Língua Portuguesa - 9 ª A (EF) - Prof. Jean

Professor: Jean dos Santos

E-mail: jeansantos@professor.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Língua Portuguesa                                                Série: 9° A


Olá pessoal!

Como vocês estão? Espero que estejam bem!


Data de entrega da atividade: 07/12/2020.

Observações: Vocês podem escrever as respostas no caderno e encaminhar uma foto das mesmas para o e-mail do professor.


São Paulo, 30 de Novembro de 2020.

Habilidade: 

EF69LP48 - Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal..


Aula Centro de Mídias SP:


27/11 - 9º ano EF - Língua Portuguesa - Figuras de Linguagem no gênero poema



Gênero poema

É um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.


Leia o poema narrativo de Alice Ruiz:

PENSO E PASSO

quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO

quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO

e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso.

(Alice Ruiz)

01 - A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe. Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos:

(A) transformar / transformar.
(B) deficiência na fala / silencioso.
(C) calado / silencioso.
(D) calado / transformar.

02 - Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso:

(A) andar.
(B) ultrapassar.
(C) passagem.
(D) espaço.

03 - Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce":

(A) Transformação da realidade.
(B) Surgimento de outro mundo.
(C) Nova geração aparece.
(D) Tudo é passageiro.

04-Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema:

(A) Ele é revoltado.
(B) Ele é revolucionário.
(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.
(D) Ele não tem mais esperanças.

05- Aponte a ideia que os versos "e assim que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos:

(A) causa.
(B) tempo.
(C) consequência.
(D) condição.

      
Boa atividade!
Professor: Jean

Comentários