Olá pessoal! Espero que estejam todos bem
No 3° Bimestre vamos trabalhar o tema que vocês escolheram na fase presencial: Música!
Peço que leiam os seguintes textos:
TEXTO 1:
A FUNÇÃO SOCIAL DA MÚSICA
Todas as instituições religiosas – e a Igreja Católica Romana mais do que qualquer outra – têm sistematicamente explorado este poder peculiar à música. A Igreja Católica, no princípio da Idade Média, não pedia à música que ela fosse “bela,” muito pelo contrário. A função da música, naquela época, era a de levar os crentes a um estado de contrição e drástica humildade, apagando qualquer traço de individualidade neles e diluindo-os numa coletividade submissa.
A Necessidade da Arte
Ernest Fischer
Ed. Zahar, 1983
TEXTO 2:
Funções Sociais da Música Durante esses anos trabalhando como educador musical e músico, percebo o aumento das pessoas procurando estudar música. Contudo, poucos compreendem os benefícios e as funções que a música fornece para a sociedade. Ouve-se então, frases corriqueiras como: - Aprender música pra quê?... - Pra que serve música?.... - Música é só lazer, diversão... Certamente, música também é isso, como atesta a publicação do "Último Segundo - Ciência". Contudo, para aqueles que associam música apenas a esses conceitos, e para outros que desejam conhecer um pouco mais sobre algumas funções proporcionadas por ela, eis a seguir uma pequena leitura sobre o assunto. Leia, reflita e tire suas conclusões. Em 1964, o etnomusicólogo Allan Merrian categorizou em seu livro "The Anthropology of Music" algumas funções sociais exercidas pela música.
1. Prazer estético: prazer gozado tanto pelos apreciadores quanto pelos criadores.
2. Divertimento e entretenimento: presente em todas as culturas. Esta função divide-se em duas áreas:
a) entretenimento puro (tocar ou apenas cantar);
b) entretenimento combinado (ligada a outras funções, como por exemplo a comunicação em filmes, comerciais, etc.).
3. Função de comunicação: ocorre quando a música comunica algo, tome-se como exemplo a emoção.
4. Representação simbólica: quando elementos presentes nas composições musicais simbolizam as ideias e os comportamentos da sociedade.
5. Expressão emocional: esta refere-se à liberação de sentimentos.
6. Reação física: quando a excitação e a mudança de comportamento são provocadas e incentivadas pela música.
7. Conformidade: a música impõe conformidade à normas sociais quando exerce influência na aversão e na afeição a determinados grupos ou sujeitos.
8. Validar instituições sociais: a música enfatiza o adequado e repugna o impróprio para a sociedade além de validar os rituais religiosos através da música folclórica ao citar mitos e lendas.
9. Continuidade e estabilidade da cultura: para isso, a música contribui dizendo o que é certo e o que é errado socialmente, influindo na continuidade e na expansão da cultura de um povo.
10. Integração da sociedade: a música promove um ponto de solidariedade quando por exemplo, pessoas se reúnem para realizar atividades em conjunto que necessitam entre muitas coisas, a coordenação e a cooperação do coletivo.
As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de Montenegro. (Júlia Maria Hummes).
ATIVIDADE
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