1º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 18/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social:
atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio
do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade será até o dia 18/05, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.
Até mais e bons estudos.
6 ano do ensino fundamental.
Trabalhando conceitos.
URBANIZAÇÃO E OS
DESASTRES AMBIENTAIS – 6 ANO
Na aula anterior vimos a transformação das
paisagens a partir dos assentamentos de povos tradicionais, vimos que o modo de
vida desses povos produz paisagens muito peculiares, ou seja, totalmente
diferente das paisagens urbanas, essa diferença está diretamente ligada ao uso
das técnicas, quanto maior o emprego de tecnologias, maior será o impacto sobre
o meio ambiente, mas a utilização das técnicas em comunidades tradicionais
praticamente não evoluem, com tendência artesanal permanente passando para as
gerações seguintes, por isso são qualificadas como tradicionais, um modo de
vida que provoca um impacto pequeno mantendo grande parte dos elementos
naturais em suas paisagens.
Nesta aula vamos estudar a dinâmica das
paisagens urbanas, para isso, precisamos retomar os conceitos básicos da
análise da paisagem, mais especificamente da paisagem construída, ou
antropizada, onde grande parte dos elementos geográficos são artificiais.
Vimos no início do bimestre que essas
paisagens apresentam um padrão estético e estrutural, ao ponto de serem muito
parecidas, dificultando até mesmo a sua identificação geográfica, ou seja, se
colocarmos uma paisagem do centro da cidade de São Paulo em comparação ao
centro da capital Buenos Aires, teremos grande dificuldade para distingui-las,
teríamos que observar os detalhes de logradouros, monumentos, letreiros de
propagandas para então saber diferenciá-las em sua localização.
Ao contrário das paisagens antropizadas
produzidas por povos tradicionais, as paisagens urbanas apresentam muitos
problemas que são associados aos fatores sociais e ambientais, se a gestão
desses problemas não apresentarem uma administração adequada podem comprometer
a saúde a e a qualidade de vida de milhares de pessoas em curto e longo período
de forma a atingir outras localidades com impactos globais.
Os problemas ambientais das paisagens
urbanas começam com retirada da cobertura vegetal, em seguida impactando os
rios que sofrem retificação dos cursos d’água, assoreamento e o aterramento de
pequenos córregos e riachos, em seguida temos a impermeabilização dos solos com
a pavimentação por alvenaria, concreto e asfalto, impedindo a infiltração da
água acarretando nos alagamentos e enchentes, problemas típicos da nossa
cidade, outro problema ambiental é o desmatamento das encostas de Morros e
Serras, enfraquecendo a sustentação do solo, provocando os deslizamentos de
terras, desastre ambiental típico de nossa cidade.
Mas para compreender essas transformações,
precisamos estudar como funciona a nossa necessidade de desenvolver cada vez
mais tecnologias e consequentemente a transformação constante do espaço
geográfico.
Para isso vamos observar novamente as
técnicas produzidas pela humanidade em diferentes contextos, do modo de vida
tradicional para o moderno.
Muitas atividades desenvolvidas pelos
povos indígenas hoje são heranças de uma época que a humanidade ainda não tinha
alcançado o sedentarismo (lugar fixo
de habitação), ou seja, como não havia técnicas de cultivos do s alimentos, os
nossos ancestrais precisavam migrar continuamente para outras áreas em busca de
coletar alimento e praticar a caça. Com o surgimento da civilização há
praticamente 40 mil anos, a humanidade desenvolveu a técnica da agricultura e
da pecuária, permitindo a produção do alimento e seu estoque, com isso,
passamos a nos fixar e construir habitações, é nesse momento histórico que a
humanidade passa a transformar a paisagem construindo grandes cidades, processo
conhecido como passagem do nomadismo para o sedentarismo.
Portanto, somos sedentários porque vivemos
em cidades, as cidades podem apresentar variados tamanhos, mas sua
característica principal é a manutenção de infraestruturas ficas que permitem a
habitação, o abastecimento das casas com água potável e o descarte de resíduos
líquidos e sólidos, vias para o trafego de pessoas e veículos, rede de
distribuição de energia, ou seja, são muitas transformações que modificam as
características naturais das cidades. Isso já não acontece nas aldeias
indígenas, porque o estilo de vida dos índios continua usando antigas técnicas
de sobrevivência, provocando menor transformação e impacto ambiental.
1 Observe as paisagens A e B de uma mesma
localidade (rio Pinheiros) em períodos diferentes e identifique as principais
transformações do espaço geográfico e suas consequências para a qualidade de
vida.
2 O vídeo a seguir mostra o cotidiano da
vida de uma comunidade tradicional na região do deserto do Saara. Apresente as
principais diferenças do modo de vida dessa comunidade em comparação a nossa
realidade associado sua análise aos conceitos de técnica (tradicional ou moderna)
e o nível de transformação da natureza identificado nesta paisagem.
Precisa copiar o texto no caderno ou só as perguntas ?
ResponderExcluirNão sou o professor mas eu acho que só as perguntas mesmo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA prática da atividade é a mesma da sala de aula, ou seja, responda apensa as questões. Mas procure manter anotações da aula no caderno para organizar o estudo.
ExcluirOlá professor tudo bem ? Eu não estou conseguindo mandar a foto pelo e-mail oq devo fazer ??? Ja era pra ter intrego mas não consegui
ExcluirOlá professor tudo bem espero que sim eu não estou conseguindo mandar a foto pelo e-mail oq devo fazer?
ResponderExcluirProfessor,a 2 eu n entendi tem q apenas ver o video ne?
ResponderExcluir