Prof. Me. Horácio - 3 ano A, B, C - Geografia


2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 20/07/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 20/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

Até mais e bons estudos.






3 anos A, B, C, do ensino médio.

TRABALAHNDO HABILIDADES
Identificar e compreender a emergência de conflitos étnico-religiosos e de cunho separatista após a Guerra Fria (1947-1991) e suas principais razões; levantar e organizar informações sobre as principais áreas de ocorrência de conflitos no mundo, expressando oralmente os resultados obtidos; compreender e aplicar a noção de zonas ou focos de tensão no estudo da geografia mundial.

CONFLITOS ÉTNICO-CULTURAIS

O mapa do mundo está em constante mudança, novos Estados surgem e outros deixam de existir, há também territórios que almejam a independência para formarem um Estado. A dinâmica da disputa territorial é velha e está na base do desenvolvimento político da humanidade desde o início da civilização com a entrada da Antiguidade (período histórico que marca o registro das primeiras civilizações).
Para entender a dinâmica social pela disputa por território, primeiro temos que definir, ou melhor, delimitar os conceitos, pois nesta aula vamos trabalhar três conceitos básicos que integram os estudos da Geopolítica, são eles: TERRITÓRIO, ESTADO e NAÇÃO.

TERRITÓRIO: é uma categoria de análise da geografia que trata de determinadas áreas do espaço geográfico ocupadas por grupos sociais (povos), pessoa e governos que reclamam a sua posse e legitimidade.

ESTADO: é a organização política de uma sociedade que mantem um sistema hierárquico de poder com objetivo de administrar um território, representa a força de uma determinada sociedade que promove a proteção do território e sua demarcação com reconhecimento político internacional.

NAÇÃO: é a expressão de características culturais, sociais e míticos em comum de um determinado grupo social, geralmente este conceito é confundido com o conceito de Estado, mas quando analisamos os significados vemos que as diferenças são claras, pois a Nação qualifica a identidade de um determinado povo, já o Estado corresponde a estrutura de um sistema de poder e de organização política.

Atualmente os territórios são disputados por governos e povos, o primeiro concebe o território a partir de sua organização Moderna, Estado-Nação, o segundo, em muitos casos são deslegitimados pelo próprio conceito moderno de Estado, são povos que mantem outras relações de poder e de posse do território como no caso dos indígenas que habitam o território brasileiro, são grupos que reclamam a sua posse, mas ao mesmo tempo não aceitam este modelo de Estado Moderno, pois a organização política dos grupos indígenas apresenta outra dinâmica de ocupação do espaço geográfico. Porém, existem muitos povos que reclamam a separação e a fragmentação de territórios que estão sob o domínio de um Estado para formarem outro Estado, partindo da motivação identitária ao apresentar características étnico-culturais distintas da nação que pertence ao Estado oficial e dominante.
As guerras por disputas territoriais aumentaram após o término da Guerra Fria, por isso a Nova Ordem Mundial passou a ser classificada pelos pesquisadores como Desordem Mundial, essa realidade demonstra que as motivações das disputas territoriais vão além das questões ideológicas, há correspondências intensas com a manifestações religiosas, étnicas, políticas e econômicas. Todos os continentes apresentam focos de disputas territoriais, mas a maior ocorrência desses conflitos está nos continentes africano e asiático.

Agora vamos listar os principais conflitos étnico-culturais do mundo.

a) Litígios fronteiriços na América do Sul.
􀁴􀀁Equador/Peru: as elites peruanas mantêm uma velha disputa com o Equador, baseada na conformação da Audiência de Quito, que deu lugar ao Equador, e do Vice-Reino do Peru na época colonial. A reivindicação das elites equatorianas é que o Equador deveria ter acesso à região amazônica. Essas disputas não são somente de caráter diplomático e já desembocaram em um confronto bélico. O Protocolo do Rio de Janeiro, de 29 de janeiro de 1942, pôs fim ao conflito fronteiriço, mas o Equador perdeu boa parte de suas terras amazônicas.
􀁴􀀁Chile/Argentina: na década de 1970, Chile e Argentina tiveram um conflito decorrente da definição da zona austral, mais especificamente pelo Canal de Beagle. Esse conflito foi resolvido a favor do Chile, com intermédio da Santa Sé, pelo Tratado de Paz e Amizade, assinado na Cidade do Vaticano em 20 de fevereiro de 1978.
􀁴􀀁Apesar de o mapa não apontar problemas fronteiriços entre Chile, Bolívia e Peru no século XX, podemos ampliar a análise indicando os conflitos iniciados no final do século XIX, e que ainda motivam instabilidades regionais, envolvendo alguns desses países na atualidade. Pois, o Chile apresentou problemas fronteiriços com Argentina, Bolívia e Peru. Com Bolívia e Peru, o Chile mantém uma disputa histórica datada de 1879, quando as três nações protagonizaram a Guerra do Pacífico, vencida pelo Chile. Nessa disputa, a Bolívia perdeu o território de Antofagasta para o Chile ficando, portanto, sem acesso ao Oceano Pacífico. No mesmo confronto, o Peru perdeu as zonas de Arica e Iquique para o Chile. Entre 1932 e 1935, deu-se a Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai. A Bolívia foi derrotada e cedeu ao Paraguai parte de seu território, chamado Chaco Boreal.

