Prof. Me. Horácio - 3 série A, B, C - Geografia



2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 29/06/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 29/06, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

Até mais e bons estudos.

3 série A, B, C do ensino médio.

Trabalhando conceitos:
Habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo:
Analisar os principais elementos de identificação entre as religiões mundiais;
Identificar os principais fundamentos histórico-geográficos e a distribuição das principais religiões monoteístas e politeístas em escala mundial.

GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

            Para dar continuidade ao estudo das civilizações e da diversidade cultural dos povos, vamos abordar o traço cultural mais evidente e recorrente dos costumes de um povo, a Religião.
            Na aula anterior vimos que a religião representa um pensamento filosófico que projeta o raciocínio humano para as questões da existência, ou seja, é a evolução das narrativas sobre mitos e lendas para um pensamento mais abstrato e universal que busca conhecer a verdade. A religião foi e é responsável pela formação da moral e dos valores afetivos que promove uma ligação, uma comunhão de grandes grupos formando a concepção de vida de um povo. Toda essa manifestação de valores e condutas se expressam na organização social e por consequência no espaço geográfico. Isso é evidente quando observamos a paisagem de vivência dos povos, sempre haverá na paisagem alguma simbologia arquitetônica expressando a crença em uma determinada religião.
            Mas as religiões também apresentaram ações políticas de poder governamental, de certa forma, em algumas regiões do mundo isso se faz presente, como ocorre no fundamentalismo islâmico. No ocidente a religião deixou de ocupar o centro das decisões políticas, mas sua dinâmica territorial e política ainda mantem certo grau de relevância com possibilidade de fomentar apoio a determinadas lideranças políticas.
            No ocidente estamos vivendo um contexto moderno de formação do cidadão, do ser racional e político, mas antes da modernidade, a formação era direcionada para a fé, consolidando o poder da Igreja Católica como mantenedora da palavra divina e, portanto, da verdade.
            São muitos e variados registros arquitetônicos que ainda estão de pé e contam a história de antigas civilizações, como as Pirâmides do Egito, as Igrejas Medievais da Europa, as estátuas de Buda na Ásia, o Monólito islâmico de Meca, entre outros. São registros de templos religiosos que resistiram a ação do tempo e expressam a engenhosidade e a dedicação dos nossos antepassados. Para perceber a influência da religião na produção e ordenamento do espaço geográfico, segue algumas imagens para reflexão.

Igreja da Vila Mazzei



Catedral da Sé



A imagem da Igreja Mazzei expressa um exemplo de ordenação territorial que privilegia o monitoramento da Vila, um modelo desenvolvido no período colonial para a fundação de vilas e cidades, a localização da Igreja está sempre no ponto mais elevado do relevo para manter o monitoramento da comunidade, mas também expressa a grandeza simbólica da divindade.
            A Catedral da Sé representa a importância da religião no contexto da sociedade moderna, por isso, sua localização é estratégica e apresenta uma interessante logística urbana, pois sua praça é o marco zero das ruas de São Paulo, expressando a importância do simbolismo católico na construção do território brasileiro.
            Tanto em escala local quanto na global, há um mosaico diversificado de religiões, existem milhares expressões religiosas, mas para o estudo geográfico vamos nos ater as grandes religiões em termos demográficos de fieis e na influência cultural e política que algumas religiões exercem em escala global. Podemos classificar as grandes religiões em três grupos: religiões monoteístas, religiões politeístas e religiões ateístas.

Religiões Monoteístas: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.

Religiões Politeístas: Hinduísmo

Religiões Ateístas: Budismo

            O destaque dessas religiões não está relacionado ao seu sistema de crenças, considerando que a manifestação da fé é um fenômeno subjetivo e expressa um movimento comum a todos os seres humanos, a espiritualidade. O destaque dessas religiões consiste na influência política, social e cultural de formação e organização de grande parte da população mundial, resultando em contextos de tensões conflituosas entre povos de culturas distintas como a relação entre os Palestinos e os Judeus, ou como no passado entre os Judeus e os Cristãos.
            Para entender melhor essa dinâmica, vamos verificar as regiões de ocorrência dessas concepções religiosas. A distribuição geográfica dessas religiões apresenta homogeneidade na América e Europa, mas nos outros continentes existe uma maior diversificação.



Distribuição geográfica das religiões.

América: Cristianismo.
Europa: Cristianismo
África: Cristianismo e Islamismo
Ásia: Cristianismo, Islamismo, Budismo e Hinduísmo

            A análise da distribuição regional das religiões evidencia uma predominância global do Cristianismo em comparação as outras religiões. Isso se deve ao fato de o cristianismo ter desbravado os mares para colonizar outras terras, a colonização da América por exemplo é basicamente cristã, a ação dos jesuítas foi fundamental para tomar a posse do território brasileiro.
            Mas a religião cristã não é tão homogenia, ela apresenta várias formas de organização e culto, a população dos EUA em sua maioria é formada por fieis protestantes, já na América latina, a população é cristã. Lembramos que esta classificação apresenta generalidades, pois, sabemos da existência de várias outras doutrinas, mas que não possuem a mesma recorrência territorial em comparação as religiões citadas.
            No continente asiático encontramos a ocorrência de todas as religiões citadas, um verdadeiro mosaico religioso, por isso essa região apresenta uma certa instabilidade política, destacando o fato da religião, em algumas ocasiões, se manifestar como poder governamental no caso do fundamentalismo, em outras ocasiões comandam a ordenação social como ocorre na Índia e seu sistema de castas.
            Na África o embate territorial entre o Islamismo e o Cristianismo é recorrente e gera conflitos violentos chegando ao ponto de segregar nações, como é o caso do Sudão, um dos maiores países da África, segregado pela religião, o Sudão Islâmico da África branca e o Sudão Católico da África negra. Portanto, vimos que as religiões ainda desempenham uma certa relevância na configuração geopolítica, ainda possuem o poder de mobilizar grandes populações para defender seus territórios ou pregar a paz.

Atividades
1 Observando o mapa, As Religiões do Mundo, descreva a distribuição geográfica das religiões.
2 Por que o cristianismo é praticado em todos os continentes?
3 Por que a religião é importante para a análise geográfica?



Comentários