Prof. Me. Horácio - Geografia 3 ano A, B, C

 


4º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.

Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega da atividade: 07/12/2020

 

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.

OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

 

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 07/12, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

 

Até mais e bons estudos.

 

3°ano A, B, C do ensino médio.

 

 

 

TRABALHANDO HABILIDADES

 

Conteúdos: conceito de cidade global; análise e critérios da classificação da Globalization and World Cities Research Network (GaWC), da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, sobre a origem dessas cidades, e análise crítica da posição de São Paulo como cidade global; conceito de commodities e diferenciação entre o conceito de megacidade e o de cidade global.

Competências e habilidades: ler e interpretar mapa temático sobre as cidades globais, classificando-as por meio de informações sobre suas origens e seu dinamismo no sistema capitalista mundial.

 

CIDADE GLOBAL E URBANIZAÇÃO NO SÉCULO XXI

 

Agora vamos acompanhar um programa da TV Cultura que registra a dinâmica da urbanização na globalização. Para acompanhar a tele aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem as principais informações.

 

Link para acompanhar o programa Matéria de Capa da TV Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=ogbzI1VvxVg&t=80s

 

Atividade

 

1 Qual é a posição geopolítica das dez cidades mais populosas do mundo? Descreva a localização geográfica dessas cidades.

2 Quais são os fatores que tornam uma cidade global atraente?

3 Por que o saneamento básico, o envelhecimento da população e a especulação imobiliária são problemas são problemas que desafiam as cidades globais?

4 As cidades globais geram desperdício de alimentos. Quais são os fatores deste problema e como a sociedade poderia resolvê-lo? Procure refletir sobre o problema e tente apontar alguma solução.

5 No final do programa o famoso economista Thomas Malthus é citado por causa da sua teoria da escassez. Faça uma pequena pesquisa sobre essa teoria malthusiana e procure explicar resumidamente sua validade.

Comentários