Língua Portuguesa - 9° A - Prof. Jean

Professor: Jean dos Santos Teixeira Pereira

E-mail: jeansantos@professor.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Língua Portuguesa                                                Série: 9° A


Olá pessoal!

Como vocês estão? Espero que estejam bem!


Data de entrega da atividade: 16/11/2020.

Observações: Vocês podem escrever as respostas no caderno e encaminhar uma foto das mesmas para o e-mail do professor.


São Paulo, 09 de Novembro de 2020.


Habilidades: 

EF67LP27 - Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos;

EF67LP29 - Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.


Aula Centro de Mídias SP:


29/10 - 9º ano EF - Língua Portuguesa - (Em)Cena II: O texto dramático em foco:


03/11 - 9º ano EF - Língua Portuguesa - Conhecendo textos dramáticos:


05/11 - 9º ano EF - Língua Portuguesa - A construção do texto dramático:

06/11 - 9º ano EF - Língua Portuguesa - A construção do texto dramático: Parte II:



Gênero dramático

É aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada:
1. Pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação;
2. Pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho;
3. Pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação;
4. Pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.)

QUESTÃO 1

Pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.


a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.

b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.

c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.

d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.

e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.

QUESTÃO 2

Leia o poema narrativo de Manuel Bandeira:

POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL

João Gostoso era carregador de feira-livre e morava

no morro da Babilônia num barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e

morreu afogado.

De acordo com as suas características, o poema pode ser classificado como um texto:

a) lírico.

b) épico

c) narrativo.

d) dramático.

São características do gênero dramático:

I. Representa sentimentos e emoções a partir da expressão individual e subjetiva. Nos textos dramáticos há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.

II. Nos textos dramáticos o poeta despoja-se do seu “eu” sentimental para atirar-se na direção dos acontecimentos que o rodeiam. O amor é uma temática, mas na narrativa dramática ele é abordado em episódios isolados.

III. Os textos dramáticos são produzidos para serem representados, pois a voz narrativa está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos ou monólogos sem mediação do narrador.

IV. O auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa integram-se ao gênero dramático.

a) III e IV estão corretas.

b) I e III estão corretas.

c) I e II estão corretas.

d) I e IV estão corretas.

e) II, III e IV estão corretas.

      

Boa atividade!
Professor: Jean

Comentários

  1. Alunos!
    Boa tarde.

    Não deixem nada para depois.
    Se precisarem, sigo por aqui.

    Professor: Jean

    ResponderExcluir

Postar um comentário