3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 12/10/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
12/10, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
3 ano A, B, C do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Conteúdos: retomada e aprofundamento dos
principais fluxos da globalização (materiais e imateriais), cujo meio
geográfico é o técnico-científico-informacional; comércio internacional de
mercadorias como um dos principais fluxos materiais, com ênfase para algumas
causas de seu incremento na atualidade.
Competências e habilidades: extrair
informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais,
indicando áreas de concentração e distribuição dos mesmos.
FLUXOS IMATERIAIS
Agora vamos acompanhar a tele aula que
registra a dinâmica dos fluxos imateriais na globalização. Para acompanhar a
tele aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam
a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem as principais
informações.
Link para acompanhar a tele aula 10:
https://www.youtube.com/watch?v=XrhORpizSJE&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=10
Atividade
1 No início da tele aula há uma provocação
sobre o contraste da evolução das tecnologias que representam os fluxos
materiais. Explique este contraste tecnológico.
2 De acordo com a tele aula como a
informação é produzida, divulgada e controlada na internet?
3 Por que o monopólio de informações
prejudica a cidadania?
4 Quais são as infraestruturas que
sustentam a base técnica de difusão da informação?
5 Como a internet pode garantir a
democratização da informação? Quais fatores dificultam essa democratização?
Comentários
Postar um comentário