2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 20/07/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
20/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
3 anos A, B, C, do ensino médio.
TRABALAHNDO HABILIDADES
Identificar e compreender a emergência de
conflitos étnico-religiosos e de cunho separatista após a Guerra Fria
(1947-1991) e suas principais razões; levantar e organizar informações sobre as
principais áreas de ocorrência de conflitos no mundo, expressando oralmente os
resultados obtidos; compreender e aplicar a noção de zonas ou focos de tensão
no estudo da geografia mundial.
CONFLITOS ÉTNICO-CULTURAIS
O mapa do mundo está em constante mudança,
novos Estados surgem e outros deixam de existir, há também territórios que
almejam a independência para formarem um Estado. A dinâmica da disputa
territorial é velha e está na base do desenvolvimento político da humanidade
desde o início da civilização com a entrada da Antiguidade (período histórico
que marca o registro das primeiras civilizações).
Para entender a dinâmica social pela
disputa por território, primeiro temos que definir, ou melhor, delimitar os
conceitos, pois nesta aula vamos trabalhar três conceitos básicos que integram
os estudos da Geopolítica, são eles: TERRITÓRIO, ESTADO e NAÇÃO.
TERRITÓRIO: é uma categoria de análise da
geografia que trata de determinadas áreas do espaço geográfico ocupadas por
grupos sociais (povos), pessoa e governos que reclamam a sua posse e
legitimidade.
ESTADO: é a organização política de uma
sociedade que mantem um sistema hierárquico de poder com objetivo de administrar
um território, representa a força de uma determinada sociedade que promove a
proteção do território e sua demarcação com reconhecimento político
internacional.
NAÇÃO: é a expressão de características
culturais, sociais e míticos em comum de um determinado grupo social,
geralmente este conceito é confundido com o conceito de Estado, mas quando
analisamos os significados vemos que as diferenças são claras, pois a Nação
qualifica a identidade de um determinado povo, já o Estado corresponde a
estrutura de um sistema de poder e de organização política.
Atualmente os territórios são disputados
por governos e povos, o primeiro concebe o território a partir de sua
organização Moderna, Estado-Nação, o segundo, em muitos casos são
deslegitimados pelo próprio conceito moderno de Estado, são povos que mantem
outras relações de poder e de posse do território como no caso dos indígenas
que habitam o território brasileiro, são grupos que reclamam a sua posse, mas
ao mesmo tempo não aceitam este modelo de Estado Moderno, pois a organização
política dos grupos indígenas apresenta outra dinâmica de ocupação do espaço
geográfico. Porém, existem muitos povos que reclamam a separação e a
fragmentação de territórios que estão sob o domínio de um Estado para formarem
outro Estado, partindo da motivação identitária ao apresentar características
étnico-culturais distintas da nação que pertence ao Estado oficial e dominante.
As guerras por disputas territoriais
aumentaram após o término da Guerra Fria, por isso a Nova Ordem Mundial passou
a ser classificada pelos pesquisadores como Desordem Mundial, essa realidade
demonstra que as motivações das disputas territoriais vão além das questões
ideológicas, há correspondências intensas com a manifestações religiosas,
étnicas, políticas e econômicas. Todos os continentes apresentam focos de
disputas territoriais, mas a maior ocorrência desses conflitos está nos
continentes africano e asiático.
Agora vamos listar os principais conflitos
étnico-culturais do mundo.
a)
Litígios
fronteiriços na América do Sul.
Equador/Peru:
as elites peruanas mantêm uma velha disputa com o Equador, baseada na
conformação da Audiência de Quito, que deu lugar ao Equador, e do Vice-Reino do
Peru na época colonial. A reivindicação das elites equatorianas é que o Equador
deveria ter acesso à região amazônica. Essas disputas não são somente de
caráter diplomático e já desembocaram em um confronto bélico. O Protocolo do
Rio de Janeiro, de 29 de janeiro de 1942, pôs fim ao conflito fronteiriço, mas o
Equador perdeu boa parte de suas terras amazônicas.
Chile/Argentina:
na década de 1970, Chile e Argentina tiveram um conflito decorrente da
definição da zona austral, mais especificamente pelo Canal de Beagle. Esse
conflito foi resolvido a favor do Chile, com intermédio da Santa Sé, pelo
Tratado de Paz e Amizade, assinado na Cidade do Vaticano em 20 de fevereiro de
1978.
