Nome da professora: Lucielma
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2ªF
Assunto: Simulando o Enem
Data:05/10/2020
Olá estudantes!
Desejo que estejam bem!
Vamos trabalhar com algumas questões do Enem, apenas um treinamento para vocês terem contato com esse modelo de avaliação. Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mails.
Leiam e analisem as questões!
Bom estudo!
Se cuidem!
Devolutiva da atividade enviada até o dia 13/10/2020
Enviar atividade no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
Questões do Enem
Questão 1
De vez em quando, nas
redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos
modificadas, boatos de todo tipo. O problema é quando a matéria é falsa. E,
pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos humorísticos
ou literários (sim, considero o “jornalismo ficcional” uma interessante forma
de literatura), mas para prejudicar a imagem de algum partido ou de algum
político, não importa de que posição ou tendência. Inventa-se uma
arbitrariedade ou falcatrua, joga-se nas redes sociais e aguarda-se o
resultado. Nesse caso, a multiplicação da notícia falsa (que está sempre
sujeita a ser denunciada juridicamente como injúria, calúnia ou difamação) se
dá em várias direções.
Antes de
curtir, comentar ou compartilhar, procuro checar as fontes, ir aos links
originais.
TAVARES, B.
Disponível em: www.cartafundamental.com.br. Acesso em: 20 jan. 2015 (adaptado).
O texto
expõe a preocupação de uma leitora de notícias on-line de que o
compartilhamento de conteúdos falsos pode ter como consequência a
A)
displicência natural das pessoas que navegam pela internet.
B)
desconstrução das relações entre jornalismo e literatura.
C)
impossibilidade de identificação da origem dos textos.
D)
disseminação de ações criminosas na internet.
E) obtenção
de maior popularidade nas redes.
Questão
2
É através da linguagem que uma sociedade se comunica e retrata o conhecimento e entendimento de si própria e do mundo que a cerca. É na linguagem que se refletem a identificação e a diferenciação de cada comunidade e também a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, estratos sociais, faixas etárias, gêneros, graus de escolaridade. A fala tem, assim, um caráter emblemático, que indica se o falante é brasileiro ou português, francês ou italiano, alemão ou holandês, americano ou inglês, e, mais ainda, sendo brasileiro, se é nordestino, sulista ou carioca. A linguagem também oferece pistas que permitem dizer se o locutor é homem ou mulher, se é jovem ou idoso, se tem curso primário, universitário ou se é iletrado. E, por ser um parâmetro que permite classificar o indivíduo de acordo com sua nacionalidade e naturalidade, sua condição econômica ou social e seu grau de instrução, é frequentemente usado para discriminar e estigmatizar o falante.
LEITE,
Y.; CALLOU, D. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Nesse
texto acadêmico, as autoras fazem uso da linguagem formal para
A) estabelecer proximidade com o leitor.
B)
atingir pessoas de vários níveis sociais.
C)
atender às características do público leitor.
D) caracterizar os diferentes falares
brasileiros.
E) atrair leitores de outras áreas do conhecimento.
Questão
3
10
anos de “hashtag”: a ferramenta que mobiliza a internet
A “hashtag”, ícone das redes sociais,
celebrou em 2017 seus primeiros 10 anos de uso no acompanhamento dos grandes
eventos mundiais com um efeito de mobilização e expressão de emoção e humor.
A palavra-chave precedida pelo símbolo do jogo da velha foi popularizada pelo Twitter antes de ser incorporada por outras redes sociais. A invenção foi de Chris Messina, designer americano especialista em redes sociais. Em 23 de agosto de 2007, o usuário intensivo do Twitter propôs em um tuíte usar o jogo da velha para reagrupar mensagens sobre um mesmo assunto.
Ele
lançou, então, a primeira “hashtag” #barcamp sobre oficinas participativas
dedicadas à inovação na web.
O compartilhamento das palavras-chaves — que
já são citadas 125 milhões de vezes por dia no mundo — já serviu de trampolim
para mobilizações em massa.
Alguns
slogans que tiveram grande efeito mobilizador foram o #BlackLivesMatter (Vidas
negras importam), após a morte de vários cidadãos americanos negros pela
polícia, e #OccupyWallStreet (Ocupem Wall Street), referente ao movimento que
acampou no coração de Manhattan para denunciar os abusos do capitalismo.
AFP.
Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 24 ago. 2017 (adaptado).
Ao
descrever a história e os exemplos de utilização da hashtag, o texto evidencia
que
A)
a incorporação desse recurso expressivo pela sociedade impossibilita a
manutenção de seu uso original.
