DIA 13 /10/2020 - FILOSOFIA 1 G
AVISO: RETIRAR OS CADERNOS (APOSTILAS) NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 10:00 ÀS 16:00 HORAS.
COMO O HOMEM SE DISTINGUE DOS ANIMAIS?
Nos distinguimos dos animais de diferentes maneiras: por exemplo, pelo fato de que temos consciência, religião ou qualquer outra característica que se queira mencionar (a linguagem, a racionalidade). No entanto, nos distinguimos dos animais a partir do momento em que passamos a produzir os meios necessários à conservação de nossas vidas: agricultura, abrigo, transporte, energia, comércio etc.
"Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou pelo que se queira. Mas eles mesmos começam a se distinguir dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, passo que é condicionado por sua organização corporal. Ao produzir seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente sua vida material" (A ideologia alemã de Marx e Engels).
Diferentemente dos outros animais, que necessitam se adaptar á natureza para sobreviver, o ser humano é capaz de transformá-la e adaptá-la às suas necessidades (de alimentação, de proteção contra predadores e intempéries da natureza, de reprodução da espécie), produzindo, assim ele próprio, as condições necessárias à sua existência. Para tanto, o homem é capaz de produzir dispositivos, ferramentas e técnicas que ele vai aperfeiçoando ao longo do tempo e que facilitam e tornam mais produtivo o seu trabalho de transformação da natureza e de satisfação de suas necessidades.
OBS: LIÇÃO DO QUARTO BIMESTRE. Para quem não entregou a questão: Como ser amigo da natureza? enviar no e-mail: valdirschiochet@prof. educacao.sp.gov.br
Com afeto.
Comentários
Postar um comentário