Caros alunos,
No Centro de Mídias vocês relembraram as características das fábulas.
Hoje, vamos tratar de uma. Segue o texto e a interpretação.
Qualquer dúvida, é só entrar em contato através do e-mail valeriasilveira@prof.educacao.sp.gov.br, para onde vocês também devem enviar as respostas.
O prazo é até 22/06/2020.
Boa sorte e um abraço.
No Centro de Mídias vocês relembraram as características das fábulas.
Hoje, vamos tratar de uma. Segue o texto e a interpretação.
Qualquer dúvida, é só entrar em contato através do e-mail valeriasilveira@prof.educacao.sp.gov.br, para onde vocês também devem enviar as respostas.
O prazo é até 22/06/2020.
Boa sorte e um abraço.
O LOBO E O CORDEIRO
(Recontada por Monteiro Lobato)
Estava
o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo
aspecto.
-Que
desaforo é esse de turvar a água que venho a beber? - disse o monstro
arreganhando os dentes. – Espere que vou castigar tamanha má-criação!...
O
cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
-Como
posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era
verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a
torcer.
-Além
disso – inventou ele - sei que você andou falando mal de mim o ano passado.
-Como
poderia falar mal do senhor, o ano passado,
se nasci este ano?
Novamente
confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
-Se
não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
-Como
poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com
uma razão de lobo faminto:
-Pois
se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
-E
– nhoc – Sangrou-o no pescoço.
Moral
da História: Contra a força não há argumentos.
Responda:
1. O texto que você acabou de ler é:
a. ( ) uma crônica em
que o autor trata de um assunto do dia-a-dia.
b. ( ) uma fábula,
isto é, uma pequena história com ensinamento moral.
2. Onde o cordeiro estava?
3. Quem apareceu onde ele estava?
4. Quais são os personagens do texto?
5. O lobo e o
cordeiro, sendo animais, são personagens do texto por que:
a. ( ) antigamente
os animais falavam.
b. ( ) na história,
eles agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas.
6. O autor caracteriza o lobo como um animal:
a. ( ) de aspecto
horrível, cruel, ruim, e injusto.
b. ( ) muito
faminto.
7. O autor caracteriza o cordeiro como:
a.( ) inocente
b.( ) mal-educado
8. As respostas e os argumentos que o cordeiro apresentou ao
lobo:
a. ( ) eram sem
fundamentos.
b. ( ) foram
respostas com fundamento, válidas e justas.
9. Observando as respostas que o cordeiro deu ao lobo,
podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que palavra aparece repetida nas
respostas do cordeiro, provando esse bom tratamento?
10. O autor quis sugerir no final da história, quando o
cordeirinho foi devorado pelo lobo, que:
a. ( ) nem sempre
quem tem razão vence uma disputa.
b. ( ) podemos
explorar os mais fracos.
Comentários
Postar um comentário