Tecnologia - Profº Rodrigo - 6B e 7B
enviar para o email: prospero@prof.educacao.sp.gov.br
Colocar nome, número e série
Na última semana/aula assistimos o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uXdus7X-E9s . Quem não assistiu, click no link, assista e leia o texto.
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O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação
- Anair Altoé
- Heliana da Silva
Imaginem vocês por uns instantes, neste exato momento alunos de várias escolas, nos mais diversos países, da quarta série do ensino fundamental, entusiasmados em suas salas de aula, tendo a sua frente computadores conectados à Internet, nos quais contemplam ora as belezas de uma floresta, natural com sua biodiversidade de vida, ora as estrelas a milhões de distância do nosso planeta, ou ainda assistindo aos jogos olímpicos mundiais ou a copa do mundo de futebol, ou mesmo surfando entre as diversas salas e corredores de museus nos quais admiram quadros de pintores famosos como Da Vinci, Portinari, Di Cavalcanti e outros ou, ainda, apenas interagindo entre si em um verdadeiro chat educativo. Não é fantástico? Imaginem os conhecimentos que essas crianças poderão construir e compartilhar.
Podemos chamar, a esse ambiente, de imaginação virtual. E o mais fantástico a que podemos realizar essa imaginação virtual, por meio dos ciberespaços, isto é, nos diversos ambientes virtuais de comunicação existentes, sejam nas escolas, nas bibliotecas, nos cibercafés dos shoppings centers, sejam comunidades de bairros ou mesmo em nossas residências.
A virtualidade sempre fez parte da imaginação do homem. A diferença, hoje, é que a imaginação se tornou realidade graças às novas tecnologias que possibilitam aos homens reconstruir sua imaginação e criar comunidades virtuais (DUART; SANGRÀ, 2000). Esses ambientes permitem que as pessoas se comuniquem no plano educacional, cultural ou profissional, de forma assincrônica, sem estar de modo simultâneo no mesmo tempo e espaço.
Entretanto, para que um chat educativo aconteça é necessário que estejamos conectados a uma rede de telecomunicações; ou seja, devemos possuir um computador, um modem e uma linha telefônica, ou uma antena parabólica, ou uma estação de rádio, localizados em qualquer um dos ambientes
virtuais descritos. Essa realidade ainda é inacessível a muitas pessoas, escolas, comunidades, particularmente em nosso país. Somos um país com um extenso território, no qual a distância não deveria ser motivo para justificar a distância entre um ponto e outro. Vivemos um período destacado como tecnológico, pois, teoricamente tudo se torna próximo, fácil, palpável, acessível, mas mesmo assim continuamos aceitando o não comprometimento do governo com as questões da educação.
O homem construiu uma vida melhor graças ao desenvolvimento das tecnologias, apesar dos impedimentos de acesso e de conexão às redes mundiais de comunicação. E isto não se processou de uma hora para outra. Até chegar ao que muitos de nós estamos vivenciando neste milênio, o homem, desde a pré-história, vem fazendo uso das tecnologias. Muitos utensílios e ferramentas foram criados em todas as épocas da existência humana. Sabiamente, o homem registrou sua história mediante os símbolos iconográficos nos quais mostrou como viviam, caçavam, pescavam e como eram seus rituais e suas danças.
A história também registra que, desde o período Paleolítico (conhecido como a Idade da Pedra Lascada) os homens pré-históricos se agrupavam em hordas nômades, ou seja, mudavam constantemente de um lugar para outro em busca de alimentos. Também fabricavam instrumentos de pedra lascada, destinados à caca de animais e a coleta de frutos e raízes, porque nessa época eles não conheciam a agricultura. No período Neolítico (conhecido como a Idade da Pedra Polida), eles organizavam-se em clãs e aldeias. Foi um período que marcou profundamente o relacionamento entre o homem e a natureza, em virtude de sua intervenção na mesma. Nesse período, desenvolveram a agricultura, domesticaram os animais e os instrumentos eram fabricados com a pedra polida, melhorando muito o corte. Com o passar do tempo, os homens foram evoluindo socialmente e suas
ferramentas foram aperfeiçoadas. As pessoas, em seus grupos sociais, foram criando culturas especificas e diferenciadas que foram constituindo-se em conhecimentos, maneiras peculiares e técnicas particulares de fazer as coisas; conseqüentemente, consolidaram as culturas e os costumes, crenças, hábitos sociais que foram sendo transmitidos às gerações.
1- Você acha que a tecnologia é acessível a todos, alunos e professores, nas escolas brasileiras?
