Professor Igor - Língua Portuguesa - ( Atividade III - Gêneros digitais ) - 9ºB, C, D, E

Professor Igor -  Língua Portuguesa
9º B, C, D, E
Assunto: Gêneros Digitais - Atividade III
Fanzine, Fanfic, meme e poesia concreta - Temas das últimas aulas do CMSP


1) Com base nas aulas anteriores no CMSP, explique :
a) Fanzine -

b)  Fanfic -

c) Meme -

2) Observe o fanzine abaixo e responda às questões:



a) Qual é o assunto a ser abordado pelo fanzine ?

b)  Qual é o tema do fanzine ?

c ) O que mais chama atenção na capa ?

d) Qual é objetivo ?

3) Glória Pires incapaz de opinar no Oscar, Eduardo Jorge, Tapa na pantera, Luisa Marilac, Japonês da federal, John Travolta confuso, diferentona, cala a boca Galvão, Nissim Ourfali, Winona Ryder em choque, e tantos outros memes e virais – que costumam ser tratados como mera zoeira, simplesmente uma das mil manias derivadas da internet – passaram a ser tratados como peças de museu, literalmente. Criado como um projeto do curso de Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu dos Memes leva justamente a zoeira a sério. […]
Ainda que sejam tratados como besteira, para o criador e coordenador do museu, Viktor Chagas, os memes possuem, para além de sua função cômica, uma função social – basta olhar para as diversas hashtags de denúncia em causas como dentro do movimento negro e feminista para entender que tal lógica possui mais desdobramentos, possibilidades e sentidos do que imaginamos em seu aspecto mais pueril.
(Disponível em: <http://www.hypeness.com.br/2017/05/o-museu-de-memes-e-brasileiro-e-e-a-melhor-forma-de-eternizar-a-zueira-que-abunda-na-internet/>. Acesso em 29/09/17)

Com base no texto ,identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
(  ) A função cômica, própria dos memes, é apresentada como atenuante da função social, que também é própria deles.
(  ) O autor do texto antecipa-se a uma avaliação negativa acerca dos memes e apresenta contra-argumento em relação a ela.
( ) Os exemplos de memes como peças de museu, apresentados no início do texto, servem de sustentação à ideia de paradoxo entre zoeira e seriedade.
( ) O autor apresenta a denúncia em causas como a feminista e a do movimento negro para explicitar a lógica de funcionamento das hashtags.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A) F – V – V – F.
B) F – V – F – V.
C) V – F – F – V.
D) V – F – V – F.
E) F – F – V – V.

4) Observe o meme a seguir:
a) O texto do meme, em sua opinião, mantém o formato de bilhete? Justifique sua resposta.


b) O que mais chama sua atenção nesse meme?


c) No texto, quem é o destinatário e quem é o remetente do " bilhete" e o que é comunicado nele ?


d) Como o efeito de humor é construído nesse texto ?


5) Na década de 50, surgiu um movimento poético inovador chamado Concretismo − movimento relacionado com as artes plásticas e com a música. Propõe uma poesia não linear ou discursiva, mas espacial. Os concretistas rompem com a sintaxe tradicional e elaboram novas formas de comunicação poética em que predomina o visual, em consonância com as transformações ocorridas na vida moderna, pela influência dos meios de comunicação de massa. A opção que apresenta um texto na linha concretista é:

a) a onda anda
       aonde anda
            a onda ?
  a onda ainda
  ainda onda
  ainda anda
            aonde?
             aonde?
 a onda a onda

b) Com seu colar de coral,
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.

O colar de Carolina
colore o colo de cal,
torna corada a menina.

c) O poeta municipal
discute com o poeta estadual
qual deles é capaz de bater o poeta federal
Enquanto isso o poeta federal
tira ouro do nariz.

d) Seringueiro brasileiro,
Na escureza da floresta
Seringueiro, dorme.
Ponteando o amor eu forcejo
Pra cantar um cantiga
Que faça você dormir.
Que dificuldade enorme!
Quero cantar e não posso

Data da devolutiva:  até 29/06, por e-mail institucional igorlopesferreira@prof.educacao.sp.gov.br
Cada questão valerá dois pontos.



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