FILOSOFIA/VALDIR 2º ANO A;B;C;D;E;F

UM CRITÉRIO PARA NOSSAS ESCOLHAS            30/06/2020

Em geral, trazemos para questões  éticas debates, tais como o aborto, a pena de morte e a utilização de animais para testes científicos (ratos, macacos). Esses e outros temas de grande magnitude certamente devem ser tocados pelos debates éticos. Contudo, as ações corriqueiras do nosso cotidiano são reveladoras das nossas crenças e dos nossos critérios de escolha e, portanto, devem ter parte na reflexão ética. A forma de tratar os colegas, os professores, os pais e as pessoas desconhecidas que cruzam o nosso caminho revela os nossos valores e os nossos critérios de ação. Por exemplo: Quando nos deparamos com alguma dificuldade, quais são os nossos critérios para decidir o que fazer? Consideramos critérios individuais ou de solidariedade? Critérios racionais ou emocionais?

Para o pensador Immanuel Kant (1724-1804), as nossas ações dever ter como critério o dever moral. É o dever moral, fundado na razão, que nos eleva à condição de seres morais, ou seja, que nos permite abrandar o nosso egoísmo, a nossa ambição e a busca desenfreada pelos prazeres. Kant traz as reflexões éticas para a prática, para as ações que demandam escolhas. O poder de tomar decisões no âmbito da vida humana, Kant chama de "arbítrio"   (Rego, Pedro Costa. Kant, a revolução copernicana na Filosofia).

Atividade:  Aponte uma questão ética importante na sua vida.

Comunicado:  quem ainda não postou uma atividade de Filosofia procure me enviar porque o segundo bimestre termina no mês de Julho. Beleza Galera.

valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br

Comentários