Professor Igor
Disciplina: Língua Portuguesa
Séries: 9º B, C, D, E.
Assunto: Interpretação de Artigo de Opinião
CIDADANIA X CORRUPÇÃO
Indignar-se é preciso! Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos. Ora, o efetivo acesso ao Judiciário, último arquejo do cidadão, à educação, direito de todos e dever do Estado, à saúde, à informação, dentre outros, depende da vontade política posta e do grau de consciência e reivindicação de um povo.
Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado, indo, ao reverso, para os bolsos de inescrupulosos indivíduos ou quadrilhas, que teimam em sangrar o que é do povo. Corrupção não é prerrogativa do Brasil, o que não é consolo. Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos.
Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação, de tal sorte que seja inculcada, de maneira sólida e permanente, a ideia de que se deve ser ético e via de consequência sempre se afastar da corrupção, seja na vida privada, seja, principalmente, na vida pública, na qual aquele que a tal se habilita se compromete a buscar incessantemente tudo que corrobore para a consecução dos interesses do povo, vale dizer, tudo que facilite o pleno acesso à cidadania.
Estamos cansados de ver corrupção por todos os lados. O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo. Educação para a não corrupção e para cidadania, leis mais duras, Ministério Público e Judiciário mais implacáveis com os corruptos! São caminhos...
Emmanuel Furtado - Desembargador do TRT e professor da UFC
Jornal O Povo – 12/02/2015 - ARTIGO DE OPINIÃO
1 - O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque
a) narra histórias de corrupção quem envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum.
b) emite comentários sobre a cidadania e a corrupção, mas não deixa claro o ponto de vista.
c) informa o cidadão sobre casos de corrupção que assolam o nosso país.
d) Defende um ponto de vista a partir de argumentos, comentando criticamente um tema
2 - Qual é a principal solução apontada no texto por Emmanuel Furtado sobre a questão da corrupção ?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual é a tese do texto ?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Identifique 2 argumentos do autor para reforçar a tese.
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5- Segundo o autor, quais são os caminhos no combate a corrupção? Explique.
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6- No período: “ Há muito serviço, mas ninguém trabalhou.” A conjunção MAS em destaque expressa uma:
a) Conclusiva
b) Adversativa
c) Explicativa
d) Alternativa
7 - “Comeu tanto que passou mal.” A oração "que passou mal" possui o sentido de :
a) Finalidade
b) Consequência
c) Causa
d) Condição
Obervações:
Disciplina: Língua Portuguesa
Séries: 9º B, C, D, E.
Assunto: Interpretação de Artigo de Opinião
CIDADANIA X CORRUPÇÃO
Indignar-se é preciso! Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos. Ora, o efetivo acesso ao Judiciário, último arquejo do cidadão, à educação, direito de todos e dever do Estado, à saúde, à informação, dentre outros, depende da vontade política posta e do grau de consciência e reivindicação de um povo.
Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado, indo, ao reverso, para os bolsos de inescrupulosos indivíduos ou quadrilhas, que teimam em sangrar o que é do povo. Corrupção não é prerrogativa do Brasil, o que não é consolo. Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos.
Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação, de tal sorte que seja inculcada, de maneira sólida e permanente, a ideia de que se deve ser ético e via de consequência sempre se afastar da corrupção, seja na vida privada, seja, principalmente, na vida pública, na qual aquele que a tal se habilita se compromete a buscar incessantemente tudo que corrobore para a consecução dos interesses do povo, vale dizer, tudo que facilite o pleno acesso à cidadania.
Estamos cansados de ver corrupção por todos os lados. O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo. Educação para a não corrupção e para cidadania, leis mais duras, Ministério Público e Judiciário mais implacáveis com os corruptos! São caminhos...
Emmanuel Furtado - Desembargador do TRT e professor da UFC
Jornal O Povo – 12/02/2015 - ARTIGO DE OPINIÃO
1 - O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque
a) narra histórias de corrupção quem envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum.
b) emite comentários sobre a cidadania e a corrupção, mas não deixa claro o ponto de vista.
c) informa o cidadão sobre casos de corrupção que assolam o nosso país.
d) Defende um ponto de vista a partir de argumentos, comentando criticamente um tema
2 - Qual é a principal solução apontada no texto por Emmanuel Furtado sobre a questão da corrupção ?
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3- Qual é a tese do texto ?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Identifique 2 argumentos do autor para reforçar a tese.
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5- Segundo o autor, quais são os caminhos no combate a corrupção? Explique.
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6- No período: “ Há muito serviço, mas ninguém trabalhou.” A conjunção MAS em destaque expressa uma:
a) Conclusiva
b) Adversativa
c) Explicativa
d) Alternativa
7 - “Comeu tanto que passou mal.” A oração "que passou mal" possui o sentido de :
a) Finalidade
b) Consequência
c) Causa
d) Condição
Obervações:
* Tese é a opinião do texto argumentativo, ponto de vista ou posicionamento crítico,
* Para as questões 6 e 7 olhem a tabela de conjunções que foi estudo em sala de aula para relembrarem as relações semânticas.
Data da devolutiva: até 11/05 no e-mail institucional, vide publicação no Facebook da escola com este dado.
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