4º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 07/12/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 07/12,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
3°ano A, B, C do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
Conteúdos: conceito de cidade global;
análise e critérios da classificação da Globalization and World Cities Research
Network (GaWC), da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, sobre a origem
dessas cidades, e análise crítica da posição de São Paulo como cidade global;
conceito de commodities e diferenciação entre o conceito de megacidade e o de
cidade global.
Competências e habilidades: ler e
interpretar mapa temático sobre as cidades globais, classificando-as por meio
de informações sobre suas origens e seu dinamismo no sistema capitalista
mundial.
CIDADE GLOBAL E URBANIZAÇÃO NO SÉCULO XXI
Agora vamos acompanhar um programa da TV
Cultura que registra a dinâmica da urbanização na globalização. Para acompanhar
a tele aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia,
escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem as
principais informações.
Link para acompanhar o programa Matéria de Capa da TV
Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=ogbzI1VvxVg&t=80s
Atividade
1 Qual é a posição geopolítica das dez cidades mais populosas
do mundo? Descreva a localização geográfica dessas cidades.
2 Quais são os fatores que tornam uma cidade global
atraente?
3 Por que o saneamento básico, o envelhecimento da
população e a especulação imobiliária são problemas são problemas que desafiam
as cidades globais?
4 As cidades globais geram desperdício de alimentos.
Quais são os fatores deste problema e como a sociedade poderia resolvê-lo?
Procure refletir sobre o problema e tente apontar alguma solução.
5 No final do programa o famoso economista Thomas
Malthus é citado por causa da sua teoria da escassez. Faça uma pequena pesquisa
sobre essa teoria malthusiana e procure explicar resumidamente sua validade.
Comentários
Postar um comentário