Profª Valeria - Português - Interpretação de texto - 6A/B/C

Caros alunos,

No Centro de Mídias vocês relembraram as características das fábulas.
Hoje, vamos tratar de uma. Segue o texto e a interpretação.
Qualquer dúvida, é só entrar em contato através do e-mail valeriasilveira@prof.educacao.sp.gov.br, para onde vocês também devem enviar as respostas.
O prazo é até 22/06/2020.
Boa sorte e um abraço.



O LOBO E O CORDEIRO
(Recontada por Monteiro Lobato)

Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.
-Que desaforo é esse de turvar a água que venho a beber? - disse o monstro arreganhando os dentes. – Espere que vou castigar tamanha má-criação!...
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
-Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.
-Além disso – inventou ele - sei que você andou falando mal de mim o ano passado.
-Como poderia falar mal do senhor, o ano passado,  se nasci este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
-Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
-Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:
-Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
-E – nhoc – Sangrou-o no pescoço.

Moral da História: Contra a força não há argumentos.

Responda:

1. O texto que você acabou de ler é:
a. (   ) uma crônica em que o autor trata de um assunto do dia-a-dia.
b. (   ) uma fábula, isto é, uma pequena história com ensinamento moral.

2. Onde o cordeiro estava?

3. Quem apareceu onde ele estava?

4. Quais são os personagens do texto?

5.  O lobo e o cordeiro, sendo animais, são personagens do texto por que:
a. (   ) antigamente os animais falavam.
b. (   ) na história, eles agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas.

6. O autor caracteriza o lobo como um animal:
a. (   ) de aspecto horrível, cruel, ruim, e injusto.
b. (   ) muito faminto.

7. O autor caracteriza o cordeiro como:
a.(    ) inocente
b.(    ) mal-educado

8. As respostas e os argumentos que o cordeiro apresentou ao lobo:
a. (   ) eram sem fundamentos.
b. (   ) foram respostas com fundamento, válidas e justas.

9. Observando as respostas que o cordeiro deu ao lobo, podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que palavra aparece repetida nas respostas do cordeiro, provando esse bom tratamento?

10. O autor quis sugerir no final da história, quando o cordeirinho foi devorado pelo lobo, que:
a. (   ) nem sempre quem tem razão vence uma disputa.
b. (   ) podemos explorar os mais fracos.



Comentários