Professor Horácio - Geografia - 3 ano



1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 01/06/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia 01/06, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.

3 ano do ensino fundamental.

Trabalhando conceitos.

GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMIA

A globalização é um fenômeno característico e sintomático dos avanços tecnológicos do século XX, ela também representa o estágio mais avançado do processo de mundialização do comercio iniciado pelo mercantilismo ultramarino do século XVI. Já a partir da II Revolução Industrial do século XIX, o sistema capitalista passa a consolidar o modelo de tendência internacional do mercado, defendendo a sua livre comercialização, mas os obstáculos naturais e a falta de tecnologias não permitiram o surgimento de uma globalização até meados do século XX.
A globalização econômica tem inicio de fato com o desenvolvimento tecnológico das infraestruturas de telecomunicação e dos transportes, com a primeira a microeletrônica permitiu o processamento de dados e a conexão em tempo real em diferentes pontos do planeta, com a segunda, o desenvolvimento de aeronaves e de grandes cargueiros marítimos permitiu o fluxo de mercadorias e pessoas em todos os continentes, mais tarde, a internet, já na década de 1980, permitiu a administração e a exploração de mercados internacionais seja na expansão do consumo quanto na busca pela redução de custos de mão-de-obra e matérias-primas.
O século XXI é marcado pela consolidação da globalização, pois até o ano de 1991 o mundo estava dividido pelo conflito ideológico da Guerra Fria, período geopolítico da Bipolaridade, que perdurou entre 1945 até 1991. Esse contexto geopolítico dificultava e bloqueava em certa maneira o processo de globalização econômica, o principal fator desse entrava consistia na Cortina de Ferro entre os territórios de influência das duas Superpotências, ou seja, não era permitido o intercambio cultural e econômico entre o Mundo Ocidental Capitalista liderado pelos EUA de um lado e pelo Mundo Oriental Socialista liderado pela URSS. O principal marco dessa barreira entre os dois mundos era o Muro de Berlin.
Podemos afirmar que a globalização se intensifica de fato a partir da queda do muro em 1989, pois o maior desejo da população alemã que vivia do lado Oriental era poder consumir os produtos de elevado desenvolvimento tecnológico como os automóveis, por exemplo. Isso não quer dizer necessariamente que a URSS não possuía desenvolvimento tecnológico, pelo contrário, sua tecnologia superava em muitos aspectos a tecnologia do rival, mas seus avanços estavam direcionados para o setor aeroespacial e bélico, enquanto a produção de bens de consumo representava um setor sem importância para o governo soviético.
Sem atendimento básico de bem-estar e conforto, a população da Alemanha Oriental e de outros países soviéticos manifestaram repudio ao modelo de governo imposto pela URSS, as manifestações pediam o fim da URSS e a independência dos países do leste europeu que estavam agregados ao regime socialista. Em 1991 é oficializado em ato internacional o fim da URSS promovendo a independência do leste europeu e o surgimento de novas federações, rapidamente essa população passa a agregar um novo contingente para a expansão do capitalismo e sua efetiva globalização econômica.
Porém, essa globalização econômica rapidamente mostrou a verdadeira dinâmica do capitalismo, ou seja, liberdade para o mercado e limitações para as populações do mundo, principalmente aos povos que não pertenciam aos territórios das potencias econômicas. O leste europeu passou por uma extrema resseção econômica, milhares ficaram desempregados e tentavam migrar para a Europa Ocidental e EUA. As potencias executaram restrições migratórias, mesmo aqueles que conseguiram migrar, sofreram com a exploração do trabalho e a xenofobia. Em regiões mais periféricas do mundo, como a África, América Central e Ásia, a pobreza aumentou exponencialmente, somando mais de 2 bilhões de pessoas na condição de extrema miséria, ou seja, essas pessoas sofrem com a subnutrição, insalubridade sanitária e instabilidades políticas regionais, muitos pesquisadores classificam essa dura realidade como a Globalização Perversa.
Já a partir de 1995 começa um processo contraditório de Regionalização Econômica, ou seja, as principais economias do mundo se fecham criando medidas econômicas protecionistas com a formação de Blocos Econômicos.

Blocos Econômicos



Os principais Blocos Econômicos são basicamente 3 e correspondem a participação majoritária da economia global:

União Europeia - formada por mais de 25 nações, apresenta 3 potencias econômicas como membros permanentes (França, Alemanha e Itália), é também o bloco mais avançado, apresentando todas as etapas de formação (Área de Livre Comércio, União Aduaneira, Padrão Monetário, Cidadania Europeia e Parlamento Europeu).

NAFTA – formado por 3 países, configura o bloco econômico mais desigual por apresentar duas países desenvolvidos e um subdesenvolvido, os EUA como Superpotências, Canadá como potência e o México como emergente.

MERCOSUL – formado por 4 membros permanentes (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), apresenta uma função importante de fornecedor de commodities e um dos maiores consumidores com intensa relação econômica com EUA, China e União Europeia.
Atividade

1-Porque a Regionalização Econômica é contraditória ao processo de Globalização?
2-O que é Globalização Perversa?
3-Apesar do estágio avançado da União Europeia, por que este bloco pode ser considerado um dos fatores da Globalização Perversa?

4-Cite o ultimo evento político da União Europeia que provocou o seu enfraquecimento econômico.

Comentários