2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 20/07/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
20/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
6 anos A, B e C do ensino fundamental.
TRABALHANDO HABILIDADES
(EF06GE21*) Identificar os pontos cardeais
e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa e o sistema de
coordenadas geográficas.
(EF06GE22*) Distinguir os elementos do
mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de
coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações
cartográficas.
(EF06GE24*) Aplicar técnicas de representação
utilizadas na cartografia temática, em especial a diferença entre mapas de base
e mapas temáticos.
CARTOGRAFIA: OS ATRIBUTOS DO MAPA
Agora vamos acompanhar uma aula do
Telecurso sobre cartografia e a prática de representar os lugares. Para
acompanhar a aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia,
escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os
principais conceitos destacados na aula.
Vou anexar aqui o link da aula 03:
Aqui segue o link da aula 05:
ATIVIDADES
1 ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE MAPA
A-Agora vamos produzir um mapa simples destacando
o traçado do trajeto de casa para a escola. Nosso objetivo é tornar o mapa
simples e direto colocando informações dos principais pontos de referência do
trajeto, ou seja, referências que sejam bem destacadas na paisagem e que todos
consigam identificar, como um supermercado, hospital, posto de gasolina, uma
praça. Assim a pessoa vai se orientar e conseguir chegar até o destino desejado
que é a nossa escola.
B-Para fazer o traçado ou rota, primeiro
temos que obter a imagem do trajeto no Google Maps. Abra o Google Maps e digite
na busca o ponto de partida e o destino do trajeto (escolha a opção do tipo de
transporte utilizado para se deslocar até a escola), no ponto de partida digite
seu endereço e no destino o endereço da escola. Pronto, vai aparecer na tela o
trajeto que deseja percorrer.
C-Nesta etapa vamos gerar a imagem do
trajeto, mas tenham cuidado, pois a imagem do trajeto (ruas destacadas para
chegar até a escola) vai aparecer pequena, para aumentar a imagem é necessário
gerar o mapa no MENU (canto superior esquerdo da tela) em seguida escolha a
opção COMPARTILHAR OU INCORPORAR MAPA, vai aparecer a tela COMPARTILHAR, nela
escolha a opção INCORPORAR UM MAPA, vai aparecer a tela com o mapa da rota, na
parte superior esquerda da mesma tela escolha o tamanho do mapa, TAMANHO
PERSONALIZADO, em seguida aparece outra tela, escolha a opção VIZUALIZAR
TAMANHO REAL, o mapa será gerado, aumente a tela em RETAURAR TAMANHO DE TELA,
em seguida aumente a imagem do mapa dimensionando o início e o fim da rota no
tamanho total da tela do computador, tire um PRINT e cole a imagem no PAINT (programa
de desenho). Pronto, terminamos o nosso mapa que deve apresentar a seguinte
imagem (essa é a rota da minha casa até a escola), como exemplo do mapa que
cada aluno vai produzir com título e legenda.
ROTA: CASA - ESCOLA
LEGENDA
RESIDÊNCIA
– LOCAL DE PARTIDA
ESCOLA – LOCAL DE
CHEGADA
2 Partindo de sua casa
para qual direção devemos seguir para chegar até a escola?
Exemplo de resposta com
base no mapa gerado na primeira questão: A escola está na direção nordeste.
OBS: caros alunos agora
vamos praticar, respondam as duas questões de acordo com os exemplos de
resposta apresentados.
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