Profº Verônica - Projeto de vida - 3A - Dress code e o ambiente de trabalho (Caderno do aluno)

 Profª Verônica

Matéria: Projeto de vida

Turma: 3A

Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.

Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.

Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.

Vídeo no Centro de mídias: https://www.youtube.com/watch?v=CP3QieJa4Po&ab_channel=3as%C3%A9rieEM-CMSP

Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa e curiosidade para aprender. 

Habilidades: Amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação acadêmica.

Caderno do aluno, volume 4.



Olá pessoal, vamos falar mais um pouco sobre ambiente de trabalho.

Leia o texto:

Ambiente de trabalho 

Refletir acerca de que apresentar-se adequadamente é importante na atuação profissional, mas não só a adequação de vestimentas faz parte dessa apresentação pessoal, comportamentos também. Em um ambiente hospitalar, por exemplo, dependendo do cargo, há a necessidade de se usar uniformes ou roupas com proteção para os pacientes como jalecos e roupas cirúrgicas. Além disso, é necessário prezar pelo silêncio e dar atenção aos enfermos e seus acompanhantes, que, geralmente, encontram-se em situações de preocupação. Já em escritórios, tanto a vestimenta como as preocupações, dependem de cada ambiente específico. Há aqueles mais formais e tradicionais e outros mais informais e inovadores.

Diga o que você sabe e pensa:

● Por que certas profissões exigem o uso de uniforme?

● E por que, ainda, algumas pedem vestimentas formais, enquanto outras permitem que os profissionais se apresentem com maior liberdade individual?

● Qual é a relação entre apresentação pessoal e conduta no ambiente de trabalho? 


Agora, descreva em palavras ou desenhe os detalhes da profissão que você quer se ver no futuro:
✔o ambiente,
✔o comportamento e
✔a apresentação pessoal que gostariam de se ver no futuro.

- Dress Code: vestir-se, também, é agir profissionalmente

Leia:

A imagem pessoal nas atitudes 
Em ambientes de trabalho, muitas vezes, a forma de se vestir, também, é uma maneira de respeitar o ambiente de trabalho e as exigências da profissão. Dress code, ou “código de vestimenta” é uma orientação que ordena e padroniza a apresentação visual em cada ambiente, de acordo com as necessidades do contexto. Por exemplo, em alguns ambientes, as regras de mercado exigem o uso de equipamentos de segurança e em algumas profissões, o uso de uniforme auxilia na identificação do profissional no ambiente público como para policiais e agentes de segurança. Em empresas, é possível que o dress code varie de acordo com a área de atuação e a personalidade do empreendimento. Em bancos, é comum o uso de vestimentas mais formais e de uma apresentação pessoal mais elaborada. Já em comércios à beira de praia, as vestimentas de um gerente de banco seriam inadequadas e é mais comum encontrar funcionários vestindo roupas leves e descontraídas.


✔Por que até hoje, mesmo em um país tropical, profissões e cargos de maior prestígio se caracterizam por uma vestimenta formal como ternos para os homens e salto alto para as mulheres?
✔Qual seria o objetivo dessas restrições da indumentária e que modificações podemos observar nas práticas de vestimenta conforme o avanço de ambientes de trabalho mais abertos e inovadores?
✔Esses avanços se refletem, também, na maneira como as relações interpessoais se constroem no ambiente profissional?

Responda, ainda:

● Há algumas décadas, como era o uniforme escolar e a apresentação dos professores?
● Como era o tratamento entre estudantes e funcionários da escola e como é hoje?

-Qual foi a evolução de vestimenta e comportamento dentro das escolas ao longo dos anos?
-Como você acha que a vestimenta pode influenciar os outros comportamentos, relações e, até, sua imagem dentro da profissão que você almeja e em outras profissões? O que você acha que deveria mudar? Cite aqui sua opinião.


-Para finalizar, descreva suas opiniões e, também, suas reflexões sobre o tema que ainda não foram expostos nas questões anteriores (opcional).
 

Comentários