Professora Silvana - Biologia - 2º C, D, E


Atividade de biologia relacionada à aula do dia 30.04.2020

  2ºs    C,  D,   e   E


ORIENTAÇÕES PARA RESOLUÇÃO DESTA ATIVIDADE:


1ª Copiar no caderno de biologia, a tinta.

2ª Responder as perguntas também a tinta e enviar uma foto legível para o e-mail da sua professora: silvanaleite@prof.educacao.sp.gov.br

O assunto do e-mail que você irá me enviar deverá constar: Sua série, disciplina - seu nome completo, data da atividade e assunto da atividade.

Exemplo a ser colocado no item assunto de seu email: 

2º A –   BIOLOGIA –  ALUNA (O): Jhon Lenon   30.04.2020 –     Células.


 Entrega da atividade até dia 13.05.2020

As dúvidas serão esclarecidas, inicialmente, por e-mail.
Bom estudo!
Prof. Silvana

Link da aula de Biologia do dia 30.04.2020:



IDENTIDADE DOS SERES VIVOS

As células são delimitadas por membranas que possuem certo grau de seletividade, permitindo que tal estrutura tenha, com ressalvas, contato com o meio externo: é a permeabilidade seletiva. Algumas células possuem também outros envoltórios, como o glicocálix e a parede celular, que proporcionam resistência e proteção.

Internamente há o citoplasma, região na qual ocorrem diversas reações químicas relacionadas ao metabolismo. Rico em água, íons e moléculas diversas, é nele que encontramos ribossomos e estruturas temporárias de reserva; além do citoesqueleto e das organelas citoplasmáticas, no caso das células eucarióticas.
Células eucarióticas também se diferenciam das procarióticas pelo fato de nelas encontrarmos o núcleo, delimitado por uma estrutura membranosa: a carioteca; enquanto em organismos procarióticos há uma molécula circular de DNA, o nucleoide, sem delimitações membranosas.



1 - Copie as questões abaixo em seu caderno, pesquise e Responda. Fotografe e envie por email – silvanaleite@prof.educacao.sp.gov.br)

   a)  Quais são as características biológicas comuns entre cada ser observado - no desenho acima.?
   b) Construa um quadro em seu caderno e registre as características presentes nas bactérias, plantas e seres humanos, quanto ao tipo de nutrição, respiração e reprodução.
   c)  Utilizando o dicionário ou o livro didático de Biologia, conceitue o termo célula.
  d) Será que todas as células são iguais? Possuem o mesmo tamanho? Desenvolvem as mesmas funções? Realize uma pesquisa respondendo a esses questionamentos.
    e)  Comparando células animais e vegetais: consulte seu livro didático e elabore um quadrocomparativo, indicando as semelhanças e diferenças encontradas entre elas.


Realize uma pesquisa sobre o Modelo do Mosaico Fluído e registre os resultados obtidos em seu caderno.

   De acordo com seu conhecimento a respeito do modelo do mosaico fluido, marque a alternativa em que estão indicados corretamente os nomes das moléculas abaixo:


  •        a) 1- Fosfolipídios e 2- Glicocálix.          b) 1- Proteínas e 2- Fosfolipídios.

    1. c) 1- Fosfolipídios e 2- Proteínas.          d) 1- Proteínas e 2- Glicocálix.


       2- Realize uma pesquisa sobre o Modelo do Mosaico Fluído e registre os resultados obtidos em seu caderno.

















    Comentários