Língua Portuguesa - 3° B C - Prof. Jean

 Professor: Jean

 E-mail: jeansantos@professor.educacao.sp.gov.br

 Série: 3° B C


Disciplina: Língua Portuguesa

Alunos! Boa noite.

Iniciamos o 4° Bimestre.

Prazo de entrega da atividade: 26/10/2020

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Medio-LP-vol3/ES_EM_LP_3serie_AprenderSempreRecApr.pdf



15/10 - 3ª série EM - Língua Portuguesa - Ver ou não ver... O cinema é bom?

         

Tema:

  • Sensibilização à prática de leitura.
  • Leitura da resenha: "A questão da representatividade e o sucesso de Pantera Negra" (fragmentado).
  • Leitura da resenha: "Parasita: Filme coreano de grande sucesso de público e de crítica".


AULA 2

VER OU NÃO VER...

Objetivos da Aula:

  • Produzir um comentário oral após a leitura e análise de uma resenha sobre um filme;
  • Desenvolver, com os estudantes, uma atitude de respeito nos diálogos, mesmo com ideias divergentes, bem como a participação ética e crítica.


01) Faça a leitura da resenha a seguir.

A questão da representatividade e o sucesso de “Pantera Negra”3 (Fragmento)

Especialistas comentam a representação de negros ao longo dos anos e o marco que o filme da Marvel representa O sucesso do filme Pantera Negra é indiscutível e, além das críticas positivas, o longa conquistou a marca de 5ª maior bilheteria de estreia da história dos EUA, representando um marco no gênero de filmes de super-heróis. Entretanto, o mérito do filme não se resume apenas aos seus números de bilheteria: Pantera Negra representa um grande avanço na questão da representatividade negra nas telas de cinema. Para não dizer que o filme da Marvel é absolutamente perfeito, as piadas ali presentes não apresentam excelentes qualidades e são poucas.

(...)

“Quando a gente chega em 2018 com a Marvel fazendo o primeiro filme de um super-herói negro, é fundamental e muito importante quando pensamos em representatividade”.

A cineasta Lilian Santiago, formada em história e mestre em Integração da América Latina pela USP, também ressalta a importância histórica do filme e aponta seus reflexos na juventude: “Eu só fico imaginando o jovem adolescente negro, que pensa em fazer cinema ou gosta de audiovisual, que nunca se vê retratado em nada e de repente tem acesso a uma superprodução dessas, com uma representação muito bem feita”, comenta. Para ela, a questão da representatividade não está só nas telas, mas também nos bastidores, em virtude da dificuldade de inserção no mercado audiovisual: “É um mundo que a gente não tem acesso”, afirma a cineasta.

___________

LUCENA, V. A questão da representatividade e o sucesso de “Pantera Negra. Jornal da USP, 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2020.


02) Analisando a forma que o texto foi escrito, você consegue perceber os pontos positivos e negativos apresentados pelo autor do texto acerca desse produto cultural: o cinema? Vamos listar esses pontos, preenchendo as fichas que temos, escrevendo, em cada uma delas, um ponto levantado e colando-as no mural.


AULA 3 e 4

CINEMA É BOM!

Objetivos da Aula:

    • Realizar uma pequena pesquisa para definir se, de acordo com o perfil dos estudantes, o cinema é direito de todos;
    • Produzir cartazes com o resultado da pesquisa;
    • Trabalhar as etapas para se construir uma resenha.

    01) Vamos ler a resenha:

    Parasita: filme coreano de grande sucesso de público e de crítica

      Esse longa aborda como temática a desigualdade de classes entre duas famílias e, de forma concomitante, o humor e o suspense. Estreou no Brasil em 7 de novembro, o filme é reconhecido como uma das melhores produções do ano, sendo recorde em bilheteria. Nele, a temática tratada é a desigualdade de classes entre duas famílias: os Park, opulentos, residentes de uma mansão luxuosa e os Kim, que são desfavorecidos e vivem em um mísero porão. Estes últimos, entram no cotidiano da família de milionários, ocupando funções distintas.

      O longa foi muito elogiado e chegou a vencer o Oscar de melhor filme. Ele foi o primeiro filme coreano da história a conquistar a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França. Na verdade, o verdadeiro desagrado em Parasita é que não fala apenas de como a situação atual está ruim, mas do quanto ela ainda pode piorar.

      Fonte: Equipe Pedagógica

      02) Agora é a sua vez de produzir uma resenha. Embora cada autor tenha um estilo específico, é importante conhecer alguns elementos que compõem a estrutura das resenhas. Seja qual for sua preferência, lembre-se sempre de organizar as informações numa ordem lógica e clara. E não se esqueça de fazer uso da norma padrão. 

      • Primeiramente, você deverá identificar e apresentar a obra analisada;
      • Organize uma introdução com um panorama inicial do filme;
      • Depois que você apresentar os dados técnicos, deverá construir o primeiro parágrafo como forma de introdução;
      • Em seguida, descreva a estrutura da produção, apresente o conteúdo, podendo estabelecer
      • comparações com outros filmes;
      • Por fim, faça uma análise da obra, apresentando pontos de vista, percepções positivas e negativas. É importante que a sua crítica esteja amparada em dados, fatos e informações.

      Boa semana.
      Prof. Jean

      Comentários