Professor Horácio / Atividade para o 6 ano / Entrega para o dia 04/05/2020
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para efetuar as atividades é necessário acessar o email institucional da google, pois as notas dos alunos são computadas no endereço institucional do professor, assim, é necessário que o aluno envie o seu email institucional para este endereço - horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Respondam as atividades no arquivo word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia 04/05, sexta-feira.
Até mais e bons estudos.
1º
Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor
Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades
pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o
período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram
desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS:
as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das
aulas que já foram trabalhadas em sala, não sendo possível de outra maneira.
6ano
do ensino fundamental
Retomando
conceitos.
Nas
primeiras aulas abordamos como a Geografia analisa a realidade a partir da
Paisagem. Vimos que a paisagem pode contribuir muito para o nosso entendimento
da dinâmica apresentada pelo espaço geográfico, ou seja, as atividades que
promovem as transformações do espaço, assim, pudemos classificar dois tipos de
transformação, uma ligada a dinâmica da natureza representada pela leitura das
Paisagens Naturais, a segunda ligada a dinâmica da sociedade representada pela
leitura das Paisagens Construídas. Porém, vimos também que não há uma separação
rígida entre os dois tipos de paisagens, considerando os seus elementos que
compõem o conjunto do espaço geográfico, logo podemos observar a existência de
elementos naturais, construídos e a coexistência desses elementos em uma única
paisagem, onde a predominância de determinados elementos qualificam a paisagem.
Para
finalizar este estudo, precisamos trabalhar nas seguintes atividades que serão
entregues na retomada das aulas.
Questões:
1-Atualmente
estamos vivenciando um problema de saúde pública relacionado a pandemia do
coronavírus, sabemos que a infecção deste vírus nas pessoas é de elevado nível
de contágio, pois sua transmissão se dá por meio das vias aéreas, respiração e
o contato com a mucosa contaminada, ou seja, tosse espirros e coriza,
contaminam o ar e os objetos em contato com pessoas infectadas, considerando
que uma pessoa pode passar o vírus para outras dez, foi estabelecido no Brasil
um programa de contenção viral para impedir o contágio, no caso, foi
determinado que as pessoas doentes devem ficar em quarentena, preferencialmente
em hospitais referentes aos casos de confirmação do coronavírus, os casos de
suspeita, ou seja, pessoas doentes que apresentam sintomas da doença, também
devem ficar em quarentena, mas em suas respectivas residências, já o restante
da população deve evitar as aglomerações e na medida do possível permanecendo
em suas residências.
Considerando
o terrível fato vivenciado pela ameaça da pandemia, elabore um texto com
possíveis orientações direcionadas as populações das imagens a seguir,
apontando medidas de proteção a partir da leitura das paisagens A e B.
Imagem
A: cidade de São Paulo, bairro do Tucuruvi.
Resposta:
Imagem
B: Estado do Amazonas, aldeia Yanomami.
Resposta:
2-Faça uma pequena pesquisa na internet buscando
informação sobre como a epidemia da China se transformou numa pandemia global.
A partir desta pesquisa, explique por que a paisagem da imagem A está mais ameaçada
em comparação a B.
Resposta:
Comentários
Postar um comentário