Prof. Me. Horácio - 2 ano A, B, C, D, E, F - Geografia








2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 20/07/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 20/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

Até mais e bons estudos.

2 anos A, B, C, D, E, F do ensino médio.

TRABALAHNDO HABILIDADES
Identificar, por meio da linguagem cartográfica, textos e/ou iconografias, a distribuição da atividade agropecuária no território brasileiro;
Reconhecer, com base em textos, mapas e/ou iconografias, os circuitos da produção agropecuária no território brasileiro;
Identificar, com base em textos, mapas e/ou iconografias, os impactos ambientais do agronegócio no Brasil.

IMPACTOS AMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO E A LUTA DA AGRICULTURA FAMILIAR PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA TERRA

Nesta aula vamos abordar os problemas do modelo produtivo que comanda o setor agropecuário brasileiro, o agronegócio.
Nas aulas anteriores vimos como é a estrutura de produção do agronegócio, vimos que o seu modelo produtivo é moderno e agrega muita tecnologia, por isso apresenta um grande potencial produtivo permitindo o atendimento em escala global do mercado de produção de alimentos, pois, grande parte dos alimentos que consumimos são de origem industrial, ou seja, alimentos processados. Mas vimos também que nem toda a produção no setor agropecuário brasileiro está modernizada, ainda temos uma pequena parcela do modelo tradicional da produção agrícola e de pecuária, vimos que este tipo de produção é executado por pequenas propriedades administradas por grupos familiares de agricultores, gerando uma grande diversidade de produtos alimentares (roçados de policultura) e com pouca utilização de produtos químicos como agrotóxicos.
Agora vamos estudar os impactos ambientais e sociais do agronegócio e a resistente alternativa saudável e emancipadora da agricultura familiar.
Vamos acompanhar o documentário, Agricultura Tamanho Família, para isso, peguem o caderno de geografia e anotem os conceitos e informações importantes sobre os modelos de produção agrícola. Bons estudos!




ATIVIDADES


1 O que é agroflorestal e quais vantagens apresenta perante o agronegócio?

2 Qual modelo produtivo produz mais alimentos para o abastecimento do mercado interno, o agronegócio ou a agricultura familiar? Justifique!

3 O que é agroecologia e quais as suas vantagens no âmbito ambiental e social?

4 Qual é a diferença das relações de trabalho no agronegócio e na agricultura familiar?

5 O que é Reforma Agrária e por que os trabalhadores rurais defendem essa ideia? Como a Reforma Agrária pode de fato garantir o desenvolvimento econômico dos trabalhadores rurais?

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