DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2020
ATIVIDADE PARA NOTA DO QUARTO BIMESTRE:
- Assistir um vídeo de sua escolha livre no canal:
Casa do Saber ou no Quem somos nós? ambos no YOUTUBE.
- Escrever um texto de no máximo 20 linhas com o nome, série, nº e
título.
- Postar a redação no valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br.
- prazo no mês de novembro.
Obs: para os que não têm acesso ao youtube. Na próxima aula passarei uma outra proposta baseada no caderno de Filosofia. O caderno do quarto bimestre está na escola e deve ser retirado. ok.
Aula: Eutanásia e o nazismo
Durante a ascensão do nazismo na Alemanha e dos eventos de terror que marcaram a Segunda Guerra Mundial, outras normas passaram a vigorar sobre a manutenção da vida. Nessa época, foram estabelecidos novos padrões sobre a vida e a morte e esses padrões foram legitimados por médicos e juristas, ou seja, por profissionais, cujas especialidades referem-se ao campo da vida biológica e da vida moral.
Nessa época a eutanásia era prática legítima para o regime, que apontava os "doentes incuráveis" como vidas que não valiam a pena de ser "vividas". Ela era decidida por médicos, poderia ser realizada por injeção ou sufocamento em câmara de gás.
Em 1947, a partir do que foi presenciado no tribunal de julgamento dos médicos nazistas, foi elaborado o Código de Nuremberg. O Código define que os experimentos devem buscar resultados vantajosos para a sociedade, e que antes dos seres humanos, a experimentação deve ser feita em animais; que os voluntários têm direito à informação sobre o desenvolvimento da pesquisa.
Comentários
Postar um comentário