Língua Portuguesa - 9° A - Prof. Jean

Professor: Jean

E-mail: jeansantos@professor.educacao.sp.gov.br

          Série: 9° A


Disciplina: Língua Portuguesa

Alunos! Boa noite.

Iniciamos o 4° Bimestre.

Prazo de entrega da atividade: 26/10/2020

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Pra viver
Sol e céu, luz e ar!
Toquinho


19/10 - 9º ano EF - Língua Portuguesa - Argumentando em voz alta!

         

          Tema: Estratégias de argumentação e debates.

          Habilidade:

          (EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos em diferentes gêneros argumentativos.



Vamos ler o texto abaixo. Você deve prestar bastante atenção para que consiga responder às questões.


 TEXTO 1: O clima em Mutação.



O Clima em mutação
O que dizem os cientistas sobre as chuvas na Europa e o fogo que destruiu florestas no Brasil e em Portugal.         

           Furacões cada vez mais constantes. Chuvas torrenciais como as que provocaram deslizamento de terra e enchentes na Suíça, Alemanha e Áustria. E que soaram o alarme na Romênia, onde milhares ficaram desabri­gados e mais de três dezenas morreram arrastadas pelas enxurradas. A lista de catástrofes climáticas da semana passada inclui ainda o verão mais quente dos últimos 15 anos na Península Ibérica. Só em Portugal, foram mobilizados quatro mil bombeiros, quase mil veículos e 40 aeronaves para conter a fúria das chamas que destruíram uma área verde do tamanho de 30 mil campos de futebol.

No Brasil, a má notícia ficou por conta das chamas que engoliram metade de um parque nacional na ilha Bandei­rante, no Paraná. São todos sinais da tão anunciada mudança climática, certo?

A resposta é sim e não. Quando se trata de prever o clima, não há certezas absolutas. "É impossível garantir de pés juntos que o aumento na incidência desses even­tos extremos não seja consequência da mudança climática", diz o pesquisador - Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP). "Mas também é impossível garantir que seja", completa.
        Estudar o clima é uma atividade com­plexa por vários motivos. Primeiro porque as análises meteorológicas levam muitas coisas em consideração, como a quantidade de poluentes emitidos pelas chaminés e a capacidade de as florestas em absorver esses gases causadores do efeito estufa, que criam uma capa protetora e impedem o calor do Sol de voltar ao espaço. Também não existe um único sistema de previsão climática, o que inviabiliza análises comparativas.
         Por último, é impossível colocar em prática experimentos de longo prazo. A verdade é que não há conhecimento suficiente para garantir as flutuações do clima no médio e longo prazo. Diante da tamanha ignorância, os cientistas alertam, é importante cuidado com o que lançamos na atmosfera. "Não pode­mos tratar como uma gigantesca lata de lixo porque isso cedo ou tarde pode trazer sérias consequências", avisa Artaxo. Ele compara o clima da Terra a um doente:

"Enquanto não se sabe qual é a doença, o melhor remédio é não abusar"
      [  ... ]

DARLENE MENCONI. ISTO É. 21 set 2005.

 Vocabulário:

Torrenciais – abundantes/excessivas
Incidência – ocorrência
Inviabiliza – impede/impossibilita
Flutuações – mudanças

Interpretação de texto:

1. Este texto é trecho de uma reportagem publicada numa revista.

a) Qual o título?
     
b) Quem escreveu?
     
c) Em qual revista foi publicado?


2. Qual é o assunto abordado no texto? Assinale a alternativa correta:

(   ) poluição ambiental                                                  (   ) ecologia

(   ) chuvas e queimadas na América do Norte          (   ) mudanças climáticas Brasil e exterior

3. O que os cientistas já concluíram a esse respeito? Assinale a alternativa correta:

(   ) a culpa é só do ser humano

(   ) o ser humano não tem culpa do que acontece

(   ) que ainda não há conhecimento suficiente para explicar as causas dessas mudanças climáticas.

(   ) é um problema da própria natureza

4. As informações da reportagem foram obtidas junto a um especialista. Qual o nome dele?
     
5. Por que os cientistas nos aconselham a tratar a natureza com maior respeito?

6. Na sua opinião, como o homem tem tratado a natureza? O que tem contribuído para que ocorram tantas mudanças climáticas?
     
7. Cite um problema ambiental recente que foi amplamente divulgado pela mídia (qual, em que local e as consequências).

Boa semana.

Comentários