b) Movimentos de independência na Europa.
􀁴􀀁Irlanda do Norte: apesar de ter havido um acordo de paz em 1998, ainda existe um movimento remanescente do conflito de base religiosa entre católicos e protestantes.
􀁴􀀁País Basco: da assinatura de um acordo de paz entre o grupo separatista ETA e o governo espanhol, ainda existe um movimento remanescente que busca a independência do País Basco.
􀁴􀀁Kosovo (conflito separatista kosovar): o mapa, datado de 2006, aponta os graves conflitos internos ocorridos no Kosovo decorrentes da não aceitação, por parte da Sérvia, do estatuto de autonomia plena kosovar, mediado pela ONU. As negociações sucederam-se entre 2006 e 2007 e, sem haver acordo, em 17 de fevereiro de 2008, a Assembleia do Kosovo declarou independência, que foi reconhecida, até agora, por mais de cinquenta países. Porém, a Sérvia continua a rejeitar a independência e, no ano de 2009, o governo sérvio solicitou ao Tribunal
Internacional de Justiça (ligado à ONU) uma verificação jurídica sobre a legalidade do direito internacional da declaração de independência do Kosovo.

c) Estados criados pela ONU na partilha da Palestina em 1947.

A partilha da Palestina, proposta pela ONU em 1947 e instituída em 1948, criaria dois Estados: o de Israel e o da Palestina. Vale fornecer algumas informações complementares: com cerca de 14 mil km², o Estado de Israel (Estado judeu, no mapa) seria composto pela faixa de terras entre Haifa e Tel Aviv na porção oeste, pela Galileia Oriental e pela porção de terras correspondente ao deserto de Neguev. Já a Palestina (Estado árabe, conforme o mapa), teria 11,5 mil km² e seria formada pela Cisjordânia, Faixa de Gaza e Galileia Ocidental. A cidade de Jerusalém, tida como centro religioso para as populações dos dois Estados e da comunidade cristã, seria considerada área internacional. A primeira guerra entre árabes e israelenses durou até janeiro de 1949, quando Israel ocupou toda a Galileia e o deserto de Neguev, ampliando sua área original em mais de 50%. De fevereiro a julho de 1949 foram assinados acordos de armistício sem a concretização de um tratado de paz para a região. Como resultado desses acordos, uma parte do que seria o Estado árabe da Palestina foi anexada a Israel e a outra parte, correspondente à Cisjordânia, foi anexada à Transjordânia, que mais tarde se tornaria o Reino Hachemita da Jordânia. A Faixa de Gaza passou ao controle egípcio. Jerusalém foi dividida, ficando a parte oriental sob administração jordaniana, e a parte ocidental sob administração israelense. Em 1967 iniciou-se mais um conflito na região: a Guerra dos Seis Dias. Resultante de mais um confronto entre as nações árabes e Israel, a guerra representou um fulminante ataque israelense que acabou por conquistar Gaza, toda a Península do Sinai (pertencente ao Egito), a Cisjordânia (pertencente à Jordânia) e as Colinas de Golã (pertencentes à Síria).










ATIVIDADES

1 Observem o mapa de conflitos, localizem o Brasil e os EUA. A partir da leitura do mapa o que se pode concluir sobre estes países, considerando que há uma grande diversidade étnica em seus territórios?

2 No mesmo mapa localizem os principais movimentos de independência da Europa Ocidental indicando os países envolvidos e os grupos étnicos.

3 Por que a ONU deliberou a criação dos Estados Judeus e Palestinos no Oriente Médio?


4 Façam um resgate histórico e procurem refletir sobre a condição política do continente africano a partir da análise do mapa. 


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