Professor Horácio - Geografia - 6 ano


1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 01/06/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia 01/06, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.

6 ano do ensino fundamental.

Trabalhando conceitos.


ECONOMIA E TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM

Para finalizar o estudo sobre a categoria de análise paisagem vamos abordar as atividades humanas que promovem as alterações do meio ambiente, sendo assim, nosso estudo será direcionado para a atividade econômica.
A economia compreende um conceito que abrange toda dinâmica de produção exercida pela humanidade, corresponde, portanto, ao trabalho.

O trabalho é um exercício humano de transformação dos elementos naturais em diversos produtos para variados fins, principalmente aqueles que correspondem diretamente a nossa sobrevivência, os alimentos. Com o trabalho somos capazes de produzir o nosso próprio alimento e nossas habitações, elementos culturais que correspondem aos objetos básicos das técnicas que garantiram nossa evolução, ou seja, do nomadismo ao sedentarismo. Essa mudança é o ponto chave de nossa evolução, corresponde ao período histórico do início da civilização, etapa econômica do desenvolvimento da agricultura, pecuária e arquitetura. Passamos a produzir nosso alimento e nossas habitações, surge então, as primeiras grandes cidades do Crescente Fértil (Cairo, Fenícia, Assíria, Babilônia, Mesopotamia e etc...).
Em pouco tempo atingimos a etapa mais elevada e sofisticada de transformação da paisagem, a urbanização, caracterizada pela grande concentração de pessoas convivendo na cidade que compõem edificações, ruas, avenidas, estradas, estações de transporte, estações e redes energéticas, sistemas de esgoto e abastecimento de água, sistema de comunicação (antenas de transmissão), redes de comércio (supermercados e shoppings), ou seja, uma grande concentração de infraestruturas que garantem o nosso conforto.
Mas como essa urbanização é produzida e mantida pela sociedade? Quais são os tipos de trabalho que produzem essa paisagem antropizada (humanizada)? São perguntas complexas, porque sabemos que existe uma infinidade de trabalhos sendo executados neste exato momento, pois a humanidade evoluiu tanto, ao ponto de criar novas necessidades e, portanto, novos postos de trabalho, novas profissões. Por isso, precisamos dividir a economia em setores para caracterizar o tipo de trabalho executado pelas pessoas, do trabalho mais simples para o trabalho mais complexo, ou seja, da técnica de transformação dos elementos naturais para produtos que serão consumidos por nós.
Para facilitar o nosso estudo, podemos observar os produtos de nossa residência, percebam que existem produtos mais elaborados e menos elaborados, geralmente os alimentos na cozinha são menos elaborados, isso quer dizer que eles ainda preservam sua constituição natural, como as frutas, mas os equipamentos domésticos utilizados para a sua manutenção e preparação como geladeira e liquidificador, são produtos mais elaborados, dessa forma podemos caracterizar de forma geral os trabalhos responsáveis pela elaboração desses produtos, ou seja, a produção.

OS SETORES DA ECONOMIA

Considerando a complexidade do trabalho e a infinidade de profissões, o estudo econômico classifica o trabalho de acordo com o tipo de produção da atividade exercida pelo trabalhador. Temos basicamente três setores econômicos: primário, secundário e terciário.

Setor Primário: corresponde ao trabalho exercido na agricultura, pecuária e extrativismo, são áreas produtivas que apresentam pouca transformação do elemento natural ao produto final.

Setor Secundário: corresponde ao trabalho exercido na indústria com áreas de produção de absoluta transformação dos elementos naturais em objetos artificiais.

Setor Terciário: corresponde ao trabalho exercido em atividades que oferecem bens e serviços, ou seja, não há produção de mercadorias, mas a circulação das mesmas, portanto, é o setor que garante a comercialização dos produtos e o oferecimento de serviços como saúde, educação, transporte, segurança, cultura, arte, lazer, gastronomia e etc.

Os setores da economia atuam em conjunto configurando uma rede intensa de produção, sua manifestação mais visível é a urbanização, mas também podemos observar seus impactos em cidades menos urbanizadas onde o setor principal é o primário, por exemplo, a cidade de Araraquara é movida pelo Setor Primário, um dos maiores polos de produção de Cana-de-açúcar do Brasil, sua paisagem não apresenta grandes edificações, avenidas e ferrovias, mas está totalmente transformada e impactada pelas fazendas e lavouras de açúcar.
Apesar do grande impacto natural ocasionado pelas atividades econômicas, os setores produtivos são extremamente importantes para a sociedade, pois é a partir dessas atividades que obtemos uma vida com maior conforto e qualidade, muitos setores produtivos já estão trabalhando com procedimentos menos impactantes ao promoverem por exemplo, a reutilização de matéria prima na reciclagem do lixo doméstico e industrial.  

CADEIA DE PRODUÇÃO

Para ilustrar a dinâmica de produção, vamos observar uma cadeia produtiva acompanhando todo o processo de transformação e elaboração de um produto, no caso, o açúcar:

Agricultura: a cana-de-açúcar é cultivada em grandes lavouras, atividade ligada ao Primeiro Setor da economia.

Indústria: a cana-de-açúcar é transformada em açúcar na Usina de Refinamento, atividade ligada ao Segundo Setor da economia.

Transporte: o açúcar, como produto de refino industrial é transportado para as prateleiras dos grandes armazéns de distribuição até chegar as prateleiras dos supermercados, atividade ligada ao Terceiro Setor da economia.

Comércio: o açúcar é comercializado nas grandes redes de lojas e supermercados para o consumo final, atividade ligada ao Terceiro Setor da economia.

Portanto, é possível observar na paisagem essa dinâmica econômica, pois cada setor apresenta grandes objetos técnicos de infraestrutura que estão distribuídos de forma ordenada na paisagem das grandes cidades que correspondem respectivamente aos seguintes objetos técnicos:

Fazenda: promove a lavoura nas etapas de cultivo e colheita.

Fábrica: promove a industrialização nas etapas de processamento e refino.

Rodovia: promove a circulação da mercadoria nas etapas de distribuição regional e local.

Supermercado: promove a comercialização do produto para a venda ao consumidor final.  

Deste modo, a cadeia de produção representa o ciclo econômico de todos os produtos que consumimos, dos mais simples aos mais complexos, dos menos elaborados aos mais elaborados, ou seja, de forma direta ou indireta, todos os produtos são gerados por essa cadeia de produção. 




Atividades

1 Estabeleça a relação entre o setor da economia e a atividade correspondente.
1 – Setor primário 2 – Setor secundário 3 – Setor terciário
( ) serviços ( ) extrativismo ( ) indústria ( ) agricultura
( ) comércio ( ) pesca




2 Descreva a seguinte cadeia produtiva indicado seus Setores Econômicos e o tipo de trabalho exercido.

Imagem 1














Imagem 2














Imagem 4


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