4º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 07/12/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 07/12,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
2°ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Competências e habilidades: construir e
aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem visual; relacionar e
interpretar dados e informações representados em tabelas e textos; identificar
e distinguir realidades nas diferentes escalas geográficas e empregar essa
distinção na apreensão dos fenômenos estudados; construir e aplicar conceitos
da Geografia Física, mais especificamente os associados à Geomorfologia, como
meio de construção de uma visão analítica e dinâmica sobre as formas de relevo
do Brasil.
Conteúdos: definições conceituais: relevo,
modelado, Geomorfologia, topografia; erosão e seu papel na constituição do relevo;
classificações do relevo e concepção teórica da classificação; classificações
do relevo brasileiro.
Competências e habilidades: construir e
aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem visual; relacionar e
interpretar dados e informações representados em tabelas e textos; identificar
e distinguir realidades nas diferentes escalas geográficas e empregar essa
distinção na apreensão dos fenômenos estudados; construir e aplicar conceitos
da Geografia Física, mais especificamente os associados à Geomorfologia, como
meio de construção de uma visão analítica e dinâmica sobre as formas de relevo
do Brasil.
O RELEVO BRASILEIRO
Agora vamos acompanhar um documentário
sobre a dinâmica natural e econômica do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a
organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título
da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados
na aula.
TELE AULA
Link para acompanhar o documentário sobre Aziz Ab
Saber:
https://www.youtube.com/watch?v=rYdpMC4KneY&t=3s
Atividade
1 Faça uma pequena pesquisa na internet sobre a
classificação do relevo brasileiro desenvolvido por Aziz Ab saber.
2 No documentário procure identificar e descrever as
classificações da paisagem brasileira elaboradas por Aziz Ab Saber.
3 Pesquise na internet o mapa físico do Brasil
desenvolvido Jurandy Sanches Ross e destaque as principais mudanças em
comparação ao Aziz Ab Saber.
Comentários
Postar um comentário