FILOSOFIA 3º ANO A;B;C; VALDIR

  DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2020   -  FILOSOFIA   3ANO A;B;C 

ATIVIDADE PARA OBTER A NOTA DO QUARTO BIMESTRE: 

OPÇÃO A:  ASSISTIR UM VÍDEO NO CANAL CASA DO SABER OU NO 

QUEM SOMOS NÓS (YOUTUBE) E ESCREVER UM RESUMO DE NO MÁXIMO 20  

LINHAS. 

OPÇÃO B: ESCREVER UM TEXTO SOBRE ALIMENTOS ORGÂNICOS (MÁXIMO 20

LINHAS. 

NOME; NÚMERO; SÉRIE   no e-mail valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br

OBS: NA MEDIDA EM QUE RECEBO A ATIVIDADE RETIRO O ALUNO DA PLANILHA DOS ALUNOS SEM ACESSO ( RETIRO DA NUVEM). 


LEITURA DE UM TEXTO DA CLARICE LISPECTOR PARA LEMBRAR O NASCIMENTO DELA  (10 DE DEZEMBRO DE 1920).   

ANÁLISE MEDIÚNICA 

Tenho uma nova conhecida que se chama Maria Augusta mas para efeitos de trabalho mediúnico tem o apelido de Eva. É médium, e nada entendo do assunto. 

Eva esteve em  minha casa trazida por uma amiga. Olhou muito tranquila a desordem de meus papéis, todos espalhados num canto, pois aquele canto da sala era só meu. Conversou comigo e me disse que sou "indisciplinada como um cavalo bravio". Perguntei-lhe como eu deveria lidar com esse cavalo impossível. Respondeu que a primeira providência era pôr-lhe  rédeas o que me desagradou. Disse-lhe que outra providência que não esta me sentia mais fácil de tomar. 

Como Eva tinha muita experiência da vida e da morte, ouvi-a atentamente me dizer que a primeira condição para eu ter paz era aceitar as inúmeras imperfeições que tenho, como todo mundo. 

Eva falou da beleza expressional que não sei repetir. Aconselhou-me a, apesar dessas imperfeições, "tocar para frente". Que me achava muito impressionável. "Você tem que ter a mente fria  e o coração quente. Você tem um dinamismo interno que é um pouco violento e impulsivo." Que eu seria até capaz de fazer coisas ótimas mas eu mesma as arrasaria depois. E, que só existia uma lei: a da causa e do efeito. 

Tudo bem sério, eu curiosa. Ela, pacífica, límpida com seus grandes olhos úmidos. 

Ainda acrescentou que a pessoa gasta muito da própria energia ao tentar ser igual a todo mundo. Amém. Ela gostou do meu "amém". 

Disse que às vezes sou impaciente com as pessoas. Tentei explicar a Eva que fico intolerante com as pessoas que não me entendem. Porque no fundo sou muito fácil de entender. Bem, quer dizer, pelo menos é oque me parece. 

(Clarice Lispector. Aprendendo a viver)

Comentários