4º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 07/12/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 07/12,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
1°ano A, B, C, D do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Conteúdos: raciocínio geográfico
(espacial); escalas geográficas dos fenômenos naturais; escalas geográficas dos
fenômenos humanos; integrações das escalas naturais e humanas; a escala global
da mudança climática.
Competências e habilidades: identificar e
distinguir realidades geográficas, humanas e naturais, de escalas distintas,
submetidas a lógicas diferentes; identificar e descrever fenômenos cujas
dinâmicas são controladas por fatores múltiplos e relacionados (complexos);
associar situações climáticas do presente e do passado às condições dos
domínios naturais e dos meios ambientes contemporâneos do planeta; construir e
aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica como meio de
visualizar a geografia da ação humana, que pode estar alterando o clima
terrestre; construir um olhar e apreender a lógica dos fenômenos geográficos em
diversas escalas; compreender a integração complexa das escalas dos fenômenos
naturais com os humanos.
SOCIEDADE E NATUREZA
Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre
as transformações do espaço geográfico. Para acompanha a tele aula sugiro a
organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título
da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados
na aula.
Link para acompanhar a tele aula 18: https://www.youtube.com/watch?v=owDFyXjgqS0&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=17
Atividade
1 Qual é a atividade humana que apresenta maior
dinâmica nas relações entre sociedade e natureza?
2 Quais são os períodos que marcam as grandes mudanças
do modo de produção?
3 Como o modo de produção pode afetar a natureza de
forma negativa?
Comentários
Postar um comentário