Apesar
de o mapa não apontar problemas fronteiriços entre Chile, Bolívia e Peru no século
XX, podemos ampliar a análise indicando os conflitos iniciados no final do
século XIX, e que ainda motivam instabilidades regionais, envolvendo alguns
desses países na atualidade. Pois, o Chile apresentou problemas fronteiriços
com Argentina, Bolívia e Peru. Com Bolívia e Peru, o Chile mantém uma disputa
histórica datada de 1879, quando as três nações protagonizaram a Guerra do
Pacífico, vencida pelo Chile. Nessa disputa, a Bolívia perdeu o território de
Antofagasta para o Chile ficando, portanto, sem acesso ao Oceano Pacífico. No
mesmo confronto, o Peru perdeu as zonas de Arica e Iquique para o Chile. Entre
1932 e 1935, deu-se a Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai. A Bolívia foi
derrotada e cedeu ao Paraguai parte de seu território, chamado Chaco Boreal.
b)
Movimentos
de independência na Europa.
Irlanda
do Norte: apesar de ter havido um acordo de paz em 1998, ainda existe um
movimento remanescente do conflito de base religiosa entre católicos e
protestantes.
País
Basco: da assinatura de um acordo de paz entre o grupo separatista ETA e o
governo espanhol, ainda existe um movimento remanescente que busca a
independência do País Basco.
Kosovo
(conflito separatista kosovar): o mapa, datado de 2006, aponta os graves
conflitos internos ocorridos no Kosovo decorrentes da não aceitação, por parte
da Sérvia, do estatuto de autonomia plena kosovar, mediado pela ONU. As
negociações sucederam-se entre 2006 e 2007 e, sem haver acordo, em 17 de
fevereiro de 2008, a Assembleia do Kosovo declarou independência, que foi reconhecida,
até agora, por mais de cinquenta países. Porém, a Sérvia continua a rejeitar a
independência e, no ano de 2009, o governo sérvio solicitou ao Tribunal
Internacional
de Justiça (ligado à ONU) uma verificação jurídica sobre a legalidade do
direito internacional da declaração de independência do Kosovo.
c) Estados criados
pela ONU na partilha da Palestina em 1947.
A
partilha da Palestina, proposta pela ONU em 1947 e instituída em 1948, criaria
dois Estados: o de Israel e o da Palestina. Vale fornecer algumas informações
complementares: com cerca de 14 mil km², o Estado de Israel (Estado judeu, no
mapa) seria composto pela faixa de terras entre Haifa e Tel Aviv na porção
oeste, pela Galileia Oriental e pela porção de terras correspondente ao deserto
de Neguev. Já a Palestina (Estado árabe, conforme o mapa), teria 11,5 mil km² e
seria formada pela Cisjordânia, Faixa de Gaza e Galileia Ocidental. A cidade de
Jerusalém, tida como centro religioso para as populações dos dois Estados e da
comunidade cristã, seria considerada área internacional. A primeira guerra
entre árabes e israelenses durou até janeiro de 1949, quando Israel ocupou toda
a Galileia e o deserto de Neguev, ampliando sua área original em mais de 50%.
De fevereiro a julho de 1949 foram assinados acordos de armistício sem a
concretização de um tratado de paz para a região. Como resultado desses
acordos, uma parte do que seria o Estado árabe da Palestina foi anexada a
Israel e a outra parte, correspondente à Cisjordânia, foi anexada à
Transjordânia, que mais tarde se tornaria o Reino Hachemita da Jordânia. A
Faixa de Gaza passou ao controle egípcio. Jerusalém foi dividida, ficando a
parte oriental sob administração jordaniana, e a parte ocidental sob
administração israelense. Em 1967 iniciou-se mais um conflito na região: a
Guerra dos Seis Dias. Resultante de mais um confronto entre as nações árabes e
Israel, a guerra representou um fulminante ataque israelense que acabou por
conquistar Gaza, toda a Península do Sinai (pertencente ao Egito), a
Cisjordânia (pertencente à Jordânia) e as Colinas de Golã (pertencentes à
Síria).
ATIVIDADES
1 Observem o mapa de conflitos, localizem
o Brasil e os EUA. A partir da leitura do mapa o que se pode concluir sobre
estes países, considerando que há uma grande diversidade étnica em seus
territórios?
2 No mesmo mapa localizem os principais
movimentos de independência da Europa Ocidental indicando os países envolvidos
e os grupos étnicos.
3 Por que a ONU deliberou a criação dos
Estados Judeus e Palestinos no Oriente Médio?
4 Façam um resgate histórico e procurem
refletir sobre a condição política do continente africano a partir da análise
do mapa.
Comentários
Postar um comentário