirmados-em-tempo-real
Mapa-OMS
2-Faça uma pequena
pesquisa sobre a atuação da ONU ao combate da pandemia, procure saber quais são
as agências e departamentos acionados pela ONU para atuar nos países membros.
Procure saber quais são os protocolos de contenção que a OMS orienta aos países
membros, assim, estabeleça quais são as relações internacionais da ONU com o
Brasil e como esta organização internacional está regionalizando a pandemia.
Elabore um pequeno texto sintetizando a sua pesquisa.
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