Professor, Carlos Gaia, Filosofia, 1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F

A INVENÇÃO DA POLÍTICA 
O surgimento da cidade
_____________________________

2° Texto

Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, o que se diz é que desfizeram aquelas  aracterísticas da autoridade e do poder. Embora, nos começos, gregos e romanos tivessem conhecido a organização econômico-social de tipo despótico ou patriarcal, um conjunto de medidas foi tomado pelos primeiros dirigentes - os legisladores - de modo a impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei, senhor da terra, da justiça e das armas, representante da divindade.
(...) Como a propriedade da terra não pertencia à aldeia nem ao rei, mas às famílias independentes, e como as guerras ampliavam o contigente de escravos, formou-se na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias, ali se estabeleceram como artesãos e comerciantes, prosperam, transformaram as aldeias em centros urbanos e passaram a disputar o direito ao poder com as grandes famílias agrárias. Uma luta de classes perpassa a história grega e romana exigindo solução.
A urbanização significou uma complexa rede de relações econômicas e sociais que colocava em confronto não só proprietários agrários, de um lado, e artesãos e comerciantes, de outro, mas também a massa de assalariados da população urbana, os não-proprietários, genericamente chamados de " os pobres".
A luta de classes entre ricos e entre ricos e pobres, eram decorrentes do fato de que todos os individuos participavam das guerras externas, tanto para a expansão territorial como para a defesa de sua cidade, formando as milícias dos nativos da comunidade. Essa participação militar fazia com que todos se julgassem no direito de intervir, de algum modo, nas decisões econômicas e legais de suas comunidades. A luta das classes pedia uma solução.  Essa solução foi a política, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.
Os primeiros chefes políticos, também conhecidos como legisladores, introduziram uma divisão no território das cidades, visando diminuir o poderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres. Em Atenas, por exemplo, a pólis foi subdividida em unidades sociopolíticas denominadas demos; em Roma, em tribus.
Quem nascesse num demo ou numa tribus, independentemente de sua situação econômica, tinha assegurado o direito de participar direta ou indiretamente das decisões da cidade. No caso de Atenas, todos os naturais do demos tinham o direito de participar diretamente do poder, donde o regime ser uma DEMOCRACIA.
__________________________________
Fonte: Livro Convite à Filosofia - CHAUI, Marilena, pag. 351, capitulo 09.
_______________________________________

Atenção: copiar esse texto no caderno, façam leitura para compreenderem à base do surgimento da política.
_______________________________________
Não é para entregar nada por enquanto. Apenas registre, no caderno e leiam. Qualquer dúvida, ai sim, podem enviar por email: ggaia@prof.educacao.sp.gov.br
______________________________________

Comentários