Atividade de biologia relacionada à aula do dia
30.04.2020
2ºs C, D, e E
ORIENTAÇÕES PARA
RESOLUÇÃO DESTA ATIVIDADE:
1ª Copiar no caderno de
biologia, a tinta.
2ª Responder as perguntas
também a tinta e enviar uma foto legível para o e-mail da sua professora: silvanaleite@prof.educacao.sp.gov.br
3º O assunto do e-mail que você irá me enviar deverá
constar: Sua série, disciplina - seu nome completo, data da atividade e assunto
da atividade.
Exemplo a ser colocado no item assunto de seu email:
2º A – BIOLOGIA – ALUNA (O): Jhon Lenon 30.04.2020
– Células.
Entrega da atividade até dia 13.05.2020
As dúvidas
serão esclarecidas, inicialmente, por e-mail.
Bom estudo!
Prof. Silvana
Link da aula
de Biologia do dia 30.04.2020:
IDENTIDADE DOS SERES VIVOS
As células são delimitadas por membranas que possuem certo grau de seletividade, permitindo que tal estrutura tenha, com ressalvas, contato com o meio externo: é a permeabilidade seletiva. Algumas células possuem também outros envoltórios, como o glicocálix e a parede celular, que proporcionam resistência e proteção.
Internamente há o citoplasma, região na qual ocorrem diversas reações químicas relacionadas ao metabolismo. Rico em água, íons e moléculas diversas, é nele que encontramos ribossomos e estruturas temporárias de reserva; além do citoesqueleto e das organelas citoplasmáticas, no caso das células eucarióticas.
Células eucarióticas também se diferenciam das procarióticas pelo fato de nelas encontrarmos o núcleo, delimitado por uma estrutura membranosa: a carioteca; enquanto em organismos procarióticos há uma molécula circular de DNA, o nucleoide, sem delimitações membranosas.
1 - Copie as questões abaixo em seu caderno, pesquise e Responda. Fotografe e envie por email – silvanaleite@prof.educacao.sp.gov.br)
a) Quais
são as características biológicas comuns entre cada ser observado - no desenho acima.?
b) Construa
um quadro em seu caderno e registre as características presentes nas bactérias,
plantas e seres humanos, quanto ao tipo de nutrição, respiração e reprodução.
c) Utilizando
o dicionário ou o livro didático de Biologia, conceitue o termo célula.
d) Será
que todas as células são iguais? Possuem o mesmo tamanho? Desenvolvem as mesmas
funções? Realize uma pesquisa respondendo a esses questionamentos.
e) Comparando
células animais e vegetais: consulte seu livro didático e elabore um
quadrocomparativo, indicando as semelhanças e diferenças encontradas entre
elas.
Realize uma pesquisa sobre o Modelo do Mosaico Fluído e registre os resultados obtidos em seu caderno.
De acordo com seu conhecimento a respeito do modelo do mosaico fluido, marque a alternativa em que estão indicados corretamente os nomes das moléculas abaixo:
- c) 1- Fosfolipídios e 2- Proteínas. d) 1- Proteínas e 2- Glicocálix.
2- Realize
uma pesquisa sobre o Modelo do Mosaico Fluído e registre os resultados obtidos
em seu caderno.
Comentários
Postar um comentário