3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 21/09/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 21/09,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
3 ano A, B, C do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Conteúdos:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) africano; população e urbanização;
economia africana; novas relações entre África e China.
Competências e habilidades:
analisar gráficos e tabelas acerca do IDH, a fim de caracterizar as condições
atuais e históricas da sociedade africana; ler e interpretar mapas sobre a
distribuição da população e urbanização do continente africano; analisar
gráficos e tabelas acerca da atual situação econômica da África; diagnosticar
as atuais condições socioeconômicas da África, relacionando-as com a questão de
saúde no continente.
ÁFRICA NA GLOBALIZAÇÃO
Agora vamos assistir um documentário que
registra a dinâmica da participação da África no mercado global. Para
acompanhar o doc sugiro a organização das anotações no caderno de geografia,
escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem as
principais informações.
Link para acompanhar o documentário,
Pesadelo de Darwin:
https://www.youtube.com/watch?v=ujDfADqIVJQ&t=536s
ATIVIDADE
1 Quais são os países que participam do
mercado global da pesca retratada no documentário? Destaque seus setores econômicos!
2 Por que a pesca no lago Vitória não
garante o desenvolvimento da região?
3 O mercado global da pesca no lago
Vitória pode ser considerado uma continuação das relações do neocolonialismo
imperialista? Justifique!
Comentários
Postar um comentário