Atividade baseada na Aula do CMSP do dia 14/05. Ver vídeo AQUI
Aula baseada em atividades do Caderno do aluno do 1ºbimestre.
2ºbimestre
Matéria: Português
Turmas: 1CDEFG
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br (em arquivo Word)
Prazo: 20/06
FATO OU OPINIÃO
O fato é aquilo que realmente aconteceu e pode ser comprovado, ao passo que a opinião é o ponto de vista de alguém, ou seja, uma interpretação dos fatos, que pode ser verídico ou não. Muitos fatos acontecem todos os dias e recebemos informações de várias formas: TV, internet, rádio, redes sociais... Você pode ver mais sobre o tema AQUI
ATIVIDADE
1) Diante de notícias disponibilizadas na mídia, como podemos nos manter bem informados?
2) Diga: qual fato histórico está vinculado a esta imagem?
4) Agora observe a imagem abaixo. Por quais meios de comunicação você tomou conhecimento do rompimento das barragens de Brumadinho em 2019 e Mariana em 2015?
5) Agora, CRIE uma legenda para cada uma das duas imagens trabalhadas acima.
6) Que tema podemos considerar em comum entre as duas imagens?
7) Agora responda, sobre o que você aprendeu, o que é fato e o que é opinião?
8) As duas notícias trabalhadas são fatos ou opiniões? por quê?
9) Por que é importante escolher bem os meios de comunicação para obter informações?
10) Agora, de acordo com o que você aprendeu, como devem ser as notícias?
11) O que são MANCHETES?
12) Como seria a manchete da imagem de Brumadinho?
13) ATIVIDADE: AGORA É A SUA VEZ! siga as orientações da imagem abaixo e faça a atividade (mas não no caderno, envie junto das outras perguntas). Lembrando que esta notícia deve ser uma PRODUÇÃO SUA, E NÃO UMA CÓPIA.
Fim.
Aula baseada em atividades do Caderno do aluno do 1ºbimestre.
2ºbimestre
Matéria: Português
Turmas: 1CDEFG
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br (em arquivo Word)
Prazo: 20/06
FATO OU OPINIÃO
O fato é aquilo que realmente aconteceu e pode ser comprovado, ao passo que a opinião é o ponto de vista de alguém, ou seja, uma interpretação dos fatos, que pode ser verídico ou não. Muitos fatos acontecem todos os dias e recebemos informações de várias formas: TV, internet, rádio, redes sociais... Você pode ver mais sobre o tema AQUI
ATIVIDADE
1) Diante de notícias disponibilizadas na mídia, como podemos nos manter bem informados?
2) Diga: qual fato histórico está vinculado a esta imagem?
3) Na sua opinião, por quais meios de comunicação o mundo tomou conhecimento dos ataques nucleares às cidades japonesas no ano de 1945?
4) Agora observe a imagem abaixo. Por quais meios de comunicação você tomou conhecimento do rompimento das barragens de Brumadinho em 2019 e Mariana em 2015?
A legenda de uma imagem é a descrição do que está ilustrado na foto publicada no jornal. Há também legendas e gráficos e outras ilustrações, tudo com o objetivo de tornar a leitura do jornal mais agradável, objetiva e dinâmica
(Mesmo se publicado em outras mídias como sites de notícias, revistas ou blogs, por exemplo).
6) Que tema podemos considerar em comum entre as duas imagens?
7) Agora responda, sobre o que você aprendeu, o que é fato e o que é opinião?
8) As duas notícias trabalhadas são fatos ou opiniões? por quê?
9) Por que é importante escolher bem os meios de comunicação para obter informações?
10) Agora, de acordo com o que você aprendeu, como devem ser as notícias?
11) O que são MANCHETES?
12) Como seria a manchete da imagem de Brumadinho?
13) ATIVIDADE: AGORA É A SUA VEZ! siga as orientações da imagem abaixo e faça a atividade (mas não no caderno, envie junto das outras perguntas). Lembrando que esta notícia deve ser uma PRODUÇÃO SUA, E NÃO UMA CÓPIA.
é p fzr a atvidade 13 em uma folha a parte?
ResponderExcluirTUDO POR EMAIL.
ExcluirProf, nao conseguu fazer por email, pode enviar foto do caderno mesmo????
ResponderExcluirPode
Excluir