Professor, Carlos Gaia, Sociologia, 2C, 2D

Prof. Carlos Gaia
Sociologia
Data:01/09/2020
2c, 2d
_______________________

3° Texto - O trabalho


A origem da palavra trabalho sugere uma idéia de sujeição (estado do que está sujeito, dependência,  submissão), de tortura. A etmologia do termo francês travail nos remete ao latim"tri-palium", que designava um instrumento de três estacas destinados a manter presos os bois ou os cavalos  difíceis de ferrar. O substantivo "travailleor" que daí provém diretamente (e que rapidamente toma a forma "travailleur"), significa, inicialmente; não artesão, operário - mas verdugo (individuo responsável pela pena de morte), atormentador. Diz-se que o carrasco "trabalha" as costas ou os membros do condenado. Diz-se ainda, comumente, que uma mulher que dá à luz faz o "trabalho" de parto. A palavra latina "labor" designa, simultaneamente, o trabalho e o sofrimento, como também o termo francês "peine" (tenho muito pena), un homme de peine, um trabalhador). O trabalho exprime, com efeito, na sua origem, a servidão do homem que só consegue sobreviver na natureza à custa de um esforço doloroso. É preciso comer, agasalhar-se, vestir-se. O trabalho é o "símbolo da alienação" do homem perdido numa natureza indiferente ou hostil, à qual, custe o que custar, é preciso se adaptar para subsistir. Assim, para os gregos, o trabalho significa a nossa ligação ao "mundo da caverna". Isto é,  ao mundo da matéria, ao passo que a contemplação do sábio nos faz esquecer que o homem está sujeito ao mundo material e volta "os olhos da alma" para o esplendor irradiante das idéias puras.

4°  Texto - Capital e Trabalho - um pouco de história.

O capitalismo progredia e, a partir de 1848, as forças de transformação dividiram-se e seguiram caminhos diferentes...
Quem representava até então as forças de transformação?
 O Terceiro Estado, o povo liderado pela burguesia.
O capitalismo progredia e , com ele é claro, a burguesia dona do capital.
Será que os donos do capital teriam os mesmo interesses daqueles que não o possuíam? Capitalistas e proletariados estariam juntos lutando pelos mesmo ideias? Por exemplo, qando o proletarioado estivesse pedindo melhores salários a burguesia estaria sempre de acordo?
Logo o movimento operário ganhou autonomia e o interior antagonismo (burguesia-povo) contra a nobreza feudal absolutista foi substituído pelo antagonismo (burguesia versus operários). As forças de transformação eram agora apresentadas pelas forças revolucionárias proletárias que passaram a levantar a bandeira vermelha do Socialismo e a bandeira do Anarquismo
Mas o que era o Socialismo? Por que os operários se ligaram a essa bandeira?
O socialismo, criticando o capitalismo e o Liberalismo, preconizava nova organização da sociedade. Segundo Duroselle (procurem na internet sobre), " o Socialismo foi o mais original e por momentos a mais vigorosa das ideologias de nossa época. A expressão, empregada em seu sentido moderno nos anos de 1830, significa: reforma da sociedade beneficiando as classes mais numerosas,  os mais pobres, ou seja, o proletariado. O Socialismo é, então, uma ideologia ligada à Revolução Industrial". 
As idéias socialistas surgiram devido aos problemas econômicos e sociais criados pelo capitalismo, a chamada Questão Social, muito bem sintetizada por Antonele France em A Ilha dos Pinguins (1908).
"As coisas necessárias à vida faltavam entre os que as produziam; e superabundavam entre os que não as produziam".
Hauptnann nesses versos comenta a situação operária:

" Nós é que somos chamados a canalha.
Estamos fartos, estamos fatigados, 
Momentos de fome, não aguentamos mais, 
É melhor que desapareça nossa carcaça;
Junto com nossos filhos e filhas,
É nossa mortalha que nós tecemos."
                            (citada por SCHNERB, R., op. cit.,pag. 236.)

Diante das misérias operárias surgiu o Socialismo Utópico propondo uma socieade ideal do futuro, onde houvesse saúde, riqueza e felicidade para todos. No capitalismo, os poucos que não trabalhavam, viviam com o conforto e luxo, graças à propriedade privada dos meios de produção. A solução apresentada pelos utopistas era a propriedade comum dos meios de produção. Esse era o ideal dos socialistas utópicos.
Mas surgiu, então, um alemão que não era um sonhador. Seu nome: Karl MArx. Ele procurou estudar as instituições econômicas capitalistas e compreendeu que o capitalismo se baseia na exploração do trabalho pelos donos dos meios de produção. Por isso propõe a Revolução como única saída: a classe trabalhadora revolucionária implantaria o Socialismo, derrubando, pela força, todas as condições sociais existentes. Essa idéia foi divulgada através do MANIFESTO COMUNISTA redigido por Marx e Engels e publicado em 1848. Seu lema básico: " Trabalhadores de todos os países, uni-vos"
Será que a burguesia estaria de acordo com essas idéias socialistas?
Claro que não!! A burguesia representava agora as forças de conservação da sociedade capitalista. As forças de transformação estavam com os operários..." de todos os países"...

Marx e Engels davam grande importância aos sindicatos, pois através deles o proletariado se organiza como classe e estabelece sua luta diária contra o capital: luta por salários mais altos, menores jornadas de trabalho, melhores condições, exercitando-se para a luta  maior e mais importante - a completa  emancipação da classe trabalhadora.
Essa emancipação se daria pela abolição da propriedade privada. Não é, segundo Marx e Engel, da propriedade privada dos meios de produção que surgem todos os males do capitalismo?
Pois bem, por isso o ponto fundamental do programa comunista era abolição da propriedade privada burguesa, base da exploração capitalista. E se faria através da Revolução Proletária.
Assim, o Capital e o Trabalho, imprescindíveis à formação do sistema capitalista, estavam agora em choque.
(...) Mas a produtividade não podia diminuir e os donos do capital, "para manter e mesmo aumentar seus lucros (...)", são levados "a estudar atentamente o problema da divisão do trabalho(...)" O primeiro método de organização científica do trabalho é atribuído ao engenheiro Taylor que sugere o estabelecimento da "média de tempo para cada movimento executado pelo operário(...) Assim, taylorismo não tem por objetivo principal a melhoria da condição operária" e sim a "realização do rendimento máximo mediante um automatismo rigoroso que assimila o homem a um elemento da máquina" (SCHNERB, R.,op. cit..págs. 235 e 236)

_____________________________________________________________

Transcrevam esses textos para o caderno de vocês e vão estudando, em breve faremos uma prova.
_____________________________________________________________

ATIVIDADE PARA SER ENVIADA: Pesquisar sobre Ideologia e Alienação em Karl Marx

Data de devolução: 08/09/2020
Enviar para o email: ggaia@prof.educacao.sp.gov.br
______________________________________________________________





Comentários