Prof. Me. Horácio - 3 ano A, B, C - Geografia

 


3º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.

Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega da atividade: 12/10/2020

 

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.

OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

 

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 12/10, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

 

Até mais e bons estudos.

 

3 ano A, B, C do ensino médio.

 

TRABALHANDO HABILIDADES

Conteúdos: retomada e aprofundamento dos principais fluxos da globalização (materiais e imateriais), cujo meio geográfico é o técnico-científico-informacional; comércio internacional de mercadorias como um dos principais fluxos materiais, com ênfase para algumas causas de seu incremento na atualidade.

Competências e habilidades: extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais, indicando áreas de concentração e distribuição dos mesmos.

 

FLUXOS IMATERIAIS

 

Agora vamos acompanhar a tele aula que registra a dinâmica dos fluxos imateriais na globalização. Para acompanhar a tele aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem as principais informações.

 

Link para acompanhar a tele aula 10:

https://www.youtube.com/watch?v=XrhORpizSJE&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=10

 

Atividade

 

1 No início da tele aula há uma provocação sobre o contraste da evolução das tecnologias que representam os fluxos materiais. Explique este contraste tecnológico.

2 De acordo com a tele aula como a informação é produzida, divulgada e controlada na internet?

3 Por que o monopólio de informações prejudica a cidadania?

4 Quais são as infraestruturas que sustentam a base técnica de difusão da informação?

5 Como a internet pode garantir a democratização da informação? Quais fatores dificultam essa democratização?


Comentários