Profª Verônica
Matéria: Tecnologia
Turma: 3A
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
VÍDEO DA AULA NO CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=vQQt1uFnlVg
Caderno do aluno, volume 3
Habilidades: EM13TEC05 Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participantes de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética as TDIC.
Objetivos da aula: Refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente; Compreender a obsolescência programada e de que forma as estratégias das mídias contribuem para o aumento desse consumismo, que em alguns casos pode ser desnecessário.
Olá pessoal! Vamos pensar um pouco sobre consumo e o meio ambiente.
Para começar, assista à aula do Centro de mídias e faça anotações sobre o vídeo apresentado nela.
Depois disso, responda às perguntas abaixo:
· Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?
· Você ou alguém da sua casa comprou algum item, principalmente eletrônicos ou eletrodomésticos (telefones, impressoras, maquinas de lavar, etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?
· Foi fácil fazer o conserto?
· Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um equipamento novo ao invés de consertar?
· Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?
Após ver o vídeo, fazer anotações e responder as perguntas, você refletiu sobre o tema. Agora diga:
· Você já pensou sobre isso antes? Quando comprava um produto tecnológico, pensava em sua durabilidade e, ainda mais, na questão ambiental?
· Isso já te impediu de comprar algo ou já te fez comprar outro produto?
· O que é a obsolescência programada?
· O que é lixo eletrônico?
· Quais dicas sobre lixo eletrônico podemos seguir (vídeo)?
· Qual você acha ser a tendência do trato de lixo eletrônico no mundo?
· Como você acha que o mercado terá que se adequar em algum momento do futuro?
· Que hábitos nós, consumidores, temos que construir na sociedade para diminuir este problema?
· O que mais há para se dizer sobre o tema, colocando suas anotações e reflexões? Resuma o que foi visto no vídeo.
· Você acha que após esta aula vai mudar algum hábito ou pensamento? Aprendeu algo novo?
Copie e responda tudo no caderno. Envie para mim!! Até mais!!
Matéria: Tecnologia
Turma: 3A
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
VÍDEO DA AULA NO CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=vQQt1uFnlVg
Caderno do aluno, volume 3
Habilidades: EM13TEC05 Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participantes de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética as TDIC.
Objetivos da aula: Refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente; Compreender a obsolescência programada e de que forma as estratégias das mídias contribuem para o aumento desse consumismo, que em alguns casos pode ser desnecessário.
E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR?
Olá pessoal! Vamos pensar um pouco sobre consumo e o meio ambiente.
Para começar, assista à aula do Centro de mídias e faça anotações sobre o vídeo apresentado nela.
Depois disso, responda às perguntas abaixo:
· Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?
· Você ou alguém da sua casa comprou algum item, principalmente eletrônicos ou eletrodomésticos (telefones, impressoras, maquinas de lavar, etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?
· Foi fácil fazer o conserto?
· Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um equipamento novo ao invés de consertar?
· Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?
Após ver o vídeo, fazer anotações e responder as perguntas, você refletiu sobre o tema. Agora diga:
· Você já pensou sobre isso antes? Quando comprava um produto tecnológico, pensava em sua durabilidade e, ainda mais, na questão ambiental?
· Isso já te impediu de comprar algo ou já te fez comprar outro produto?
· O que é a obsolescência programada?
· O que é lixo eletrônico?
· Quais dicas sobre lixo eletrônico podemos seguir (vídeo)?
· Qual você acha ser a tendência do trato de lixo eletrônico no mundo?
· Como você acha que o mercado terá que se adequar em algum momento do futuro?
· Que hábitos nós, consumidores, temos que construir na sociedade para diminuir este problema?
· O que mais há para se dizer sobre o tema, colocando suas anotações e reflexões? Resuma o que foi visto no vídeo.
· Você acha que após esta aula vai mudar algum hábito ou pensamento? Aprendeu algo novo?
Copie e responda tudo no caderno. Envie para mim!! Até mais!!
Comentários
Postar um comentário