Professor: Jean
E-mail: jeansantos@professor.educacao.sp.gov.br
Série: 3° B C
15/10 - 3ª série EM - Língua Portuguesa - Ver ou não ver... O cinema é bom?
Tema:
- Sensibilização à prática de leitura.
- Leitura da resenha: "A questão da representatividade e o sucesso de Pantera Negra" (fragmentado).
- Leitura da resenha: "Parasita: Filme coreano de grande sucesso de público e de crítica".
AULA 2
VER OU NÃO VER...
Objetivos da Aula:
- Produzir um comentário oral após a leitura e análise de uma resenha sobre um filme;
- Desenvolver, com os estudantes, uma atitude de respeito nos diálogos, mesmo com ideias divergentes, bem como a participação ética e crítica.
01) Faça a leitura da resenha a seguir.
A questão da representatividade e o sucesso de “Pantera Negra”3 (Fragmento)
Especialistas comentam a representação de negros ao longo dos anos e o marco que o filme da Marvel representa O sucesso do filme Pantera Negra é indiscutível e, além das críticas positivas, o longa conquistou a marca de 5ª maior bilheteria de estreia da história dos EUA, representando um marco no gênero de filmes de super-heróis. Entretanto, o mérito do filme não se resume apenas aos seus números de bilheteria: Pantera Negra representa um grande avanço na questão da representatividade negra nas telas de cinema. Para não dizer que o filme da Marvel é absolutamente perfeito, as piadas ali presentes não apresentam excelentes qualidades e são poucas.
(...)
“Quando a gente chega em 2018 com a Marvel fazendo o primeiro filme de um super-herói negro, é fundamental e muito importante quando pensamos em representatividade”.
A cineasta Lilian Santiago, formada em história e mestre em Integração da América Latina pela USP, também ressalta a importância histórica do filme e aponta seus reflexos na juventude: “Eu só fico imaginando o jovem adolescente negro, que pensa em fazer cinema ou gosta de audiovisual, que nunca se vê retratado em nada e de repente tem acesso a uma superprodução dessas, com uma representação muito bem feita”, comenta. Para ela, a questão da representatividade não está só nas telas, mas também nos bastidores, em virtude da dificuldade de inserção no mercado audiovisual: “É um mundo que a gente não tem acesso”, afirma a cineasta.
___________
LUCENA, V. A questão da representatividade e o sucesso de “Pantera Negra. Jornal da USP, 2018. Disponível em:
02) Analisando a forma que o texto foi escrito, você consegue perceber os pontos positivos e negativos apresentados pelo autor do texto acerca desse produto cultural: o cinema? Vamos listar esses pontos, preenchendo as fichas que temos, escrevendo, em cada uma delas, um ponto levantado e colando-as no mural.
AULA 3 e 4
CINEMA É BOM!
Objetivos da Aula:
- Realizar uma pequena pesquisa para definir se, de acordo com o perfil dos estudantes, o cinema é direito de todos;
- Produzir cartazes com o resultado da pesquisa;
- Trabalhar as etapas para se construir uma resenha.
01) Vamos ler a resenha:
Esse longa aborda como temática a desigualdade de classes entre duas famílias e, de forma concomitante, o humor e o suspense. Estreou no Brasil em 7 de novembro, o filme é reconhecido como uma das melhores produções do ano, sendo recorde em bilheteria. Nele, a temática tratada é a desigualdade de classes entre duas famílias: os Park, opulentos, residentes de uma mansão luxuosa e os Kim, que são desfavorecidos e vivem em um mísero porão. Estes últimos, entram no cotidiano da família de milionários, ocupando funções distintas.
O longa foi muito elogiado e chegou a vencer o Oscar de melhor
filme. Ele foi o primeiro filme coreano da história a conquistar a Palma de
Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França. Na verdade, o verdadeiro
desagrado em Parasita é que não fala apenas de como a situação atual está ruim,
mas do quanto ela ainda pode piorar.
Fonte: Equipe
Pedagógica
02) Agora é a sua vez de produzir uma resenha. Embora cada autor tenha um estilo específico, é importante conhecer alguns elementos que compõem a estrutura das resenhas. Seja qual for sua preferência, lembre-se sempre de organizar as informações numa ordem lógica e clara. E não se esqueça de fazer uso da norma padrão.
- Primeiramente, você deverá identificar e apresentar a obra analisada;
- Organize uma introdução com um panorama inicial do filme;
- Depois que você apresentar os dados técnicos, deverá construir o primeiro parágrafo como forma de introdução;
- Em seguida, descreva a estrutura da produção, apresente o conteúdo, podendo estabelecer
- comparações com outros filmes;
- Por fim, faça uma análise da obra, apresentando pontos de vista, percepções positivas e negativas. É importante que a sua crítica esteja amparada em dados, fatos e informações.
Comentários
Postar um comentário