Na sua opinião, é possível um ensino virtual de qualidade ?
(esse texto continua na próxima semana)
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Na última semana/aula assistimos o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uXdus7X-E9s . Quem não assistiu, click no link, assista e leia o texto.
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O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação
- Anair Altoé
- Heliana da Silva
Imaginem vocês por uns instantes, neste exato momento alunos de várias escolas, nos mais diversos países, da quarta série do ensino fundamental, entusiasmados em suas salas de aula, tendo a sua frente computadores conectados à Internet, nos quais contemplam ora as belezas de uma floresta, natural com sua biodiversidade de vida, ora as estrelas a milhões de distância do nosso planeta, ou ainda assistindo aos jogos olímpicos mundiais ou a copa do mundo de futebol, ou mesmo surfando entre as diversas salas e corredores de museus nos quais admiram quadros de pintores famosos como Da Vinci, Portinari, Di Cavalcanti e outros ou, ainda, apenas interagindo entre si em um verdadeiro chat educativo. Não é fantástico? Imaginem os conhecimentos que essas crianças poderão construir e compartilhar.
Podemos chamar, a esse ambiente, de imaginação virtual. E o mais fantástico a que podemos realizar essa imaginação virtual, por meio dos ciberespaços, isto é, nos diversos ambientes virtuais de comunicação existentes, sejam nas escolas, nas bibliotecas, nos cibercafés dos shoppings centers, sejam comunidades de bairros ou mesmo em nossas residências.
A virtualidade sempre fez parte da imaginação do homem. A diferença, hoje, é que a imaginação se tornou realidade graças às novas tecnologias que possibilitam aos homens reconstruir sua imaginação e criar comunidades virtuais (DUART; SANGRÀ, 2000). Esses ambientes permitem que as pessoas se comuniquem no plano educacional, cultural ou profissional, de forma assincrônica, sem estar de modo simultâneo no mesmo tempo e espaço.
Entretanto, para que um chat educativo aconteça é necessário que estejamos conectados a uma rede de telecomunicações; ou seja, devemos possuir um computador, um modem e uma linha telefônica, ou uma antena parabólica, ou uma estação de rádio, localizados em qualquer um dos ambientes
virtuais descritos. Essa realidade ainda é inacessível a muitas pessoas, escolas, comunidades, particularmente em nosso país. Somos um país com um extenso território, no qual a distância não deveria ser motivo para justificar a distância entre um ponto e outro. Vivemos um período destacado como tecnológico, pois, teoricamente tudo se torna próximo, fácil, palpável, acessível, mas mesmo assim continuamos aceitando o não comprometimento do governo com as questões da educação.
O homem construiu uma vida melhor graças ao desenvolvimento das tecnologias, apesar dos impedimentos de acesso e de conexão às redes mundiais de comunicação. E isto não se processou de uma hora para outra. Até chegar ao que muitos de nós estamos vivenciando neste milênio, o homem, desde a pré-história, vem fazendo uso das tecnologias. Muitos utensílios e ferramentas foram criados em todas as épocas da existência humana. Sabiamente, o homem registrou sua história mediante os símbolos iconográficos nos quais mostrou como viviam, caçavam, pescavam e como eram seus rituais e suas danças.
A história também registra que, desde o período Paleolítico (conhecido como a Idade da Pedra Lascada) os homens pré-históricos se agrupavam em hordas nômades, ou seja, mudavam constantemente de um lugar para outro em busca de alimentos. Também fabricavam instrumentos de pedra lascada, destinados à caca de animais e a coleta de frutos e raízes, porque nessa época eles não conheciam a agricultura. No período Neolítico (conhecido como a Idade da Pedra Polida), eles organizavam-se em clãs e aldeias. Foi um período que marcou profundamente o relacionamento entre o homem e a natureza, em virtude de sua intervenção na mesma. Nesse período, desenvolveram a agricultura, domesticaram os animais e os instrumentos eram fabricados com a pedra polida, melhorando muito o corte. Com o passar do tempo, os homens foram evoluindo socialmente e suas
ferramentas foram aperfeiçoadas. As pessoas, em seus grupos sociais, foram criando culturas especificas e diferenciadas que foram constituindo-se em conhecimentos, maneiras peculiares e técnicas particulares de fazer as coisas; conseqüentemente, consolidaram as culturas e os costumes, crenças, hábitos sociais que foram sendo transmitidos às gerações.
1- Você acha que a tecnologia é acessível a todos, alunos e professores, nas escolas brasileiras?
Na sua opinião, é possível um ensino virtual de qualidade ?
(esse texto continua na próxima semana)
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