ATIVIDADE 04 – 3º
BIMESTRE
TRANSFORMAÇÕES NO
MUNDO DO TRABALHO
No
final do século XIX e início do século XX, a indústria fabril estava em
ascensão. No entanto, os proprietários dessas indústrias precisavam
racionalizar sua linha de produção. Para isso, deveriam controlar com mais
afinco o tempo dos operários durante o trabalho, no sentido de otimizar esse
tempo, com o qual o trabalhador produziria mais produtos, no mesmo tempo
trabalhado. Outra questão que necessitou de mudança foi a redução nos custos da
produção, no intuito de aumentar o lucro dos capitalistas.
A
partir de então, os proprietários das indústrias passaram a pesquisar novos
métodos para aplicar nas linhas de produção, almejando alcançar a
racionalização da produção de mercadorias para a obtenção de maiores lucros.
Ainda
no século XIX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915)
estudou cautelosamente os serviços prestados pelos trabalhadores nas fábricas.
A partir desses estudos, Taylor propôs um novo método nas linhas de produção:
em vez de um trabalhador desempenhar várias funções na produção de mercadorias,
ele implantou a divisão do trabalho, em que cada operário desempenharia uma
única e repetitiva tarefa.
Com
a ascensão do método de divisão de trabalho nas fábricas, desenvolvido por
Taylor, que passaria a ser chamado de taylorismo, grandes proprietários de
indústrias passaram a implantar esse método em suas fábricas. A fábrica de
automóveis de Henry Ford (1863-1947) foi uma das primeiras a executar o
taylorismo através das linhas de montagem.
As
linhas de montagem da fábrica Ford de automóveis consistia em uma esteira em
movimento: vários operários se encontravam distribuídos em diversas partes da
esteira. Assim, a produção seria executada com o veículo deslocando-se pela
esteira. Em cada parte da produção teria um trabalhador para exercer uma função
específica, por exemplo: um determinado trabalhador ficaria somente responsável
por montar as rodas do carro. Essas linhas de montagem ficaram conhecidas como
modo de produção fordista, que prevaleceu até a década de 1970, aumentando a produção
durante o mesmo tempo de trabalho dos operários.
De
acordo com Henry Ford, as indústrias economizariam no processo de montagem de
suas mercadorias, para conseguir vendê-los a preços menores. Os operários,
dentro da lógica de montagem fordista, exerceriam trabalhos cada vez mais
mecanizados, não necessitariam de tanta qualificação para desempenhar os
serviços nas fábricas, e, consequentemente, teriam seus salários reduzidos em
relação a sua menor qualificação.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/transformacoes-no-mundo-trabalho.htm
QUESTÕES
1- Com
a ascensão da Indústria têxtil, quais mudanças precisaram ser feitas pelos seus
proprietários?
2- Qual
o método estudado e implantado por Frederick Taylor?
3- A
fábrica de automóveis de Henry Ford (1863 – 1947) implantou o método de Taylor.
Como eram as linhas de montagem da Fábrica Ford?
Devolutiva por e-mail até 18-09-2020
thomasjunior90@gmail.com
1)O futuro é agora. Com certeza vocês já devem ter ouvido falar nessa frase que pontua todo o mercado de moda atual. E é exatamente esse o caminho que deve ser seguido pelo setor têxtil. Mudanças rápidas e urgentes são necessárias para acompanhar a velocidade de informações e os anseios dos novos consumidores, principalmente os millenials que vêm ditando as regras do jogo. Foi exatamente isso que a empresa de consultoria McKinsey &Company abordou no relatório anual The State of Fashion 2019.
ResponderExcluirSegundo o estudo, as marcas precisam ser ágeis, priorizando as plataformas digitais. Além disso, será necessário assumir novas posturas sociais e satisfazer as demandas dos consumidores por transparência e sustentabilidade.
A previsão de crescimento para o setor têxtil vai girar em torno de 3,5% a 4,5%, com melhores expectativas para o mercado de luxo que deve ganhar força na Ásia. Além disso, espera-se que a China ultrapasse os EUA no segmento de moda mundial.
2)Frederick Taylor e o Taylorismo
O termo Taylorismo faz referência ao engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado um dos fundadores da Administração Científica. Com efeito, Taylor foi pioneiro ao desenvolver um modelo de administração no qual a empresa é considerada sob olhar científico.
3)A fábrica de automóveis de Henry Ford (1863-1947) foi uma das primeiras a executar o taylorismo através das linhas de montagem. ... Essas linhas de montagem ficaram conhecidas como modo de produção fordista, que prevaleceu até a década de 1970, aumentando a produção durante o mesmo tempo de trabalho dos operários.
Natan Novaes
31
2F