4º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 26/10/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
26/10, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
3°ano A, B, C do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Conteúdos: retomada e aprofundamento dos
principais fluxos da globalização (materiais e imateriais), cujo meio
geográfico é o meio técnico-científico-informacional; comércio internacional de
mercadorias como um dos principais fluxos materiais, com ênfase para algumas
causas de seu incremento na atualidade.
Competências e habilidades: extrair
informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais,
indicando áreas de concentração e distribuição dos mesmos.
Conteúdos: diferentes formas de
manifestação dos fluxos imateriais, representados principalmente pelos fluxos
de informação e pelos fluxos financeiros, e sua repercussão na escala local e
global.
Competências e habilidades: ler, associar
ideias e linguagens de artigos ensaísticos de diferentes autores e áreas do
conhecimento (como Filosofia e Sociologia) com os conteúdos geográficos
estudados; aplicar a noção de fluxos imateriais da globalização ao comércio
mundial de bens culturais, identificando as assimetrias de poder e suas
implicações políticas e culturais com base nos casos da indústria
cinematográfica e das redes televisivas mundiais; transpor dados estatísticos
sobre a realidade mundial da produção e da audiência de filmes para a realidade
próxima e existencial, como meio de reavaliar as fontes, a qualidade, a
diversidade e os hábitos de consumo de informações que influem na formação cultural;
analisar os interesses na produção e na difusão de notícias sobre fatos e
acontecimentos das conjunturas internacionais por diferentes redes televisivas;
visualizar graficamente a noção de rede global, correlacionando-a às inovações
resultantes do atual meio técnico-científico-informacional e aos fluxos
financeiros; ler e interpretar textos sobre a chamada “migração de cérebros”,
identificando as áreas de atração e os interesses dos países receptores.
FLUXOS IMATERIAIS E MEIO TÉCNICO
Agora vamos acompanhar a tele aula que
registra a dinâmica dos fluxos imateriais na globalização. Para acompanhar a
tele aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam
a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem as principais
informações.
Link para acompanhar a tele aula 31:
https://www.youtube.com/watch?v=iCmjwY1PuCs&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=30
Atividade
1 No início da tele aula o repórter vai ao
supermercado para comprovar na realidade a existência do meio
técnico-científico-informacional. Qual é o elemento deste meio técnico que o
repórter utiliza para explicar essa nova realidade? Sintetize os processos envolvidos
nesta nova forma de produção e consumo.
2 Os lugares mundiais estão intensamente
conectados configurando o meio técnico-científico-informacional. Deste modo,
podemos classificar a nossa cidade como um lugar mundial? Dê exemplos do nosso
cotidiano que possa responder essa questão.
3 De acordo com a definição de meio
técnico-científico-informacional apresentado na tele aula, podemos identificar
um elemento preponderante neste avanço, a informação. Dê exemplos do avanço da
informação na atualidade, ou seja, de novas tecnologias que aprimoram e
aumentam a velocidade da informação e as consequências para a economia.
Comentários
Postar um comentário