PROFESSORA - ROSANA - SOCIOLOGIA - 2A E 2B

A população brasileira: diversidade nacional e regional e a formação da diversidade brasileira  
A diversidade sociocultural que existe em nosso país está também relacionada com a reflexão sobre a questão da raça, das etnias e do preconceito, bem como com a migração e do estrangeiro. É importante o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a diversidade sociocultural brasileira e, com base nesse olhar, urge refletir sobre a própria realidade. Pode-se abordar o tema da diversidade sociocultural sob os mais diferentes pontos de vista: histórico, geográfico, socioeconômico, entre outros. Aqui, porém, enfocaremos a diversidade sob a perspectiva sociológica, estabelecendo, sempre que possível, um diálogo com outras disciplinas. Para tanto, a proposta de iniciar com uma reflexão sobre a diversidade brasileira para depois refletir sobre as tensões na formação dessa diversidade faz-se necessária. Compreendemos que a questão da diversidade não poderá ser esgotada aqui. Ela é o eixo transversal que corta a discussão sobre cultura, sobre o mercado de trabalho ou sobre a questão da violência. No que tange à formação de nossa diversidade sociocultural, abordaremos a migração, refletindo sobre os motivos que levam os indivíduos a deixar o seu lugar de nascimento. É importante que tomemos consciência de que a construção da diversidade não se dá de forma tranquila e que disputas por poder estão, muitas vezes, camufladas por trás de certas atitudes. Para abordarmos a questão da diversidade sociocultural brasileira, trazemos pesquisas estatísticas com dados socioeconômicos, apresentando números das diversas regiões do país, de modo a possibilitar uma comparação com os dados relativos ao Brasil.  
A população brasileira: diversidade nacional e regional A diversidade é construída, muitas vezes, com base na desigualdade de condições de vida. A questão da diversidade nacional e regional pode ser pensada tanto no âmbito cultural como por meio do estudo de fatores socioeconômicos que condicionam o maior ou menor acesso a: educação, rendimentos, saneamento e energia elétrica. O tema da diversidade é muito amplo e pode ser abordado sob os mais diferentes pontos de vista.  
Diversidade social Brasileira Ter maior consciência da diversidade social brasileira é imprescindível para conhecer nosso país. Observe como é grande a diversidade social no Brasil, não apenas entre as regiões, como em um mesmo município. Discutiremos, portanto a diversidade social no país com base nos dados das tabelas apresentadas a seguir referentes às condições de vida da população brasileira. Para tanto, utilizaremos os seguintes indicadores:  
 Rendimento – Famílias por classes de rendimento médio mensal familiar per capita (%).  
 Educação – Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade por sexo (%).

Veja na tabela, o rendimento por família, a seguir:


Do ponto de vista dos rendimentos médios mensais familiares, as regiões do país apresentam entre si grande diversidade de situações e que em todas as regiões também há, internamente, uma diversidade muito grande em termos de rendimentos. Vale ressaltar que a tabela apresentada aqui não é plenamente satisfatória para análise e compreensão da realidade social em sua totalidade, principalmente no que se refere à disparidade de rendimento entre as regiões. Você pode, diante disso, complementar a leitura crítica dos dados, buscando aprofundar o conteúdo com outras fontes e outros recursos didáticos.


Pode-se concluir, portanto, que as taxas de analfabetismo, por sexo, variam mais entre as regiões do que em uma mesma região. À exceção do Nordeste, cuja variação de analfabetos entre os sexos ficou em torno de 4,1% em 1999, diminuindo para 3,1% em 2011. Nas demais regiões essa variação não chega a 2%, mesmo após os períodos citados. Os números representam um bom progresso do país na busca pela erradicação do analfabetismo, mas ainda percebemos claramente as desigualdades vigentes entre as regiões, como o fato de que quase um em cada cinco homens no Nordeste é analfabeto.

ATIVIDADES:

1) Faça uma análise das tabelas acima e responda:
a) qual região brasileira apresenta o menor, e o maior rendimento médio mensal familiar per capita (%)? Justifique por que ocorre essa diferença entre essas duas regioes.

b)segundo a tabela da taxa de analfabetismo, podemos perceber que entre 1999 a 2011 ocorreu uma diminuição do analfabetismo, mas ainda percebemos claramente as desigualdades vigentes entre as regiões,como o fato de que quase um em cada cinco homens no nordeste é analfabeto. Justifique por que isso ocorre.

Data de entrega:11/05/2020 via e-mail:rosanafatimacunha@prof.educacao.sp.gov.br

Comentários