Prof. Me. Horácio - Geografia - 2 ano A, B, C, D, E, F

 


3º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.

Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega da atividade: 21/09/2020

 

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.

OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

 

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 21/09, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

 

Até mais e bons estudos.

 

2 ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.

 

TRABALHANDO HABILIDADES

Conteúdos: natalidade, mortalidade e crescimento natural ou vegetativo; dinâmica demográfica brasileira; transição demográfica.

Competências e habilidades: articular a relação entre conceitos (crescimento natural ou vegetativo, taxas de mortalidade e natalidade), aplicando-os na interpretação de gráficos e tabela sobre o crescimento populacional brasileiro; por meio de gráficos, interpretar os períodos da dinâmica demográfica do Brasil, estabelecendo relações de causa e efeito entre sequências de acontecimentos de significado histórico-geográfico; articular os conceitos taxa de fecundidade e mortalidade infantil com a leitura e interpretação de gráficos; discriminar e estabelecer diferenciações entre as variações das taxas de fecundidade e mortalidade infantil e os graus de instrução das mulheres; ler e interpretar gráficos para caracterizar regionalmente a queda da taxa de fecundidade no Brasil; construir o conceito de transição demográfica utilizando a interpretação de gráficos como recurso; apreender o significado e as intencionalidades de ideias equivocadas divulgadas na mídia sobre o processo demográfico brasileiro, com o objetivo de desenvolver argumentação oral e escrita com base no conteúdo estudado; identificar conceitos e pontos relevantes para a elaboração de sínteses dissertativas.

 

 

A DINÂMICA DEMOGRÁFICA

 

Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre a dinâmica demográfica do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados na aula.

 

TELE AULA

 

Link para acompanhar a tele aula 26:

https://www.youtube.com/watch?v=SOOx53Vn80k&t=312s

 

ATIVIDADE

 

1 Na tele aula qual é o problema apresentado pelos carteiros?

2 De acordo com a tele aula a junção do Eixo Rio-São Paulo resulta em uma nova formação urbana. Apresente esta nova formação urbana e seu alcance geográfico.

3 No diálogo entre os personagens Vicente e Gil podemos identificar uma síntese sobre a condição econômica da região observada pelos mesmos no mapa. Qual é a região destaca e quais são as conclusões e os problemas apontados pelos personagens Vicente e Gil?

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