2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 13/07/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
13/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as
reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta
forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é
importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações
sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada
em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
2 anos A, B, C, D, E e F do ensino médio.
Trabalhando conceitos:
Conteúdo: Os circuitos da produção (II): o
espaço agropecuário;
Habilidades: Identificar, por meio da
linguagem cartográfica, textos e/ou iconografias, a distribuição da atividade
agropecuária no território brasileiro;
Reconhecer, com base em textos, mapas e/ou
iconografias, os circuitos da produção agropecuária no território brasileiro;
Identificar, com base em textos, mapas
e/ou iconografias, os impactos ambientais do agronegócio no Brasil.
ESPAÇO AGROPECUÁRIO: O IMPACTO URBANO E DE
POLÍTICAS DE INFRAESTRUTURA SOBRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA.
Caros alunos, agora vamos deixar os textos
para refletir sobre a riqueza da produção agrícola em nossa cidade. Ainda
existem remanescentes de produção agrícola familiar na cidade de São Paulo, são
regiões que ficam localizadas nos extremos da cidade, como exemplo temos as
áreas verdes de produção agrícola na região Sul em Parelheiros e Diadema.
Outras regiões no perímetro de nossa cidade também apresentam grande
importância no abastecimento de alimentos. É o que vamos conferir agora na
exibição do documentário da TV Folha, Agricultores terão que sair de suas
terras para dar caminho ao Rodoanel.
Este é o link para o doc da TV Folha:
Neste segundo documentário vamos refletir
sobre a realidade do agronegócio, sabemos que grande parte do PIB brasileiro é
oriundo do primeiro setor da economia. Mas será que toda essa riqueza valoriza
o trabalho das pessoas empregadas neste setor? Apesar da pouca empregabilidade
no campo, o agronegócio representa uma grande rede de serviços gerando empregos
de forma direta em outros setores, como é o caso dos transportes. Vamos
conferir o doc da TV Folha, Crescimento do agronegócio cria escravos da soja no
Brasil.
Este é o link para o doc da TV Folha:
ATIVIDADE
1 Qual é o modelo produtivo retratado pelo
primeiro doc, e o problema enfrentado pelos trabalhadores?
2 Qual é o modelo produtivo retratado pelo
segundo doc e o problema enfrentado pelos trabalhadores?
Comentários
Postar um comentário