3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 28/09/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 28/09,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
6 anos A, B e C do ensino fundamental.
TRABALHANDO HABILIDADES
(EF06GE30*) Analisar os desastres
socioambientais ocasionados pela construção de usinas hidrelétricas, barragens,
desmatamento entre outros e discutir as consequências sociais, culturais,
econômicas, políticas e ambientais em diferentes lugares.
(EF06GE31*) Identificar práticas de uso
racional da energia elétrica, discutir as suas vantagens e desvantagens e
propor ações de mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos de consumo, em
diferentes lugares.
A DINÂMICA DA HIDROSFERA
Agora vamos acompanhar um documentário
sobre os aspectos naturais do planeta Terra, a construção da segunda maior
usina hidrelétrica do mundo. Para acompanhar a aula sugiro a organização das
anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no
cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados na aula.
Link para o documentário, Itaipu a Pedra que Canta:
Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=paNkP-zhojc&t=593s
Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=bXfz-mzWrG0
Atividade:
1 Quais são os países que estavam
envolvidos na construção da usina?
2 Houve algum tipo de degradação, ou seja,
alteração do meio ambiente? Explique!
3 Por que algumas espécies de plantas e
animais foram levadas para outras áreas?
4 Em qual rio foi construída a Usina de
ITAIPU?
5 Onde está localizado este rio?
6 Com a construção da usina o homem
alterou a paisagem natural. É possível identificar algum elemento geográfico
desta modificação?
7 Você sabe dizer qual é a necessidade da
construção de uma usina hidrelétrica?
8 Observando o mapa do rio no trecho onde
foi construída a usina, é possível identificar alguma modificação das águas com
relação ao seu volume?
9 No local onde foi construída a usina de ITAIPU
houve a formação artificial de um ____________ resultante do represamento do
rio_______________.
10 Por que a força gerada pela usina de
ITAIPU é distribuída igualmente entre Brasil e Paraguai?
Comentários
Postar um comentário