B) a incorporação desse recurso expressivo
pela sociedade o flexibilizou e o potencializou.
C)
a incorporação pela sociedade caracterizou esse recurso expressivo de forma
definitiva.
D)
esse recurso expressivo se tornou o principal meio de mobilização social pela
internet.
E) esse recurso expressivo precisou de uma década para ganhar notabilidade social.
Questão
4
A nossa emotividade literária só se interessa pelos populares do sertão, unicamente porque são pitorescos e talvez não se possa verificar a verdade de suas criações. No mais é uma continuação do exame de português, uma retórica mais difícil, a se desenvolver por este tema sempre o mesmo: Dona Dulce, moça de Botafogo em Petrópolis, que se casa com o Dr. Frederico. O comendador seu pai não quer porque o tal Dr. Frederico, apesar de doutor, não tem emprego. Dulce vai à superiora do colégio de irmãs. Esta escreve à mulher do ministro, antiga aluna do colégio, que arranja um emprego para o rapaz.
Está
acabada a história. É preciso não esquecer que Frederico é moço pobre, isto é,
o pai tem dinheiro, fazenda ou engenho, mas não pode dar uma mesada grande.
Está aí o grande drama de amor em nossas letras, e o tema de seu ciclo
literário.
BARRETO, L. Vida e morte de MJ Gonzaga de Sá.
Disponível em: www.brasiliana.usp.br. Acesso em: 10 ago. 2017.
Situado
num momento de transição, Lima Barreto produziu uma literatura renovadora em
diversos aspectos.
No
fragmento, esse viés se fundamenta na
A)
releitura da importância do regionalismo.
B)
ironia ao folhetim da tradição romântica.
C)
desconstrução da formalidade parnasiana.
D) quebra da padronização do gênero narrativo.
Questão
5
FIORAVANTI, C. Ora pois, uma língua bem
brasileira. Pesquisa Fapesp, n. 230, abr. 2015 (adaptado).
O
fato relatado evidencia que fenômenos presentes na fala podem aparecer em
textos escritos. Além disso, sugere que
A) os diferentes falares do português provêm
de textos escritos.
B)
o tipo de escrita usado pelo soldado era desprestigiado no século XIX.
C)
os fenômenos de mudança da língua portuguesa são historicamente previsíveis.
D)
as formas variantes do português brasileiro atual já figuravam no português
antigo escrito.
Questão
6
Biografia
de Pasárgada
Quando eu tinha meus 15 anos e traduzia na
classe de grego do D. Pedro II a Ciropédia fiquei encantado com o nome dessa
cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá
passar os verões. A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e vi
Pasárgada e vivi durante alguns anos em Pasárgada.
O texto é um depoimento de Manuel Bandeira a
respeito da criação de um de seus poemas mais conhecidos. De acordo com esse
depoimento, o fazer poético em “Vou-me embora pra Pasárgada!”
A)
acontece de maneira progressiva, natural e pouco intencional.
B)
decorre de uma inspiração fulminante, num momento de extrema emoção.
C) ratifica as informações do senso comum de
que Pasárgada é a representação de um lugar utópico.
D)
resulta das mais fortes lembranças da juventude do poeta e de seu envolvimento
com a literatura grega.
Questão
7
Esbraseia
o Ocidente na agonia
O
sol... Aves em bandos destacados,
Por
céus de ouro e púrpura raiados,
Fogem...
Fecha-se a pálpebra do dia...
Delineiam-se além da serrania
Os
vértices de chamas aureolados,
E em tudo, em torno, esbatem derramados
Uns
tons suaves de melancolia.
Um
mundo de vapores no ar flutua...
Como uma informe nódoa avulta e cresce
A sombra à proporção que a luz recua.
A
natureza apática esmaece...
Pouco
a pouco, entre as árvores, a lua
Surge
trêmula, trêmula... Anoitece.
CORRÊA, R. Disponível em:
www.brasiliana.usp.br. Acesso em: 13 ago. 2017.
Composição de formato fixo, o soneto tornou-se
um modelo particularmente ajustado à poesia parnasiana. No poema de Raimundo
Corrêa, remete(m) a essa estética
A)
as metáforas inspiradas na visão da natureza.
B)
a ausência de emotividade pelo eu lírico.
C)
a retórica ornamental desvinculada da realidade.
D)
o uso da descrição como meio de expressividade.
E)
o vínculo a temas comuns à Antiguidade Clássica.
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