3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 28/09/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 28/09,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
2 ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
. Competências e
habilidades: relacionar a leitura e a interpretação de dados estatísticos
apresentados em gráficos sobre a situação das mulheres na chefia dos domicílios
brasileiros; articular conceitos (PEA e setores econômicos) com leitura de
gráficos; leitura e fichamento de textos para exercitar a síntese de conceitos
e acontecimentos relativos ao mercado de trabalho no Brasil; ler e interpretar
gráfico sobre as transformações da distribuição setorial da PEA no Brasil, utilizando-o
como elemento quantitativo e de síntese para a compreensão de fenômenos sociais
pretéritos ou em curso na sociedade brasileira; produzir textos (comentários e
dissertações) sobre o mercado de trabalho no Brasil baseados na leitura e na
interpretação de gráficos e tabelas.
A DINÂMICA DEMOGRÁFICA E O DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO
Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre
a dinâmica populacional e econômica do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a
organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título
da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados
na aula.
TELE AULA
Link para acompanhar a tele aula do
telecurso 25:
https://www.youtube.com/watch?v=xqpv21_v3X0&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=24
Link para acompanhar a tele aula do CEEJA:
https://www.youtube.com/watch?v=6UZVzYD28Sg&list=PLZV7kjuOMTThShWqR8XgRYzeGWhbRKMPw
Atividade:
1 De acordo com a tele aula a cidade de
São Paulo apresenta uma identidade de cidade mundial atribuída a sua posição na
Divisão Internacional do Trabalho. Destaque essas características.
2 No dialogo com Vicente, Gil destaca a
existência de uma outra característica da modernização de São Paulo. Descreva
este tipo peculiar de modernização e seus fatores.
3 De acordo com a tele aula qual é o
principal fator de integração das regiões brasileiras?
4 De acordo com a tele aula existe uma
região brasileira que ainda apresenta um considerável vazio demográfico.
Indique essa região e a localização do seu principal polo de produção.
5 De acordo com o segundo vídeo do CEEJA,
recentemente a população brasileira está ocupada em dois tipos de trabalho.
Apresente esses dois tipos de trabalho e suas características.
6 De acordo com a tele aula do CEEJA, o
mercado também gera precarização no tipo formal de trabalho. Explique este
processo.
Comentários
Postar um comentário