Nome da professora: Lucielma
Série: 1ªE, 1ªF e 1ªG - Ensino Médio
Disciplina: Língua Inglesa
Assunto: Can / Can't
Data: 03/09/2020
Hello students!
I wish you are well!
Vamos trabalhar com o verbo modal Can, entendendo sua estrutura e o sentido que atribui aos vários contextos comunicativos. Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mails.
Devolutiva da atividade enviada até o dia 10/09/2020
Enviar a atividade no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
Modal
Verb Can
O
significado desse verbo corresponde a “PODER” ou “SABER”, em português.
Portanto para indicar capacidade, possibilidade, habilidade e permissão.
Observe abaixo como usar esse verbo nas formas afirmativa, negativa e
interrogativa:
Affirmative form
I can ( Eu posso )
You can (Você pode )
He can ( Ele pode )
She can ( Ela pode )
It can( Ele/ela
pode- objetos e animais
We can ( Nós podemos )
You can ( Vocês podem )
They can( Eles ou elas podem )
Negative
form
I can not ou
can´t ( Eu não posso )
You can not ou can´t ( Você não pode)
He can not ou can´t ( Ele não pode )
She can not ou can´t ( Ela não pode )
It can not ou can´t ( Ele/ela não pode – objetos e animais)
We can not ou can´t ( Nós não podemos )
You can not ou can´t ( Vocês não podem )
They can not ou can´t ( Eles ou elas não
podem )
Interrogative
form
Can I ? (
Eu posso ? )
Can you ? ( Você
pode ? )
Can he ? ( Ele pode ? )
Can she ? ( Ela pode ? )
Can it? ( Ele ou ela pode? para animais e objetos)
Can we ? ( Nós podemos ? )
Can you ? ( Vocês podem ? )
Can they ? ( Eles ou elas podem ? )
Exemplos:
I can ski.
I can’t ski.
Can I help you?
Analise o
uso do verbo “Can” na música : Treat You Better - Shawn Mendes:
I won't
lie to you
I know
he's just not right for you
And you can tell me if I'm off
But I see
it on your ________
When you ________ that he's the one that you want
And
you're spending all your ________
In this
wrong ___________
And
anytime ________ want it to stop
I know I can treat you better
Than he can
And any
girl ________ you deserves a gentleman
Tell me ________ are we wasting time
On all
your wasted crying
When you
should ________ with me instead
I know I can treat you better
Better than he can
I'll stop
time for you
The
second you say you'd like me too
I just
wanna give you the loving that you're missing
Baby,
just to wake up with you
Would be
everything I need
And this
could be so different
Tell me
what you want to do
Cause I know I can treat you better
Than he can
And any
girl like you deserves a gentleman
Tell me
why are we wasting time
On all
your wasted crying
When you
should be with me instead
I know I can treat you better
Better than he can
Better than he can
Give me a
sign
Take my
hand, we'll be fine
Promise I
won't let you down
Just know
that you don't
Have to
do this alone
Promise
I'll never let you down
Cause I know I can treat you better
Than he can
And any
girl like you deserves a gentleman
Tell me
why are we wasting time
On all
your wasted crying
When you
should be with me instead
I know I can treat you better
Better than he can, oh
Better than he can
Better than he can
https://www.letras.mus.br/shawn-mendes/treat-you-better/traducao.html
Após
analisar o uso do verbo “can” na música responda:
1.Qual forma
verbal é utilizada na construção da canção? Affirmative form, Interrogative
form ou negative form? Justifique sua resposta com elementos extraídos da
música.
2.Uma possível tradução para os
versos: “You can tell me…” ; “I can
treat you better” ; “Better than he can…” seria respectivamente:
a.”Você pode me dizer” ; “Posso te
tratar melhor”; “Melhor do que ele pode”.
b.”Você pode me
dizer”; “Você pode me tratar melhor “, Melhor do que ela pode”.
3.Ouça a canção e
selecione a palavra que completa cada
verso abaixo, após complete as lacunas na música.
a. “But I see it on your ………………….” ( )PLACE ( ) FACE
b. “When you…… that he's the one that you want…” ( ) SAY
( ) MAY
c.”And you're spending all your …………..” (
)NINE ( ) TIME
d.”In this wrong ……………………………” ( ) EXPLORATION
( ) SITUATION
e.”And anytime …………… want it to stop…” ( ) YOU ( )DO
f.”And any girl …………….. you deserves a gentleman…”
( ) LIKE
( ) DISLIKE
g.”Tell me …………….. are we wasting time…” ( )
WHY (
) SKY
h.”When you should …………. with me instead…” ( ) SHE ( ) BE
4.Complete as sentenças
usando can ou can´t:
a.A baby ……………………talk.
b.He is a good player but I …………………… beat him.
c. …………………… she speak
English?
d.I ´m very tired. I ……………………even
walk.
e.We …………………… leave now. I´m ready.
f. …………………… you ride a bike?
g.The music is so loud. I ……………………hear you.
h. …………………… you play tennis?
5.Transforme as frases
abaixo em afirmativas, negativas ou interrogativas de acordo com o que se pede:
Exemplos:
Bruno can play the guitar. ( negativa)
Bruno can´t
play the guitar.
Can the girls play volleyball? ( afirmativa)
The girls can
play volleyball.
a. Can Mary cook cheese with carne?( afirmativa)
b. We can cook
well.(negativa)
c. Karl can
cook spaghetti.(interrogativa)
d. Any can
write exciting articles. (interrogativa)
Comentários
Postar um comentário