3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 21/09/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
21/09, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
2 ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Conteúdos: natalidade, mortalidade e
crescimento natural ou vegetativo; dinâmica demográfica brasileira; transição
demográfica.
Competências e habilidades: articular a
relação entre conceitos (crescimento natural ou vegetativo, taxas de
mortalidade e natalidade), aplicando-os na interpretação de gráficos e tabela
sobre o crescimento populacional brasileiro; por meio de gráficos, interpretar
os períodos da dinâmica demográfica do Brasil, estabelecendo relações de causa
e efeito entre sequências de acontecimentos de significado histórico-geográfico;
articular os conceitos taxa de fecundidade e mortalidade infantil com a leitura
e interpretação de gráficos; discriminar e estabelecer diferenciações entre as
variações das taxas de fecundidade e mortalidade infantil e os graus de
instrução das mulheres; ler e interpretar gráficos para caracterizar
regionalmente a queda da taxa de fecundidade no Brasil; construir o conceito de
transição demográfica utilizando a interpretação de gráficos como recurso;
apreender o significado e as intencionalidades de ideias equivocadas divulgadas
na mídia sobre o processo demográfico brasileiro, com o objetivo de desenvolver
argumentação oral e escrita com base no conteúdo estudado; identificar conceitos
e pontos relevantes para a elaboração de sínteses dissertativas.
A DINÂMICA DEMOGRÁFICA
Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre
a dinâmica demográfica do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a organização
das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no
cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados na aula.
TELE AULA
Link para acompanhar a tele aula 26:
https://www.youtube.com/watch?v=SOOx53Vn80k&t=312s
ATIVIDADE
1 Na tele aula qual é o problema
apresentado pelos carteiros?
2 De acordo com a tele aula a junção do
Eixo Rio-São Paulo resulta em uma nova formação urbana. Apresente esta nova
formação urbana e seu alcance geográfico.
3 No diálogo entre os personagens Vicente
e Gil podemos identificar uma síntese sobre a condição econômica da região observada
pelos mesmos no mapa. Qual é a região destaca e quais são as conclusões e os
problemas apontados pelos personagens Vicente e Gil?
Comentários
Postar um comentário