Profª Verônica - Português - 8A 8B 8C - Notícia é imparcial? (CMSP)

Profª Verônica

Matéria: Português

Turma: 8A, 8B, 8C

Entrega: até 20/07

Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD

Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.


VÍDEO DA AULA NO CMSP AQUI


Habilidade: (EF69LP17)
Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
Objetivos: Reconhecer a importância dos gêneros textuais do campo jornalístico na formação de leitores, em destaque a notícia;
Explorar o gênero notícia;
Compreender a importância da seleção dos léxicos e os seus efeitos de sentido na elaboração dos gêneros textuais do campo jornalístico.

Tema: A notícia é imparcial?

Olá alunos,
vocês já viram alguns gêneros textuais do campo jornalístico (para relembrar clique AQUI). Hoje vamos refletir a respeito dos seus conhecimentos sobre o gênero notícia. Vamos lá!

1) Você se lembra das características da notícia? Comente sobre as que você aprendeu.
2) Qual a finalidade de uma notícia?
3) Você sabia que os jornais e revistas, além de informar os seus leitores, também influenciam seus pensamentos e comportamentos? Comente.

Leitura do texto: Adolescentes lutam por um bairro sem lixo.
4) LIDE é geralmente o primeiro parágrafo de uma notícia, e fornece ao leitor informações básicas (quem, o quê, onde, como, quando e por quê) sobre o assunto a ser tratado. De acordo com a notícia lida, o que o lide explicita?
5) Preencha de acordo com as informações da notícia lida:
O quê (a ação):
Quem (agente):
Quando (tempo):
Onde (lugar):
Por quê (motivo):
6) Que fato despertou o interesse dos alunos em realizar uma campanha solidária para acabar com o lixo do bairro?
7) Que solução os adolescentes encontraram para deixar o bairro Alegritude mais limpo, sem lixo?
8) Onde essa notícia foi publicada?
9) Qual foi a linguagem predominante da notícia (responda de acordo com as opções dadas na aula)?
10) Qual foi o principal objetivo dessa notícia?
11) O texto foi redigido em 1ª ou 3ª pessoa? Por quê?
12) De acordo com o explicado na aula, o que é uma citação direta?
13) Na notícia lida há citação direta? Explique.
14) Houve interpretação dos fatos (ponto de vista) ou apenas a informação de um conteúdo real ou cotidiano? Justifique.
15) Você pode acrescentar mais alguma coisa em relação a aula? O quê? Entendeu a matéria? ficou com dúvidas? Cite aqui.

Não se esqueçam de enviar em WORD para meu e-mail. Até mais!




Comentários