Profª Verônica - 1CDEFG - Português - AAP



Explicações breves sobre as questões da AAP - 1ºBIM 2020.
Leiam as explicações e comentários e fim de auxiliar nas resoluções.
Dúvidas nos comentários com nome e série.
Entrega: no retorno.

1)      Duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia. Comentário: no poema há uma palavra utilizada de forma a provocar no leitor a sensação de duplo sentido, ou seja, poderia ser utilizada de duas formas diferentes no mesmo contexto e na mesma colocação, de forma proposital.
2)      pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações. Comentário: o verbo é utilizado para, além das funções básicas, proporcionar sensações e complementar o sentido do tema exposto. O eu-lírico utiliza esse tempo verbal com um propósito, que se relaciona ao que está sendo expresso.
3)      Ideia-chave: Ideias principais de uma leitura, que juntas formarão uma síntese de um determinado texto. Uma das habilidades mais importantes que um aluno deve ter é a capacidade de reconhecer ideias-chave de um texto. Comentário: o exercício pede que se localize a ideia principal do texto narrativo, o que é falado em destaque.
4)      A prosopeia ou propeia ou prosopopeia ou personificação é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Comentário: o exercício pede para que se identifique no texto as características típicas humanas em seres inanimados. Qual das opções é a que demonstra as atitudes corretas em relação ao que é demonstrado no texto?
5)      Comentário: A questão é uma comparação entre dois gêneros textuais – um gênero virtual e um textual – com tema similar, porém assuntos diferentes. Deve-se identificar as diferenças entre ambos dentro do tema.
6)      ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros. Comentário: deve-se identificar dentro do poema o motivo que levou o eu-lírico a utilizar a exclamação naquele momento da fala, ou seja, qual seu sentimento ou sensação dele naquele momento e em relação aquele assunto.
7)      Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e/ou grau. Comentário: Importante conhecimento prévio do adjetivo. Por que ele é usado? Qual a função dele dentro deste texto?
8)      Comentário: Aqui temos um texto verbal (artigo de opinião) sobre o tema gula em sentido literal ou figurado e suas consequências. Há também um texto não verbal (pintura) sobre o mesmo tema. A questão solicita que, através da imagem, se identifique a IDEIA colocada no tema de modo geral (considerando os dois textos).
9)      Comentário: A questão conta com um texto verbal (notícia) falando sobre o tema segurança em moradias. Também há um texto verbal e não verbal (charge) onde se ironiza o mesmo tema. A questão pede que seja identificado no texto II a ilustração do tema falado no texto I. Como identificar o tema na charge? Através de qual elemento?
10)   Comentário: identificar qual o assunto principal do texto  (aquele em torno do qual todo o restante gira).
11)   Comentário: Pela fonte de ambos os textos identificamos que são derivados de um mesmo texto original. Isso é comprovado na palavra “adaptado” nas fontes de ambos. O tema é o mesmo, e percebe-se uma relação entre os dados e o foco do texto. Porém, há uma diferença: um texto é mais detalhado, mostrando mais informações, enquanto o outro é mais objetivo, mostrando o que se acredita ser essencial.
12)   Comentário: A atividade solicita a tese do texto (no caso, o trecho de uma reportagem), ou seja, a ideia central (aquela a qual todas as outra ideias reforçam).
13)   Comentário: o texto, cujo tema é inteligência emocional, tem uma finalidade, ou seja, foi escrito a fim de atingir algum objetivo quanto ao público leitor. A questão pede que você cite qual é essa finalidade. Ele pode até cumprir mais de um papel proposto nas opções, mas um deles é o objetivo principal do texto. Vemos isso na forma como é escrito, no tema, no modo como se dirige ao leitor, no gênero textual, entre outros.
14)   Comentário:  a atividade exige conhecimento de gêneros textuais e sua estrutura.
15)   Comentário: A conjugação do verbo, entre outras coisas, demonstra a intenção da fala do eu-lírico. Em textos líricos e narrativos usa-se como estilística, além das funções de demonstração de tempo, número, entre outros. Ou seja, o eu-lírico repete a conjugação na 1ª pessoa do tempo presente com um intuito dentro do tema, criando assim uma sensação ao leitor.
16)   Ideia-chave:Ideias principais de uma leitura, que juntas formarão uma síntese de um determinado texto. Uma das habilidades mais importantes que um aluno deve ter é a capacidade de reconhecer ideias-chave de um texto. Comentário: o exercício pede que se localize a ideia principal do texto lírico, o que é falado em destaque.

Comentários