3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 28/09/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
28/09, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
1 ano A, B, C, D do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Competências e habilidades: construir e
aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem escrita (leitura), como
meio de vislumbrar as dimensões presentes num texto; construir e aplicar
habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica (leitura e
confecção), como meio de visualização sintética da relação entre realidades
geográficas distintas; associar padrões de desenvolvimento econômico e social
distintos às maneiras de realizar o controle passivo das situações de riscos
naturais; interpretar dados e informações para tomar decisões e enfrentar
situações-problema, como a prevenção contra situações de riscos naturais; trabalhar
reflexões sobre a apreensão da natureza como uma forma de construção do espaço
humano.
CATÁSTROFES NATURAIS: MONITORAMENTO E
PREVENÇÃO
Agora vamos acompanhar um documentário
sobre o último grande terremoto do Japão. Para acompanha o doc sugiro a
organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título
da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados
na aula.
Documentário.
Link para acompanhar o documentário, Japão
Catástrofe Imprevista:
https://www.youtube.com/watch?v=tivaLpksBDo&t=24s
Atividade
1 O que é a Coroa de Fogo e onde está
localizada?
2 O hipocentro do grande abalo sísmico
ocorreu em qual distância do Japão?
3 Indique a intensidade do terremoto (sua
força na escala Rishter), o tempo de duração do tremor e o seu raio de alcance.
4 A força do terremoto desencadeou uma
Tsunami. Explique este processo!
5 Este evento provocou três desastres, descreva-os.
6 Em um período de pouco mais de um ano
ocorreu três grandes terremotos na região da Coroa de Fogo no Pacífico. Indique
suas localizações!
7 Como é o sistema de prevenção e sua
eficácia para evitar os desastres gerados por um terremoto?
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