1º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 18/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social:
atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio
do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade será até o dia 18/05, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.
Até mais e bons estudos.
7 ano do ensino fundamental.
Trabalhando conceitos.
MAPAS TEMÁTICOS DO BRASIL – ESTADO DE SÃO
PAULO – 7 ANO
Na aula anterior vimos que o Brasil
apresenta dois tipos de Divisão Regional muito utilizadas para entender a
dinâmica de ocupação e transformação do nosso território, dinâmicas associadas
aos elementos das paisagens naturais e das atividades antrópicas ligadas a
economia, cultura e política. Na divisão das Regiões Administrativas vimos que
o território brasileiro é dividido a partir de critérios políticos, físicos e
sociais, seguindo a lógica do traçado dos limites entre os Estados,
características gerais das paisagens naturais e da cultura regional dos
variados povos que constituem a Nação brasileira, assim ficou estabelecido as 5
regiões administrativas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Com o desenvolvimento econômico do Brasil
no final do século XX foi desenvolvido outra divisão regional, agora abarcando
a dinâmica econômica do território brasileiro que apresenta apenas 3 regiões:
Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
Assim vimos duas maneiras de interpretar
as dinâmicas que ocorrem no território brasileiro, ou seja, vimos duas temáticas
possíveis de análise da realidade, na geografia denominamos esse tipo de
análise cartográfica de estudo temático, ou melhor, análise de mapas temáticos,
pois ao classificarmos o tipo de informação do mapa, estamos na verdade fazendo
um recorte da realidade, estamos direcionando o nosso olhar para uma
determinada informação que queremos especializar, localizar, ou seja, queremos
visualizar a dinâmica de determinado fenômeno e atividade no espaço geográfico,
para isso, utilizamos os mapas temáticos. Por exemplo, se o nosso objetivo é a
identificação espacial da dinâmica da indústria e da infraestrutura de
tecnologias do Brasil, utilizamos o Mapa Geoeconômico de Complexos Regionais,
mas se o nosso objetivo é a visualização espacial do arranjo generalizado da
dinâmica natural e social do Brasil, utilizamos o mapa de Regiões
Administrativas. Portanto, um mapa temático é escrito a partir da informação
que pretendemos visualizar no espaço geográfico em qualquer escala, pois o
exemplo da escala nacional é tradicionalmente estudado para facilitar o estudo,
mas podemos regionalizar informações em qualquer escala, mas usamos basicamente
três tipos de escala de análise: Local, Nacional e Global.
A escala local representa os espaços
próximos circunscritos as cidades, bairros e vilas, como são escalas que
apresentam maiores detalhes de nossa localidade, são pouco utilizadas em livros
didáticos e atlas geográficos, por não apresentar grande abrangência e
generalização de informações, por isso é utilizado frequentemente os mapas de
escala nacional, o famoso mapa do Brasil, onde as informações podem ser melhor
compreendidas em sua totalidade, há também os Mapas Mundi que apresentam
informações em escala global ampliando de forma absoluta as informações,
apresentando maior generalização dos dados.
1 Observe o mapa a seguir, complete a
legenda com o nome das respectivas regiões representadas por cores e
identifique a região que abrange o Estado de São Paulo. Explique porque o nosso
Estado está nesta região.
2 No mapa a seguir, identifique as regiões
de acordo com seus respectivos números, em seguida localize o Estado de São
Paulo e explique por que o nosso Estado é abrangido por esta região.
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