Explicações breves sobre as questões da AAP - 1ºBIM 2020.
Leiam as explicações e comentários e fim de auxiliar nas resoluções.
Dúvidas nos comentários com nome e série.
Entrega: no retorno.
1)
Duplo sentido é uma figura
de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser
entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou
ironia. Comentário: no poema há uma
palavra utilizada de forma a provocar no leitor a sensação de duplo sentido, ou
seja, poderia ser utilizada de duas formas diferentes no mesmo contexto e na
mesma colocação, de forma proposital.
2)
O pretérito imperfeito do indicativo se
refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado.
Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em
lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações. Comentário: o verbo é utilizado
para, além das funções básicas, proporcionar sensações e complementar o sentido
do tema exposto. O eu-lírico utiliza esse tempo verbal com um propósito, que se
relaciona ao que está sendo expresso.
3)
Ideia-chave: Ideias principais de uma leitura,
que juntas formarão uma síntese de um determinado texto. Uma das
habilidades mais importantes que um aluno deve ter é a capacidade
de reconhecer ideias-chave de um texto. Comentário: o exercício pede que se localize a ideia
principal do texto narrativo, o que é falado em destaque.
4)
A prosopeia ou propeia ou
prosopopeia ou personificação é uma figura de linguagem que consiste em
atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações
próprias dos seres humanos. Comentário: o exercício pede para que se identifique no texto as
características típicas humanas em seres inanimados. Qual das opções é a que
demonstra as atitudes corretas em relação ao que é demonstrado no texto?
5)
Comentário: A questão
é uma comparação entre dois gêneros textuais – um gênero virtual e um textual –
com tema similar, porém assuntos diferentes. Deve-se identificar as diferenças
entre ambos dentro do tema.
6)
O ponto de exclamação é um sinal de
pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é
empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa,
admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre
outros. Comentário: deve-se
identificar dentro do poema o motivo que levou o eu-lírico a utilizar a
exclamação naquele momento da fala, ou seja, qual seu sentimento ou sensação
dele naquele momento e em relação aquele assunto.
7)
Adjetivo é toda palavra que
se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero,
número e/ou grau. Comentário:
Importante conhecimento prévio do adjetivo. Por que ele é usado? Qual a função
dele dentro deste texto?
8)
Comentário: Aqui
temos um texto verbal (artigo de opinião) sobre o tema gula em sentido literal
ou figurado e suas consequências. Há também um texto não verbal (pintura) sobre
o mesmo tema. A questão solicita que, através da imagem, se identifique a IDEIA
colocada no tema de modo geral (considerando os dois textos).
9) Comentário: A
questão conta com um texto verbal (notícia) falando sobre o tema segurança em
moradias. Também há um texto verbal e não verbal (charge) onde se ironiza o
mesmo tema. A questão pede que seja identificado no texto II a ilustração do
tema falado no texto I. Como identificar o tema na charge? Através de qual
elemento?
10) Comentário:
identificar qual o assunto principal do texto
(aquele em torno do qual todo o restante gira).
11) Comentário:
Pela fonte de ambos os textos identificamos que são derivados de um mesmo texto
original. Isso é comprovado na palavra “adaptado” nas fontes de ambos. O tema é
o mesmo, e percebe-se uma relação entre os dados e o foco do texto. Porém, há
uma diferença: um texto é mais detalhado, mostrando mais informações, enquanto
o outro é mais objetivo, mostrando o que se acredita ser essencial.
12) Comentário: A atividade solicita
a tese do texto (no caso, o trecho de uma reportagem), ou seja, a ideia central
(aquela a qual todas as outra ideias reforçam).
13) Comentário: o texto, cujo tema é
inteligência emocional, tem uma finalidade, ou seja, foi escrito a fim de
atingir algum objetivo quanto ao público leitor. A questão pede que você cite
qual é essa finalidade. Ele pode até cumprir mais de um papel proposto nas
opções, mas um deles é o objetivo principal do texto. Vemos isso na forma como
é escrito, no tema, no modo como se dirige ao leitor, no gênero textual, entre
outros.
14) Comentário: a atividade exige conhecimento de gêneros
textuais e sua estrutura.
15) Comentário: A conjugação do
verbo, entre outras coisas, demonstra a intenção da fala do eu-lírico. Em
textos líricos e narrativos usa-se como estilística, além das funções de demonstração
de tempo, número, entre outros. Ou seja, o eu-lírico repete a conjugação na 1ª
pessoa do tempo presente com um intuito dentro do tema, criando assim uma
sensação ao leitor.
16)
Ideia-chave:Ideias principais de uma leitura, que
juntas formarão uma síntese de um determinado texto. Uma das
habilidades mais importantes que um aluno deve ter é a capacidade
de reconhecer ideias-chave de um texto. Comentário: o exercício pede que se localize a ideia
principal do texto lírico, o que é falado em destaque.
Comentários
Postar um comentário