Prof. Me. Horácio - Geografia - 3 ano A, B, C

 

3º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.

Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega da atividade: 24/08/2020

 

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.

OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

 

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 24/08, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

 

Até mais e bons estudos.

 

3 ano A, B, C do ensino médio.

 

TRABALHANDO HABILIDADES

Conteúdos: o imperialismo europeu e a partilha da África; a formação das fronteiras e o processo de independência; as relações da África com a Europa; o processo de independência dos países do continente e a formação de organismos multilaterais na África; migrações clandestinas de imigrantes africanos em direção ao continente europeu; número de pessoas refugiadas no mundo; conflitos internos da atualidade.

Competências e habilidades: analisar iconografias acerca do processo neocolonial africano; ler e interpretar mapas e gráficos relativos à colonização e à descolonização africanas; explicar a formação de organismos multilaterais africanos; ler e interpretar mapas temáticos sobre a distribuição da riqueza mundial e número de pessoas refugiadas para estabelecer relações a respeito do fluxo migratório África-Europa.

 

TELE AULA

 

Link para acompanhar a tele aula do CEEJA Volume 02 A Partilha da África:

https://www.youtube.com/watch?v=M3VeLdV-XY4

 

ÁFRICA E EUROPA

 

Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre a desigualdade econômica gerada pelo colonialismo europeu na África. Para acompanhar a aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados na aula.

 

 

ATIVIDADE

 

1 Aponte um problema geográfico gerado pelo imperialismo colonial europeu que ainda se manifesta no continente africano.

Comentários